importjavax.swing.JOptionPane;publicclassArray2{publicstaticvoidmain(String[]args){Integernotas[]=newInteger[5];intmaior=0;intmenor=Integer.MAX_VALUE;intnotaFinal=0;notas[0]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));notas[1]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));notas[2]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));notas[3]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));notas[4]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));for(inti=0;i<notas.length;i++){if(notas[i]<menor){menor=notas[i];}if(notas[i]>maior){maior=notas[i];}notaFinal=notaFinal+notas[i];}JOptionPane.showMessageDialog(null,"Soma das notas desprezando a maior e a menor nota: "+(notaFinal-menor-maior));JOptionPane.showMessageDialog(null,"Menor nota: "+menor);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Maior nota: "+maior);}}
E tenho uma duvida, se eu quiser usar um loop nesse JOptionPane, para eu não ter que digitar os 6 JOptionPane, como eu poderia usar o loop.
Pois por exemplo, se a pessoa tivesse que digitar 30 numeros, eu teria que fazer 30 JOptionPane, para receber cada numero, isso ficaria estranho.
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassArray2{publicstaticvoidmain(String[]args){Integernotas[]=newInteger[5];intmaior=0;intmenor=Integer.MAX_VALUE;intnotaFinal=0;for(inti=0;i<notas.length;i++){notas[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));if(notas[i]<menor){menor=notas[i];}if(notas[i]>maior){maior=notas[i];}notaFinal=notaFinal+notas[i];}JOptionPane.showMessageDialog(null,"Soma das notas desprezando a maior e a menor nota: "+(notaFinal-menor-maior));JOptionPane.showMessageDialog(null,"Menor nota: "+menor);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Maior nota: "+maior);}}
LucasAdri07
ViniGodoy:
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassArray2{publicstaticvoidmain(String[]args){Integernotas[]=newInteger[5];intmaior=0;intmenor=Integer.MAX_VALUE;intnotaFinal=0;for(inti=0;i<notas.length;i++){notas[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite uma nota"));if(notas[i]<menor){menor=notas[i];}if(notas[i]>maior){maior=notas[i];}notaFinal=notaFinal+notas[i];}JOptionPane.showMessageDialog(null,"Soma das notas desprezando a maior e a menor nota: "+(notaFinal-menor-maior));JOptionPane.showMessageDialog(null,"Menor nota: "+menor);JOptionPane.showMessageDialog(null,"Maior nota: "+maior);}}
Viny, então é só você passar que notas[i] (i significa linha, não é?) vai receber o JOptionPane então?
Valeu
ViniGodoy
Dentro daquele for, i é o índice da nota que está sendo lida. O for varia de 0 até 4.
Eder_Peixoto
Olá Lucas,
i é o índice (posição, sendo zero a primeira) do teu array.
LucasAdri07
Hmm, entendo, só uma duvida que tenho, por exemlo se eu quizesse por por exemplo:
JOptionPane.showInputDialog("Digite a primeira nota");
JOptionPane.showInputDialog("Digite a segunda nota");
E assim por diante até chegar a 5ª nota.
Teria que fazer colocando JOptionPane por JOptionPane, pois o loop não me permite por exemplo só mudar a segunda palavra da mensagem.
Valeu.
jyoshiriro
Amigo, colocar as palavras “primeiro”, “segundo”, etc seria complicado.
Mas “1a.”, “2a.”, etc é fácil.
JOptionPane.showInputDialog("Digite a "+(i+1)+"a. nota");
LucasAdri07
jyoshiriro:
Amigo, colocar as palavras “primeiro”, “segundo”, etc seria complicado.
Mas “1a.”, “2a.”, etc é fácil.
JOptionPane.showInputDialog("Digite a "+(i+1)+"a. nota");
É eu fiz isso Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite a nota n° " +(i+1)));
Só tinha duvida mesmo quanto as palavras, mais ja que é meio complicado