[RESOLVIDO] Dúvida com ordenação datagrid Flex

Estou com um problema em minha aplicação Flex.

Tenho um DataGrid com uma coluna renderizada com componente checkbox (inline) e outras três colunas que mostram valores do tipo inteiro, string e string respectivamente. As três colunas utilizam o labelfunction para encontrar os valores a serem exibidos, isso porque, a collection do meu dataProvider é um tipo de objeto que possui um atributo cujo tipo é outro objeto, e são os atributos desse objeto-filho que são exibidos com esse labelfunction.

O problema, é que quando eu clico em uma das colunas da minha grid, cuja identificação é descrição e possui um sortcomparefunction definido, a seleção do checkbox se perde, ou seja, parece que a ordenação faz a grid se perder quanto aos checkboxes. Ao clicar em uma das outras duas colunas id (int - convertido em string) e código (string), que utilizam a mesma função sortcomparefunction, a seleção dos checks funciona corretamente, porém a ordenação da coluna descrição para de funcionar.

Não consigo chegar a um consenso. Já tentei mudar a renderização, tentei atualizar diretamente na lista, criar um novo sort, mas nada funciona, aparentemente por ser um objeto interno.

Alguém tem alguma luz ou já passou por situação semelhante?

Obrigada

tem como colocar o codigo fonte?

Oi, segue o código fonte:

<!-- Código do DataGrid -->
<mx:DataGrid headerRelease="headerReleaseFunc(event)" width="100%" height="100%" horizontalScrollPolicy="on" id="dtgPesquisa"  dataProvider="{ar}">
   	   	<mx:columns>
	   	   	<mx:DataGridColumn editable="true"  sortable="false" rendererIsEditor="true" dataField="check" textAlign="center" width="10" editorDataField="selected">
				<mx:itemRenderer>
					<mx:Component>
						<mx:CheckBox click="listarCheck(event)" >
							<mx:Script>
								<![CDATA[
									private function listarCheck(event:Event):void{
						        			data.check = !data.check;
						        		}
								]]>									
							</mx:Script>
					        </mx:CheckBox>
					</mx:Component>
				</mx:itemRenderer>
			</mx:DataGridColumn>
                <mx:DataGridColumn headerText="codigo" dataField="codigo" labelFunction="getProperty" sortCompareFunction="compareString"/>
   	        <mx:DataGridColumn headerText="id" dataField="id" labelFunction="getProperty" sortCompareFunction="compareString"/>
   	   <mx:DataGridColumn headerText="descricao" dataField="descricao" labelFunction="getProperty" sortCompareFunction="compareString"/>
</mx:DataGrid>

<!-- Código do labelfunction == getProperty-->
private function getProperty(item:Object, col:DataGridColumn):String{
	var c:Object = ObjectPai(item).colObjetoFilho.getItemAt(0);

switch (col.dataField) {
		case "id": return String(c.id); break;
	        case "descricao": return c.descricao; break;
	    	case "codigo": return c.codigo; break;
	 }
	return "";
}

<!-- Código do sortCompareFunction = compareString -->
private function compareString(itemA:Object, itemB:Object):int {
	 return ObjectUtil.stringCompare( 
	        		ObjetoPai(itemA).colObjetoFilho.getItemAt(0)[currentDataField],
	        		ObjetoPai(itemB).colObjetoFilho.getItemAt(0)[currentDataField], 
	        		true
	  );
}

<!--Código do headerRelease - obter currentDataField-->
private function headerReleaseFunc(event:DataGridEvent):void{
	if(event.columnIndex==0){
		event.preventDefault();
       		event.stopPropagation();
	} else { 	
		currentDataField = event.dataField;
	}
}

Alguma ajuda?

Greice,
Sempre q utilizar um itemrenderer sobreescreva o método set data é este método q irá prover a “linha” q o renderer irá mostrar e outra coisa importante, o Flex por perfomance não gera um renderer para cada linha do arraycollection ele reaproveita os objetos criados para mostrar as linhas visiveis, isto é, digamos q o teu grid mostre 10 linhas por vez, o Flex irá criar 10 renderers, qd vc der scroll para mostrar a linha 11 o Flex irá pegar o renderer da linha 1 q não estará mais visível e irá mostrá-lo na linha 11 mas antes irá executar o método set data.

[]s
Espero ter ajudado.

Oi Fabio,

Obrigada por responder. Então, eu tentei sobrescrever o método set data, tanto dentro do component (junto com a função listcheck), quanto fora acessando por outerDocument, mas ainda assim o problema persistiu.
O estranho é que a mesma ordenação deu certo para as outras duas colunas… estou desconfiando que o stringCompare tem problemas para ordenar uma string de um objeto interno, porque o campo código em questão, apesar de ser string é composto por números, e a seleção funciona perfeitamente.

Greice,
Vc terá um set data parecido com esse:

override public function set data(value:Object):void
        {
             super.data = value;
             selected = !data.check;
        }

Acho q vc tem q ter o código acima e o teu listarCheck e acredito q vc deve remover o editorDataField, pq este último informa qual o campo do renderer q irá alimentar o dataField e o teu listarCheck já está fazendo isso.

[]s

Fabio,

Fiz da forma como você colocou, sobrescrevendo o set data e tirando o editordatafield, mas os erros ainda persistem: Quando ordeno pela coluna descrição o checkbox não pega a seleção; quando ordeno pela coluna código ou id o checkbox funciona, mas a ordenação da descrição falha… está dificil achar uma solução…

Fabio e demais que tiverem o mesmo problema…

Consegui resolver meu problema de ordenação graças ao plugin de debug… :lol:

Há um bug no flex. Como eu acesso um atributo do objeto filho do objeto principal do dataprovider, ele não reconhece o campo em questão.

Ou seja, na linha: <mx:DataGridColumn headerText="descricao" dataField="descricao" labelFunction="getProperty" sortCompareFunction="compareString"/>

O campo descricao ele reconhece como sendo do objeto que compõem a collection ar (dataProvider), e como meu ObjetoPai não possui esse atributo, ele não ordena e ‘zoa’ meu checkbox. O que fiz foi criar esse atributo no ObjetoPai, e o problema foi resolvido.

Fabio, sua ajuda foi de grande valia também, pois sem sobrescrever o data, a seleção não funciona também.

Obrigada pela ajuda.

Greice

Greice,
Que bom, blz.
Se não me engano no SDK 3.5 é possível colocar no dataField algo como objeto.propriedade.
Não tinha percebido no seu código mas ou se usa labelFunction ou dataField.

[]s
Qq coisa estamos aí.

Achei que havia resolvido meu problema, mas acabei achando outro…

Eu percebi que, mesmo ordenando ou não a grid, quando eu clico em um checkbox, ele seleciona e executa a ação que eu quero com a seleção correta. No entanto, quando eu seleciono outro checkbox e tiro a seleção do anterior, a ação é executada usando o item anterior e não o que esta selecionado no checkbox. O que percebi é que, independente do check, quem está selecionando ou não meus intens é o click na linha da tabela. Tem como desabilitar esse click para ele entender que é só o checkbox selecionado?

Descobri o erro, estava na verificação do campo selecionado.