[RESOLVIDO] Dúvida conceitual - Jasper Reports

Bom dia pessoal,

Estou com um dúvida conceitual.

Sou novo na plataforma java na prática, venho estudando a bastante tempo, mas na prática mesmo, estou no primeiro projeto.

Estou utilizando JSF + PRIMEFACES + HIBERNATE + JASPER.

Está tudo muito bem. O sistema rodando legal e agora começo a criar meus relatórios, ai que está a dúvida.

Li artigos sobre a criação de relatórios em jasper, utilizando a conexão hibernate e seus respectivos modelos, já consegui entender e executar até ai, porém minhas dúvidas são:

1º - Estou passando os dados através de List<>, mas e quando eu precisar de mais de um tipo de objeto no meu relatório?

2º - Se quando utilizo “Java Bean Data Source” eu necessito obtê-la através de uma classe java, tudo que eu quiser criar de relatório, eu terei de criar uma classe pra isto?

3º - Supondo que necessite criar um determinado comando SQL, com somas, médias, agrupamentos e etc, de vários objetos diferentes, obtendo uma query despadronizada (ou seja, que não seja um modelo do meu sistema), como farei pra criar relatório em cima disto?

Sei que posso criar uma conexão JDBC e a partir daí criar meus sql’s no jasper e fazer qualquer coisa, mas… e com hibernate connection?

Como vocês na prática lidam com isto??? Estou precisando de um norte para seguir…

Grande abraço!

Mano, sinceramente eu nunca usei dessa forma, eu trato tudo direto no Jasper, crio os SQL por la, os quantitativos, e tudo mais, tudo la mesmo. E nao sei te informar se isso tem que ser assim, se é uma boa pratica ou nao, eu nem gosto de fazer relatorios, faco porque é o meu trabalho ‘-’

É… fazer relatórios é um saco mesmo hduisahdiauds…

Mas você usa conexão JDBC neste caso? ou dá pra fazer sql direto com hibernate connection?

uso JDBC puro nos sqls, mas da pra fazer com Hibernate, dentro do proprio jasper tem essa opção, so que nunca usei =D