Bom dia pessoal,
Estou com um dúvida conceitual.
Sou novo na plataforma java na prática, venho estudando a bastante tempo, mas na prática mesmo, estou no primeiro projeto.
Estou utilizando JSF + PRIMEFACES + HIBERNATE + JASPER.
Está tudo muito bem. O sistema rodando legal e agora começo a criar meus relatórios, ai que está a dúvida.
Li artigos sobre a criação de relatórios em jasper, utilizando a conexão hibernate e seus respectivos modelos, já consegui entender e executar até ai, porém minhas dúvidas são:
1º - Estou passando os dados através de List<>, mas e quando eu precisar de mais de um tipo de objeto no meu relatório?
2º - Se quando utilizo “Java Bean Data Source” eu necessito obtê-la através de uma classe java, tudo que eu quiser criar de relatório, eu terei de criar uma classe pra isto?
3º - Supondo que necessite criar um determinado comando SQL, com somas, médias, agrupamentos e etc, de vários objetos diferentes, obtendo uma query despadronizada (ou seja, que não seja um modelo do meu sistema), como farei pra criar relatório em cima disto?
Sei que posso criar uma conexão JDBC e a partir daí criar meus sql’s no jasper e fazer qualquer coisa, mas… e com hibernate connection?
Como vocês na prática lidam com isto??? Estou precisando de um norte para seguir…
Grande abraço!