Galera, to fazendo um programinha aqui muito simples para gerenciar uma bilbioteca. E quando vou emprestar um livro ele tem que fazer uma verificação. Ao digitar o código do livro que o usuário quer emprestar ele precisa ir no banco e verificar o campo DISPONIBILIDADE do Livro. Se no campo estiver 'Disponível' ele da um update e altera o campo para 'Indisponível'. E se estiver 'Indisponível', ou seja, se o Livro estiver emprestado ele precisa enviar uma mensagem avisando que o livro não está disponível e não pode ser locado. E é exatamente aí que eu estou com dúvida.
Não estou conseguindo fazer esta verificação. Já tentei de tudo! Se vcs puderem me ajudar eu ficaria muito grato. Esse software é meu TCC do meu Curso Técnico e preciso apresentá-lo na segunda-feira. Se alguém puder me ajudar eu ficaria muito agradecido!
Abaixo tem alguns metodos e as classes em que cada um estão.
Obs.: Estou conseguindo fazer o UPDATE de Disponivel para Indisponivel, mas antes preciso fazer essa verificação.
Classe Emprestimos
public void verifica() throws SQLException {
Livros livros = new Livros();
AddBD add = new AddBD();
String sql = "select disponibilidade from cadastro_livros where codigo_livro = " + Integer.parseInt(txtCodigoLivro.getText());
add.verificaDisponibilidade(sql);
}
Classe AddBD
public void verificaDisponibilidade(String sql) throws SQLException {
Livros l1 = new Livros();
PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement(sql);
stmt.setString(1, l1.getDisponibilidade());
if(l1.getDisponibilidade().equals("Disponível")){
Emprestimos emp = new Emprestimos();
emp.empresta();
}
else {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O livro ja está emprestado");
}
stmt.setString(1, l1.getDisponibilidade());
stmt.execute();
stmt.close();
}
Classe Emprestimos
public void empresta() throws SQLException {
String sql = "update cadastro_livros set disponibilidade = 'Indisponível' where codigo_livro = " + Integer.parseInt(txtCodigoLivro.getText());
AddBD add = new AddBD();
livros.setCodigo(Integer.parseInt(txtCodigoLivro.getText()));
add.emprestarLivros(livros, sql);
}
Classe AddBD
public void emprestarLivros(String sql) throws SQLException {
PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement(sql);
livros.setDisponibilidade(sql);
stmt.execute();
stmt.close();