Galera programo a muito tempo com aplicativos desktop e recentemente decidi aprender a programar em web, assisti alguns vídeos no youtube sobre muitas frameworks usadas atualmente a minha dúvida são duas e bastante simples. Criei um projeto Maven já importei todos as dependências necessárias no pom e criei classes com seus respectivos pacotes no src/main/java, no webapp coloquei meus xhtml ai vem a primeira dúvida no action ou actionlistener como eu faço para executar um método de qualquer classe minha? meu web.xml(tem apenas o faces servelet) e meu faces-config(está como veio ao mundo kkkkk) preciso incluir algo lá para que a referencia no action funcione? se sim como?
a segunda dúvida que tenho é a seguinte possuo um código bem simples para incluir, alterar ou deletar algo do banco de dados que criei nos meus projetos para desktop, fiz alguns importes e aceitou essa minha classe numa boa no projeto web, teria algum problema se eu a usasse ao invés de usar hibernate ou os métodos tradicionais como dao etc etc?
(Segue em citação o código da minha segunda pergunta)
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); Connection con; con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://127.0.0.1/banco", "BBB", "BBB"); String query = "INSERT INTO cliente (nome, descricao) VALUES (?,?)"; PreparedStatement stnt = con.prepareStatement(query); stnt.setString(1, "dddd"); stnt.setString(2, "dddd"); stnt.executeUpdate(); stnt.close(); con.close();