[RESOLVIDO] Dúvida JSF (Dúvida de Novato)

Galera programo a muito tempo com aplicativos desktop e recentemente decidi aprender a programar em web, assisti alguns vídeos no youtube sobre muitas frameworks usadas atualmente a minha dúvida são duas e bastante simples. Criei um projeto Maven já importei todos as dependências necessárias no pom e criei classes com seus respectivos pacotes no src/main/java, no webapp coloquei meus xhtml ai vem a primeira dúvida no action ou actionlistener como eu faço para executar um método de qualquer classe minha? meu web.xml(tem apenas o faces servelet) e meu faces-config(está como veio ao mundo kkkkk) preciso incluir algo lá para que a referencia no action funcione? se sim como?

a segunda dúvida que tenho é a seguinte possuo um código bem simples para incluir, alterar ou deletar algo do banco de dados que criei nos meus projetos para desktop, fiz alguns importes e aceitou essa minha classe numa boa no projeto web, teria algum problema se eu a usasse ao invés de usar hibernate ou os métodos tradicionais como dao etc etc?

(Segue em citação o código da minha segunda pergunta)

Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");

Connection con;
  con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://127.0.0.1/banco", "BBB", "BBB");	           
  String query = "INSERT INTO cliente (nome, descricao) VALUES (?,?)";

PreparedStatement stnt = con.prepareStatement(query);

stnt.setString(1, "dddd");
  stnt.setString(2, "dddd");

stnt.executeUpdate();

stnt.close();
  con.close();

chegando em casa vou testar as informações que me passou e posto logo mais se atingi o meu objetivo final, muito obrigado pela ajuda.

estava faltando no meu código justamente o

@ManagedBean(name = “banco”)
@ViewScoped

no meu .java e depois deixei meu button assim:

< h:form >
< h:commandButton style=“margin-left: 9%; margin-top: 1%; height: 50px; width: 80px;“
class=“btn btn-success btn-sm” value=“Enviar” id=“btn_enviar” actionListener=”#{banco.salvar()}” />
< /h:form >

muito obg, até testei o segundo caso e funcionou perfeitamente alias. Agora vou só implementar a classe de verdade com os paramentos e tudo mais, boa noite.