[RESOLVIDO] Dúvida Runtime.getRuntime().exec

Olá Pessoas,
Não estou conseguindo trabalhar com o Runtime. Em um determinado momento preciso executar um arquivo .sh que está em uma determinada pasta com um determinado nome.

O código:

\\pasta
private String path = "/home/geek/TCC/PROJETO/texto/";
\\nome do arquivo
private String execJspell= "executajspell.sh";
.
.
.
public boolean iniciaJspell(){
     try{
          Runtime.getRuntime().exec(path+execJspell);
     }catchcatch (IOException e) {  
          e.printStackTrace(); 
          return false;
     }  
     return true;
}

O que acontece é que o código funciona, porém o .sh não roda. Para tirar a dúvida executei o .sh na mão e funciona normalmente.

O que estou fazendo de errado?
O Runtime e o terminal do SO trabalhão da mesma forma - digo o Runtime utiliza o terminal?

Bem estou utilizando uma o Ubunto 10.1 (acho)!

Estou começando com Linux e Java

Runtime.exec só consegue executar arquivos binários executáveis, não scripts (que são apenas texto para o Runtime.exec).

Por exemplo, o /bin/bash (shell) é um binário executável, porque quando você roda o comando file sobre o arquivo /bin/bash, vai ver que ele mostra “… executable …”, como o exemplo abaixo.

[entanglement@guj ~]$ file test.sh
test.sh: ASCII text
[entanglement@guj ~]$ file /bin/bash
/bin/bash: ELF 64-bit LSB executable, AMD x86-64, version 1 (SYSV), for GNU/Linux 2.6.9, dynamically linked (uses shared libs), for GNU/Linux 2.6.9, stripped

Quem executa os scripts é o shell, portanto você tem de chamar explicitamente o shell no Runtime.exec, para poder executar um script.
Por exemplo:

...
              Runtime.getRuntime().exec(new String[]{ "/bin/bash", "-c", "/home/geek/TCC/PROJETO/texto/executajspell.sh"});
...
1 curtida

complementando o que o entaglement disse.

vc pode usar o programa bash, ele faz isso tbm.

…exec(bash /opt/seu_arquivo.sh);

Então não foi…:frowning:

Vou explicar meu script:

#!/bin/bash