[RESOLVIDO] Dúvida sobre ARRAYS

Bom dia Pessoal,

Estou estudando Arrays e gostaria de saber em qual momento vou usa-lo e porque usa-lo? Alguém poderia me exemplificar?

@Luciano_Trind bom dia, normalmente se usa Array/Arranjos quando se deseja armazenar em memoria uma coleção de elementos do mesmo tipo. Por exemplo, imagine que você foi contratado pra desenvolver um sistema que vai armazenar as notas de 1000 alunos de uma escola. Declarar 1000 variáveis(float nota1,nota2,nota3,nota4… nota1000) pra armazenar essas notas é praticamente inviável , então nesse caso é uma boa opção você usar um único Array/Arranjo de 1000 posições para armazenar todas essas notas.
Exemplo :

float notas[] = new float[1000];

E veja como um único vetor resolveu o seu problema de ter que declarar as 1000 variáveis . Agora você acessa cada uma das notas a partir de um índice, por exemplo pra acessar a primeira nota você faria

notas[0] = 10.0f;

para acessar a ultima nota faria
notas[999] = 9.0f;
.
Simples assim.

@programador1225, Essas nota elas entrariam através de um Scanner?

Em um sistema real, não!

Se o sistema é para coletar as informações através de um Scanner, sim, senão, não.
Qual é a especificação?

Depende, os dados que você vai armazenar em um vetor pode ter diversas origens (Teclado, Arquivo, Banco de Dados).

1 curtida

@staroski, somente dúvida, entrei nesta matéria agora e fiquei com dúvida. Porque eu pensava que guardaria as informações em um banco de dados.

Não se preocupe amigo você vai usar arrays sua vida toda de programador.

@Fabioreis1415, então terei que me aprofundar mais nesta matéria?

Veja, há algumas razões principais para se estudar arrays:

• Entender e conhecer os conceitos envolvidos em gerenciamento de muitas variáveis de mesmo tipo, dispostas “linearmente” na memória e ao mesmo tempo.
  • Colocar em prática o uso de laços de repetição.
  • Como é java, você não liga para alocação de memória, mas isso é algo corriqueiro quando falamos em arrays, principalmente em linguagens como C ou C++.
  • Trabalhar em um universo limitado de elementos de mesma natureza.
  • Trabalhar em um universo onde não haja necessidade de alocação dinâmica de memória.

Eu posso dizer com propriedade que muitas coisas são elaboradas pensando em arrays.
Desde o famigerado (e malfalado) DefaultTableModel, passando por coisas mais complexas, como o retorno de uma consulta JPQL e mesmo consultas do JdbcTemplate do Spring Framework, isso sem falar em N APIs distintas que utilizam os arrays como base, ao invés de utilizar coisas como a API Collection do Java.

Acredito que isso responda a tua pergunta.

@darlan_machado, muito obrigado!