Caros amigos bom dia,
É o seguinte, tô usando a IDE IReport 3.7.1 e gerei um relatório relat.jasper belezinha.Em seguida, fui até o netbeans e inclui no CLASSPATH os seguintes arquivos do iReport (commons-collections-3.2.1.jar,commons-javaflow-20060411.jar,commons-logging-1.1.jar,jasperreports-3.7.1.jar,mysql-connector-java-3.1.12.jar), depois apontei no CLASSPATH o diretório C:\Documents and Settings\marcio.santos\Meus documentos\iReport-3.7.1\ireport\RELATORIOS que é o local onde está o meu arquivo relat.jasper. executo o programa netbeans e ele me retorna a mensagem Java.IO.FileNotFoundException:relat.jasper.
acho que ele não ta encontrando o arquivo relat.jasper. Por favor onde é que eu tô pecando aí?
Olá
Dá uma olhada nesse link, talvez ajude você a resolver seu problema.
Primeiramente, tente executar o relatório usando o caminho físico (completo) até o arquivo. (Veja se está tudo ok primeiramente com o seu programa e a elaboração do relatório.)
Depois tente algo como:
E veja se dá certo…
Caro colega, fiz o que vc me sugeriu mas não deu certo não aí abaixo vai o meu código
public class teste{
public teste() {}
public JasperPrint gerar() throws ExcRepositorio{
JasperPrint rel = null;
try {
Connection con = gConexao.getConexao();
HashMap map = new HashMap();
String arquivoJasper = “relat.jasper”;
JasperReport jasper = (JasperReport) JRLoader.loadObject(getClass().getResource("/Relatorios/relat.jasper"));
rel = JasperFillManager.fillReport(jasper, map, con);
} catch (JRException e) {
JOptionPane.showMessageDialog(null,e.getMessage());
}
return rel;
}
}
depois que eu inseri o seu código ta dando o seguinte erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: org/codehaus/groovy/control/CompilationFailedException
at java.lang.Class.getDeclaredConstructors0(Native Method)
at java.lang.Class.privateGetDeclaredConstructors(Class.java:2389)
at java.lang.Class.getConstructor0(Class.java:2699)
at java.lang.Class.newInstance0(Class.java:326)
at java.lang.Class.newInstance(Class.java:308)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.getCompiler(JasperCompileManager.java:472)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.loadEvaluator(JasperCompileManager.java:238)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFillDataset.createCalculator(JRFillDataset.java:416)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.(JRBaseFiller.java:413)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.(JRVerticalFiller.java:74)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.(JRVerticalFiller.java:56)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.createFiller(JRFiller.java:143)
at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(JRFiller.java:53)
at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:417)
at repositorioProduto.gerar(repositorioProduto.java:31)
at principal.main(principal.java:12)
Java Result: 1
galera muito obrigado pela ajuda, descobri aqui mesmo no forum num outro tópico que o problema estava no arquivo “groovy-all-XXX” que eu ainda não tinha importado para o meu projeto.De qualquer maneira valeu pela ajuda!