Caros, aconteceu uma coisa altamente bizarra quando eu estava instalando o QT Creator no ubuntu 11.04.
Eu baixei o qt-sdk do próprio site da nokia. Usei o comando chmod u+x para alterar as permissões. Eu estava como root. Quando eu fui dar um ./ para executar o instalador apareceu o seguinte erro:
Quando eu sai do root e executei o instalador como usuário normal, não houve mais erro e o processo de instalação ocorreu normalmente. Alguém sabe dizer o que foi que eu fiz? Acho que fazem uns 6 mese que eu não usava linux, então acho que eu devo ter feito alguma coisa besta.
Deixa ver se eu entendi, alguma outra aplicação que tava rodando fazia uso de um recurso que o instalador tentou acessar e não consegui… Foi isso mesmo?
Não é isso. É um problema do gtk e não do Qt. Se você instalar no ubuntu 10.10 não vai ter problemas.
ps - Não instale nenhuma aplicação como root. Poucas precisam disso(apenas as empacotadas).[/quote]
Hum… Obrigado pela resposta. Aproveitando a conversa, qual a exata diferença entre eu instalar algo usando o sudo e o root? Pra mim, a única diferença é que o sudo é uma permissão temporária, enquanto que o root é permanente (digo permanente enquanto a o shell estiver ativo), mas tem mais alguma diferença?
Não é isso. É um problema do gtk e não do Qt. Se você instalar no ubuntu 10.10 não vai ter problemas.
ps - Não instale nenhuma aplicação como root. Poucas precisam disso(apenas as empacotadas).[/quote]
Hum… Obrigado pela resposta. Aproveitando a conversa, qual a exata diferença entre eu instalar algo usando o sudo e o root? Pra mim, a única diferença é que o sudo é uma permissão temporária, enquanto que o root é permanente (digo permanente enquanto a o shell estiver ativo), mas tem mais alguma diferença?[/quote]
Sudo não é uma permissão temporária. É utilizar o sistema como root. Tudo que você faz como root inicialmente só tem o mesmo nos seus grupos de permissões(apenas o root pode utilizar, a menos que você adicione outros usuários ao grupo). Você vai utilizar root quando for realizar alterações no sistema, do contrário é correto usar apenas o seu próprio usuário. As instalações vão ficar alojadas na sua pasta /home/seu_usuário
Obrigado mais uma vez pela atenção, sem querer abusar mais já abusando, eu tenho o costumes de instalar minhas aplicações que vêm de outros fornecedores no diretório /opt. Já havia pensado em instalar na pasta /home, mas pesquisando sobre diretórios do linus, eu vi que essa pasta é meio que equiparável à pasta “Meus Documentos” do Windows (perdoe se eu estiver errado). Então, é isso mesmo? Eu devo instalar no diretório /opt ou no /home mesmo?
Abs.
Obrigado mais uma vez pela atenção, sem querer abusar mais já abusando, eu tenho o costumes de instalar minhas aplicações que vêm de outros fornecedores no diretório /opt. Já havia pensado em instalar na pasta /home, mas pesquisando sobre diretórios do linus, eu vi que essa pasta é meio que equiparável à pasta “Meus Documentos” do Windows (perdoe se eu estiver errado). Então, é isso mesmo? Eu devo instalar no diretório /opt ou no /home mesmo?
Abs.[/quote]
A pasta home/xxxx não é pasta de documentos, mas a pasta de sistema do usuário xxxx. A pasta /home/ é semelhante a pasta users do win7.