[Resolvido]Erro bizarro ao instalar QT Creator

Caros, aconteceu uma coisa altamente bizarra quando eu estava instalando o QT Creator no ubuntu 11.04.
Eu baixei o qt-sdk do próprio site da nokia. Usei o comando chmod u+x para alterar as permissões. Eu estava como root. Quando eu fui dar um ./ para executar o instalador apareceu o seguinte erro:

GLib-GIO:ERROR:/build/buildd/glib2.0-2.28.6/./gio/gdbusconnection.c:2279:initable_init: assertion failed: (connection->initialization_error == NULL) Abortado

Quando eu sai do root e executei o instalador como usuário normal, não houve mais erro e o processo de instalação ocorreu normalmente. Alguém sabe dizer o que foi que eu fiz? Acho que fazem uns 6 mese que eu não usava linux, então acho que eu devo ter feito alguma coisa besta.

É um erro épico. Veja:
http://www.google.com/search?client=ubuntu&channel=fs&q=++++GLib-GIO%3AERROR%3A%2Fbuild%2Fbuildd%2Fglib2.0-2.28.6%2F.%2Fgio%2Fgdbusconnection.c%3A2279%3Ainitable_init%3A+assertion+failed%3A+(connection->initialization_error+%3D%3D+NULL)++&ie=utf-8&oe=utf-8

Deixa ver se eu entendi, alguma outra aplicação que tava rodando fazia uso de um recurso que o instalador tentou acessar e não consegui… Foi isso mesmo?

Não é isso. É um problema do gtk e não do Qt. Se você instalar no ubuntu 10.10 não vai ter problemas.

ps - Não instale nenhuma aplicação como root. Poucas precisam disso(apenas as empacotadas).

Não é isso. É um problema do gtk e não do Qt. Se você instalar no ubuntu 10.10 não vai ter problemas.

ps - Não instale nenhuma aplicação como root. Poucas precisam disso(apenas as empacotadas).[/quote]

Hum… Obrigado pela resposta. Aproveitando a conversa, qual a exata diferença entre eu instalar algo usando o sudo e o root? Pra mim, a única diferença é que o sudo é uma permissão temporária, enquanto que o root é permanente (digo permanente enquanto a o shell estiver ativo), mas tem mais alguma diferença?

ps - Não instale nenhuma aplicação como root. Poucas precisam disso(apenas as empacotadas).[/quote]

Hum… Obrigado pela resposta. Aproveitando a conversa, qual a exata diferença entre eu instalar algo usando o sudo e o root? Pra mim, a única diferença é que o sudo é uma permissão temporária, enquanto que o root é permanente (digo permanente enquanto a o shell estiver ativo), mas tem mais alguma diferença?[/quote]

Sudo não é uma permissão temporária. É utilizar o sistema como root. Tudo que você faz como root inicialmente só tem o mesmo nos seus grupos de permissões(apenas o root pode utilizar, a menos que você adicione outros usuários ao grupo). Você vai utilizar root quando for realizar alterações no sistema, do contrário é correto usar apenas o seu próprio usuário. As instalações vão ficar alojadas na sua pasta /home/seu_usuário

Obrigado mais uma vez pela atenção, sem querer abusar mais já abusando, eu tenho o costumes de instalar minhas aplicações que vêm de outros fornecedores no diretório /opt. Já havia pensado em instalar na pasta /home, mas pesquisando sobre diretórios do linus, eu vi que essa pasta é meio que equiparável à pasta “Meus Documentos” do Windows (perdoe se eu estiver errado). Então, é isso mesmo? Eu devo instalar no diretório /opt ou no /home mesmo?
Abs.

Obrigado mais uma vez pela atenção, sem querer abusar mais já abusando, eu tenho o costumes de instalar minhas aplicações que vêm de outros fornecedores no diretório /opt. Já havia pensado em instalar na pasta /home, mas pesquisando sobre diretórios do linus, eu vi que essa pasta é meio que equiparável à pasta “Meus Documentos” do Windows (perdoe se eu estiver errado). Então, é isso mesmo? Eu devo instalar no diretório /opt ou no /home mesmo?
Abs.[/quote]

A pasta home/xxxx não é pasta de documentos, mas a pasta de sistema do usuário xxxx. A pasta /home/ é semelhante a pasta users do win7.

beleza então, obrigado pela atenção.