[Resolvido] Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException

boa tarde pessoal, estou tentando salvar dados em minha tabela e está me dando o seguinte erro::

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException at interfaces.PainelInferiorLocacao.actionPerformed(PainelInferiorLocacao.java:144) at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(Unknown Source) at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(Unknown Source) at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(Unknown Source) at java.awt.Component.processMouseEvent(Unknown Source) at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.Component.processEvent(Unknown Source) at java.awt.Container.processEvent(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Unknown Source) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(Unknown Source) at java.awt.EventQueue.access$400(Unknown Source) at java.awt.EventQueue$2.run(Unknown Source) at java.awt.EventQueue$2.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.security.AccessControlContext$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source) at java.security.AccessControlContext$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source) at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source) at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.security.AccessControlContext$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source) at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source) at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source)

se alguém puder me ajudar…

Desde já agradeço

Fernando,

Poste mais dados sobre o seu sistema, principalmente a classe PainelInferiorLocacao.java, proximo a linha 144. Seu problema é que nela vc tenta fazer algo com um dado que está nulo, dai gera a exceção.

1 curtida

valeu Henrique por querer ajudar, fui olhando direitinho aqui e encontrei um erro, tinha um objeto que não tinha instanciado, fiz isso e funcionou…

fiquei umas 2 hrs lutando com esse erro…

Obrigado.

1 curtida

[quote=fernandolacerdanunes]valeu Henrique por querer ajudar, fui olhando direitinho aqui e encontrei um erro, tinha um objeto que não tinha instanciado, fiz isso e funcionou…

fiquei umas 2 hrs lutando com esse erro…

Obrigado.[/quote]Ao analisar um stackTrace, há três informações a serem observadas:
1º - Qual a exceção que foi lançada (importante para saber o que procurar)
2º - Na lista do stackTrace, quais são as classes pertencentes a seu código. (muito provavelmente seu código gerou a exceção)
3º - Em qual thread ocorreu o erro.

Ao verificar a exceção, procure a mesma no Javadoc para saber os possíveis motivos dela ter sido gerada (após um tempo, você começa a memorizar as exceções mais comuns). Não tente “advinhar/deduzir” o que ela representa. Exemplo ConcurrentModificationException (exceção lançada pelo iterator quando identifica que a lista foi modificada durante a iteração) nem sempre será lançada porque você está modificando uma lista em duas threads distintas, porém muitos deduzem dessa maneira.

É muito improvável (não impossível) que a exceção lançada tenha sido motivada por erro na codificação do Java. Logo, o erro foi causado por você. Ao tentar identificar qual o erro, busca-se por suas classes (onde também é apontada a linha) e torna-se mais fácil verificar qual foi o erro (colocar breakpoint, analisar o código escrito em busca de algo que faltou, etc).

Por fim, algumas threads são conhecidas e te dá pistas do que você está ou deveria estar fazendo (busque no google pelo nome da thread). A AWT-EventQueue-0 é a thread que controla as atualizações do Swing, logo, ou foi dentro de algum evento ou dentro de algum Runnable colocado para ser executado via SwingUtilities.invokeLater(…). No caso, foi um mousePressed que fez a chamada que resultou no erro.

Lembre-se, o construtor da thread permite que você a nomeie, então nomeie senão o java vai decidir o nome e o terceiro item não fará sentido.

Isso deve ajudá-lo a não perder 2h com um NullPointerException ou outras exceções

1 curtida