[RESOLVIDO]Gerar Gráficos'

Eae galera,

Bom to precisando de umas dicas, de alguem que já tenha feito gráficos em uma API Swing.
Eu uso o eclipse como o WindowBuider e preciso gerar gráficos através de informações que estão no banco de dados.

Minha duvida é em qual ferramenta devo usar para isso.

Existe alguma ferramenta que eu montasse uma tabela e a partir dela ela gerasse o garfio pra mim, ou algo do tipo?

Obrigado.
Matias Schimuneck

Procura aí sobre JFreeChart, uma API robusta e com vários tipos de gráficos. Porém, documentação escassa.

Muito bom, gostei bastante dos gráficos, vou testar e ver se consigo utilizá-la.

Caso alguém tenha outra dica poste ai.

Obrigado.

Se suas informações estão no banco seus problemas são menores,
o IReports ( se vc não conhece é utilizado para design de relatórios para java) juntamente co o Jasperreports podem te ajudar.
É possivel imprimir gráficos a partir de um relátorio (nunca fiz, porém sei que é possivel pois ele possui pacotes do JFreeChart que são utlilizadas para desenhar os gráficos).
De uma pesquisada que com certeza vai encontrar algo que te ajude.

Esse link pode te ajudar : http://www.guj.com.br/java/48465-graficos-no-ireport-como :smiley:
Espero ter ajudado.

Abraço

Claro, ajudou, tendo diferentes métodos de implementar facilita, Posso testá-los e ver qual fica melhor.

Obrigado.

JFreeChat puro vai te dar mais flexibilidade, porém é mais complexo. Já com o IReports+JasperReports a complexidade some,
porém as possibilidades de gráficos são um tanto quanto limitadas ai a escolha fica com vc :smiley: .

Abraço

Posso garantir que será mais fácil utilizar o JFreeChart que os gráficos suportados pelo jasper…
Principalmente nas versões mais novas, muito complexo.

Aconselho a utilizar apenas o JFreeChart.

Acrescentar o IReports, JasperReports aumentaria a complexidade da sua real necessidade.

Digo isto pq imagino que ja tenha a aplicação Swing pronta e falta apenas gerar os graficos correto?

JFreeChart puro e simples …

Com o IReport isso se torna simples, pois basta arrastar, soltar e configurar quais os
dados que vão alimentar o gráfico, nada que uma meia hora de estudo de IReport que esclareça.
o jasper utilizo somente para a “compilação” dos arquivos .jrxml ou exibição dos arquivos .jasper gerados pelo IReport.

Mas é lógico que amigos tem completa razão no que falaram, o uso de JFreeChart, dependendo da tua necessidade pode ser mais simples e mais rápido.
Se o tempo for curto tbm aconselho o uso do JFreeChart puro, pois será mais rápido o aprendizado e vc não vai ficar perdendo tempo aprendendo coisas que serão relativamente inúteis para seu projeto.

abraços

Existe tambem o FusionCharts que possui efeitos visuais bem bacanas, ja trabalhei com eles em ambiente WEB, não sei como seria para o ambiente em Swing.

Porém tem um certo custo…

Fica ai mais este para conhecimento de todos …

boa MichelSante,

Quanto maior a gama de opções melhor a escolha de um que se adéque melhor a necessidade.
Não conhecia o FusionCharts, vou dar uma pesquisada e tentar usar em algum projeto pra testar :smiley: .

Valeu pela dica.

E Schimuneck , assim que obtiver algum resultado poste aqui para a galera .

Abraço

[quote=MichelSante]Existe tambem o FusionCharts que possui efeitos visuais bem bacanas, ja trabalhei com eles em ambiente WEB, não sei como seria para o ambiente em Swing.

Porém tem um certo custo…

Fica ai mais este para conhecimento de todos …[/quote]

O FusionCharts é ótimo. No ambiente Web é muito usado (apesar do preço de licença bem salgado).
Com Swing talvez não seja o mais indicado, já que os gráficos gerados por ele são exibidos usando o Flash Player. É necessário o uso de outras bibliotecas que só são suportadas no Windows.
Se o projeto tiver dinheiro para a licença e o programa for rodar apenas em Windows, vá em frente vale a pena. Caso contrário, acredito que o JFreeChart é a melhor opção.

Obs: A fonte da noticia é novembro de 2010, pode existir algo mais recente.

Fonte:

Bom dia galera,

Até o momento pelo que andei lendo to mais tendido ao JFreeChart. Ele tem um leque bem bom de opções de gráficos e me pareceu mais simples, e vai atender de boa minhas necessidades.

Ainda não descartei a possibilidade de utilizar o IReports com JasperReports, ele me pareceu mais completo mas ao mesmo tempo mais complexo.

Hoje vou fazer testes de implementações nos dois, e decidir pra qual vou seguir,. Assim que tiver a minha avaliação, posto aqui para vocês.

O FusionCharts precisa de licença, e como o MichelSante disse aplicação Swing já esta pronta e falta apenas gerar os gráficos, creio que não a necessidade de um investimento agora.

Obrigado a todos pelas dicas, foram muito úteis.
Abraço.

Hoje a tarde consegui testar somente o JFreeChart e segue algumas observações.

  • Fácil manipulação.
    Ainda não testei usando banco de dados, mas com valores setados direto por código foi tranquilo.
  • Propriedades do gráfico.
    Achei muito legal a parte da manipulação do gráfico, com zoom, opções de configuração para o usuário ir configurando conforme vai visualizando, opção de exportar para imagem, e muito mais, tudo isso já implementado pela API.
  • Leque de opções.
    Ainda não consegui gerar aquele monte de opções que aparecia na pagina do projeto do JFreeChart, Até o momento só consegui gerar gráficos simples, como Pizza, de Barras e de Linhas.

[quote=Schimuneck]Hoje a tarde consegui testar somente o JFreeChart e segue algumas observações.

  • Fácil manipulação.
    Ainda não testei usando banco de dados, mas com valores setados direto por código foi tranquilo.
  • Propriedades do gráfico.
    Achei muito legal a parte da manipulação do gráfico, com zoom, opções de configuração para o usuário ir configurando conforme vai visualizando, opção de exportar para imagem, e muito mais, tudo isso já implementado pela API.
  • Leque de opções.
    Ainda não consegui gerar aquele monte de opções que aparecia na pagina do projeto do JFreeChart, Até o momento só consegui gerar gráficos simples, como Pizza, de Barras e de Linhas.

[/quote]

Quanto à parte dos dados do banco, se está implementando o padrão MVC está ok, pois, nenhuma lógica fica na camada de apresentação (web/swing).
Leque de opções , considere que os caras fizeram a coisa. Eles trabalham com isso há tempos, tem domínio de todas as funcionalidades.
E sim, as propriedades dos gráficos são muito interessantes. Em um pré projeto, na faculdade, há 3 anos, apresentei o pizza chart que gira. Num momento todos bocejavam, ou outro, estavam perguntando como eu tinha feito aquilo. Nada tão fantástico, mas para quem, naquela época, não conseguia colocar 2 botões posicionados corretamente num jpanel…