Estou começando com desenvolvimento web e gostaria de saber um bom guia de estudos sobre GWT, se possível também relatos sobre a experiência de vocês sobre esse framework, vocês acham que para aplicações comerciais, vale mais a pena utilizar o JSF 2 ou o GWT?
Kara comecei um projeto com GWT no meu trabalho, e acredito q vamos
abandonar o JSF 2 + PrimeFaces 3(boa dupla nao? isso ate conhecer GWT)… ate o momento
posso dizer que a reutilização de código é muito alta, pra quem ja utilizou
Delphi e fazia um formulario pai para consulta e um formulario pai para cadastro
pode muito bem fazer o msm com GWT, e pode fazer muito mais…criar seus próprios
componentes de acordo com suas necessidades, torna-los reutilizaveis…
o Layout da tela é incrivelmente melhor, mais facil de criar
tente colocar 3 componentes numa linha e dois na outra no JSF…depois vc me conta…
o desempenho e a produtividade também é muito alto, faça os testes… recomendo
fortemente. Isso é o futuro…na verdade ta bem presente…
flws
[quote=Sesshoumaru]Kara comecei um projeto com GWT no meu trabalho, e acredito q vamos
abandonar o JSF 2 + PrimeFaces 3(boa dupla nao? isso ate conhecer GWT)… ate o momento
posso dizer que a reutilização de código é muito alta, pra quem ja utilizou
Delphi e fazia um formulario pai para consulta e um formulario pai para cadastro
pode muito bem fazer o msm com GWT, e pode fazer muito mais…criar seus próprios
componentes de acordo com suas necessidades, torna-los reutilizaveis…
o Layout da tela é incrivelmente melhor, mais facil de criar
tente colocar 3 componentes numa linha e dois na outra no JSF…depois vc me conta…
o desempenho e a produtividade também é muito alto, faça os testes… recomendo
fortemente. Isso é o futuro…na verdade ta bem presente…
flws[/quote]
como fica do lado do servidor com GWT? eh tão facil como os managedBeans?
colocar 3 componentes numa linha e dois na outra no JSF eh muito facil pô, aê vc forçou a a amizade hehehehe
hehehe…mas da um certo trabalho colocar por exemplo: nome, cpf, rg numa linha e na outra email e telefone(todos atributos simples)
kara no lado servidor tenho uma interface Remota e uma Assincrona e uma
classe de implementação genérica, ou seja, os vários ManegedBeans foram substituídos
por uma classe, no inicio eu fiquei meio resistente a usar GWT, pois o PrimeFaces ta bala
mas…agora num quero nem saber…segue o link http://sencha.com/examples/#advancedforms
To usando maven, spring e gwt…
Galera, eu trabalho com os dois, tanto primefaces quanto GWT.
O GWT é mais chatinho de aprender e se caso for usar o nativo da google sem uma biblioteca igual o Ext GWT, toma uma surra daquelas.
Mas dois na minha opnião são bons para o desenvolvimento web.
Uma vantagem que eu acho fenomenal no GWT é o reconhecimento de navegadores, quando vc chama uma url feita em GWT ele avalia primeiro o navegador e gera os javascript em cima do navegador solicitado.
vcsmetallica o que me diria se fosse construir um software de grande porte, 5 mil tabelas no banco e cerca de 500 telas. qual dos dois usaria? prime ou gwt?
vi que o gwt tem um problema com hibernate, no caso do meu software 90% da regra de negocio usa consulta de banco de dados. esse problema ainda existe?
Muito obrigado pelas respostas pessoal, porém se possível, gostaria que pudessem me indicar um bom material para estudo, eu vi vários textos na internet que mostram o desenvolvimento de tela e talz, mas quase nada referente a integração com o servidor ou até mesmo com outros frameworks, tipo o Spring por exemplo, vocês conhecem algum bom tuturial, livro ou algo que possam me recomendar?
Eu não consigo compreender a arquitetura dele, como ele trata tantas telas diferentes ao mesmo tempo? ele faz o download completo para o cliente de toda a aplicação?
Entao cada caso é um caso
Trabalhei em um projeto usando primefaces que era bem grandinho. A parte de CRUD fizemos algumas coisas genericas, onde facilitava a vida do pobre desenvolvedor. com isso o tempo de desenvolvimento de tela caiu bastante.
Penso que independente da tecnologia a ser utilizada, devemos fazer uma ampla analise do que vai ser usado, se tem gente capacitado para ajudar, uma arquitetura solida.
com relação ao Hibernate ficarei te devendo, pq no projeto que eu trabalho com GWT usamos JDBC, é uma longa historia que não entra no merito!
Uma coisa que eu sei que atraplaha bastante é voce criar o seu projeto usando o Wizard do GWT no eclipse. Quando crio os projetos para GWT eu crio como pagina dinamicas e depois agrego as bibilotecas do gwt no projeto. Depois que eu fiz isso muitas coisas voltaram a funcionar como por exemplo o XStream.
Kara baixa o livro GWT in practice, la vc vai aprender a usar Maven+Spring+Hibernate+Ext-GWT,
muito bom o livro, se estiver com pressa leia os capitulos 4 e 9.
qualquer coisa tamo ai…
Eu gosto pra caramba do GWT, eu “evangelizava” ele aqui no fórum direto, hehe. Perdi o interesse com o tempo mas o framework é muito bom.
Sobre as duvidas da galera ref. a integração com frameworks, eu sugiro o estudo de como o GWT conversa com a camada server (RPC). No client, onde estão as telas, não é qualquer classe Java que pode ser usada, mas para conectar com o server, é feita uma chamada para um servlet. Uma vez no servidor, você pode usar Hibernate/Seam/Spring, o que desejar. Essa “restrição” ao uso de algumas classes no client se deve ao fato de que essa camada é convertida para Javascript pelo GWT, então não é QUALQUER classe que pode ir ali.
Mas o modelo é mesmo baseado dessa forma: client (restrições a algumas classes da Api Java + classes do GWT e do framework que estiver usando pra view) -> server (tudo Java, aqui é o que voce desejar).
Tinha um framework muito bom pra integrar o GWT com o Hibernate no lado do client que eu não me lembro o nome…e na view, o Sencha é fantástico, muito bom mesmo (é pago pra uso comercial). Enfim, eu recomendo o estudo pois o framework é mesmo muito legal, mas é completamente diferente de outros como JSF, Struts, VRaptor, etc.