[Resolvido]HashMap Chaves Duplicadas

Estou estudando as Collections e surgiu uma dúvida com relação a HashMap, não é possível de forma alguma ter chaves duplicadas, sendo assim fiquei em dúvida em porque/como o método equals funciona neste caso, com base no que já falei o equals servirá para comparar dois objetos de acordo com o atributo que eu especificar, porém a saída do código que eu testei ficou estranha, vejam:

package projetoparateste;

import java.util.*;

class Dog {
	String name;
	public Dog (String n) {this.name = n;}

@Override
	public boolean equals(Object o){
		if ((o instanceof Dog) && (((Dog)o).name == this.name)) {
			return true;
		} else {
			return false;
		}
	}
	@Override
	public int hashCode(){
		return this.name.length();
	}
}

public class ProjetoParaTeste {
    public static void main(String[] args) {
		Map<Object, Object> mapa = new HashMap<Object, Object>();
		Dog dg = new Dog("cao");
		Dog dg1 = new Dog("cao");

mapa.put(dg, "afonso");
		mapa.put(dg1, "jose");

System.out.println(mapa.get(dg));
		System.out.println(mapa.get(dg1));
    }
}

Retorna: Jose, Jose.
Não deveria dar erro quando tento usar uma chave “duplicada”?

Oi gRoOve,

Não da erro quando vc adiciona uma chave que já existe, o método put vai atualizar o valor da chave com o novo valor associado. Por isso que quando vc passou a mesma chave ele retornou o ultimo nome que você adicionou.

http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/HashMap.html#put(K,%20V)

Outro detalhe: A única regra do hashCode é que objetos iguais devem ter hashes iguais. Porém, a regra não diz nada sobre objetos diferentes.

Como é possível que objetos diferentes tenham hashes iguais, existe um tratamento para quando há colisão de hashCodes. Esse tratamento, envolve testar a chave em questão através do equals.
O HashMap só negará a duplicata caso, além do hash igual, o equals também indique que se trata mesmo de um objeto idêntico.