[RESOLVIDO] Ignorar letras Maiúsculas de Minusculas em JTextField

Olá tudo bem? podem me ajudar? estou com uma duvida, como faço para ignorar letras maiúsculas de minusculas em um jTextField?

Seguinte, tenho um código que, ao digitar o nome do cliente, com o resultado ele gera a pesquisa em um JTable (usando o evento keyReleased), porem, se tiver um cliente cadastrado com o nome de Ricardo, e outro ronaldo, no momento que eu digito a letra “r” minuscula ele apenas retorna o resultado do ronaldo e não do Ricardo, o mesmo acontece ao contrario, gostaria que , ao digitar a letra “r” independente se for maiúscula ou minuscula retornar o resultado de ambos clientes.

Estarei colando aqui o código de pesquisa que estou utilizando.

preencherTabela(“SELECT * FROM tbservicos WHERE nome LIKE '%”+txtPesquisa.getText()+"%’");

obs: testei essa forma também e não retornou nenhum resultado:

preencherTabela(“SELECT * FROM tbservicos WHERE nome LIKE '%”+txtPesquisa.getText().equalsIgnoreCase(txtPesquisa.getText())+"%’");

Agradeço dês de já…

O metodo é este mesmo
equalsIgnoreCase

não deu certo?? qual erro??

Não da mensagem de erro, porem , no momento que eu escrevo qualquer letra (que seja inicial de cliente cadastrado) ele não popula o jTable, simplesmente não retorna nada

Eu faço assim…
Ex:
vou pesquisar por pessoas que o nome inicie com "jo"
condição sql =

// considere os espaços 
select * from nomeTabela where nomeColuna like ' " + jo + "%' ";

sim, porem se eu realizar a pesquisa desta forma, no momento que se tiver algum cliente cadastrado com a inicial “JO” em maiúscula não ira retornar resultado, pois não ira ignorar as letras maiúsculas de minusculas

Na minha base de dados os nomes estão com inicial em maiúsculas, e retorna blz, tano maiúscula como minuscula.
Posta como vc ta fazendo a conexao com o banco de dados

public class conexao {
public Statement stm; //responsavel pela pesquisa
public PreparedStatement pst = null ;
public ResultSet rs; //guarda o que foi pesquisado
private String driver = “org.postgresql.Driver”;//driver do banco de dados
private String caminho = “jdbc:postgresql://localhost:5432/tcc”; //local do banco de dados
private String usuario = “postgres”; //usuario padrao
private String senha = “admin”; //senha banco de dados
public Connection conect;

public void conexao(){ // responsavel por realizar a conexao com o banco de dados
    System.setProperty("jdbc.Drivers", driver); //sertar conecção de draiver
    try {
        conect = DriverManager.getConnection(caminho ,usuario ,senha);

} catch (SQLException ex) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao se conectar ao banco de dados:\n" +ex.getMessage());
    }
}

public void desconecta(){ // responsavel por desconectar do banco de dados
    try {
        conect.close();

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Falha ao desconectar do banco de dados:\n" +ex.getMessage());
    }
}

public void executaSQL(String sql){
    try {
        stm = conect.createStatement(rs.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE,rs.CONCUR_READ_ONLY);
        rs = stm.executeQuery(sql);
       JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro:\n"+ex);
    }
}

}

eu estou utilizando o

PreparedStatement invés de Statment;

Connection con = conexao.metodoConecta();
 PreparedStatement stm = con.preparedStatement(sql);
 ResultSet rs = stm.executeQuerey();

while(rs.next()){
  // captura de dados
 }

Se alterar não ira dar problema no restante?

Altera somente no metodo que faz a captura no banco de dados.

Seria isso?

SELECT * FROM tbservicos WHERE lower(nome) LIKE '%"+txtPesquisa.getText().toLowerCase()+"%';
1 curtida

Me salvou, valeu manoo