Olá tudo bem? podem me ajudar? estou com uma duvida, como faço para ignorar letras maiúsculas de minusculas em um jTextField?
Seguinte, tenho um código que, ao digitar o nome do cliente, com o resultado ele gera a pesquisa em um JTable (usando o evento keyReleased), porem, se tiver um cliente cadastrado com o nome de Ricardo, e outro ronaldo, no momento que eu digito a letra “r” minuscula ele apenas retorna o resultado do ronaldo e não do Ricardo, o mesmo acontece ao contrario, gostaria que , ao digitar a letra “r” independente se for maiúscula ou minuscula retornar o resultado de ambos clientes.
Estarei colando aqui o código de pesquisa que estou utilizando.
preencherTabela(“SELECT * FROM tbservicos WHERE nome LIKE '%”+txtPesquisa.getText()+"%’");
obs: testei essa forma também e não retornou nenhum resultado:
preencherTabela(“SELECT * FROM tbservicos WHERE nome LIKE '%”+txtPesquisa.getText().equalsIgnoreCase(txtPesquisa.getText())+"%’");
Não da mensagem de erro, porem , no momento que eu escrevo qualquer letra (que seja inicial de cliente cadastrado) ele não popula o jTable, simplesmente não retorna nada
sim, porem se eu realizar a pesquisa desta forma, no momento que se tiver algum cliente cadastrado com a inicial “JO” em maiúscula não ira retornar resultado, pois não ira ignorar as letras maiúsculas de minusculas
Na minha base de dados os nomes estão com inicial em maiúsculas, e retorna blz, tano maiúscula como minuscula.
Posta como vc ta fazendo a conexao com o banco de dados
public class conexao {
public Statement stm; //responsavel pela pesquisa
public PreparedStatement pst = null ;
public ResultSet rs; //guarda o que foi pesquisado
private String driver = “org.postgresql.Driver”;//driver do banco de dados
private String caminho = “jdbc:postgresql://localhost:5432/tcc”; //local do banco de dados
private String usuario = “postgres”; //usuario padrao
private String senha = “admin”; //senha banco de dados
public Connection conect;
public void conexao(){ // responsavel por realizar a conexao com o banco de dados
System.setProperty("jdbc.Drivers", driver); //sertar conecção de draiver
try {
conect = DriverManager.getConnection(caminho ,usuario ,senha);
} catch (SQLException ex) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao se conectar ao banco de dados:\n" +ex.getMessage());
}
}
public void desconecta(){ // responsavel por desconectar do banco de dados
try {
conect.close();
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Falha ao desconectar do banco de dados:\n" +ex.getMessage());
}
}
public void executaSQL(String sql){
try {
stm = conect.createStatement(rs.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE,rs.CONCUR_READ_ONLY);
rs = stm.executeQuery(sql);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro:\n"+ex);
}
}