::RESOLVIDO::Inserir linha em jTable em tempo de execução

Boa tarde galera!

Estou desenvolvendo um sistema para controle interno de notas fiscais. No cadastro das notas estou enfrentando dificuldades na adição dos itens da nota. Essa adição é feita através de um jButton [Add Item] que pega os dados dos jTextField preenchidos e os insere no jTable. O problema é que só consigo inserir 1 (um) item por vez na jTable. O segundo item na verdade substitui o primeiro na tabela.

Estou utilizando duas técnicas.

private void PreencherTabela() {           

if (jTable1.getValueAt(0, 0) == null) {  //certifica se primeira celula tem conteudo
            Connect Con1 = new Connect();
            Con1.Conecta();
            String sql = "SELECT * FROM produtos WHERE desc_produtos_prod LIKE '"+Descricao.getText()+"'";            
            Con1.ExecutaSQL(sql);            
            jTable1.getColumnModel().getColumn(0).setPreferredWidth(10);
            jTable1.getColumnModel().getColumn(1).setPreferredWidth(10);
            jTable1.getColumnModel().getColumn(2).setPreferredWidth(10);
            jTable1.getColumnModel().getColumn(3).setPreferredWidth(10);
            jTable1.getColumnModel().getColumn(4).setPreferredWidth(10);
            jTable1.getColumnModel().getColumn(5).setPreferredWidth(10);            

DefaultTableModel modelotabela = (DefaultTableModel) jTable1.getModel();
            modelotabela.setNumRows(0);

try {
                Con1.resultset.first();

modelotabela.addRow(new Object[]{
                            Con1.resultset.getString("cod_prod"),
                            Descricao.getText(),
                            Unidade.getText(),
                            Qtde.getText(),
                            V_Unit.getText(),
                            Subtotal.getText()});

Con1.Desconecta();

} catch (SQLException erro) {
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Talvez este nome não esteja cadastrado no banco de dados. Tente outro nome. \n" + erro);      
            }

} else {

Con1.Conecta();
            String sql = "SELECT * FROM produtos WHERE desc_produtos_prod LIKE '" + Descricao.getText() + "'";
            Con1.ExecutaSQL(sql);

try {
                Con1.resultset.first();
            } catch (SQLException ex) {
                Logger.getLogger(Cad_Nota.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
            }

try {
       Collumnames = new String[] {"Codigo","Descricao","Unidade","Qtde","V.Unitario","Subtotal"};
       data = new Object[1][6];

Object[][] temp = new Object[data.length + 1][6]; //Objeto do tipo array que defini linhas e colunas
                for (int i = 0; i < data.length; i++) { // laço para percorrer o array (linha)
                    for (int j = 0; j < 6; j++) {          // laço para percorrer o array (coluna)
                        temp[i][j] = data[i][j];            
                    }
                }

temp[data.length][0] = Con1.resultset.getString("cod_prod");
                temp[data.length][1] = Descricao.getText();
                temp[data.length][2] = Unidade.getText();
                temp[data.length][3] = Qtde.getText();
                temp[data.length][4] = V_Unit.getText();
                temp[data.length][5] = Subtotal.getText();
                data = temp;
                jTable1.setModel(new DefaultTableModel(data, Collumnames));

} catch (SQLException e) {
                    e.printStackTrace();
            }
      }
}

Consigo adicionar o 1º item normal. O problema são as demais linhas. Ele até adiciona uma linha mas sem conteúdo.
Conto com vc’s amigos.

Cara, Swing realmente não é o meu forte, mas creio que tentar ajudar é melhor do que ficar em silêncio. Então… na apostila FJ16 da Caelum, tem um exemplo ensinando a mexer com JTable e TableModel. Dá uma sacada no índice e vê se ajuda.

Espero que isso possa ser uma dica.

Basta inserir uma linha no TableModel.

Se você não sabe fazer um TableModel, ou está usando o horrível DefaultTableModel, siga o link do lado do texto em vermelho na minha assinatura.

Boa tarde meus amigos!

O problema foi resolvido, agradeço a proatividade do Ravnus.
Vini, apesar de já ter visto vários posts seus criticando o DefaultTableModel foi com ele que resolvi o problema. Acredito que existam inúmeras formas de se utilizar o recurso, inclusive mais recomendadas do ponto de vista das boas práticas de desenvolvimento e E.S, porém, dentro de minhas limitações técnicas (na verdade sou Adm. de Redes e não desenvolvedor), foi o que consegui fazer. De toda maneira, agradeço pela ajuda e sei que certamente sua solução seria muito mais profissional.
Eis o código corrigido:

int count2 = 0;

if (jTable1.getValueAt(0, 0) == null) {
            Con1.Conecta();
            String sql = "SELECT * FROM produtos WHERE desc_produtos_prod LIKE '"+Descricao.getText()+"'";            
            Con1.ExecutaSQL(sql);            

modelotabela.setNumRows(0);

try {
                Con1.resultset.first();

modelotabela.addRow(new Object[]{
                            Descricao.getText(),
                            Unidade.getText(),
                            Qtde.getText(),
                            V_Unit.getText(),
                            Subtotal.getText()});

Con1.Desconecta();

} catch (SQLException erro) {
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Talvez este nome não esteja cadastrado no banco de dados. Tente outro nome. \n" + erro);
                erro.printStackTrace();               
            }

} else {

Con1.Conecta();
            String sql = "SELECT * FROM produtos WHERE desc_produtos_prod LIKE '" + Descricao.getText() + "'";
            Con1.ExecutaSQL(sql);

modelotabela.setRowCount(count2+1); //incrementa posição da linha

try {

Con1.resultset.first();
                modelotabela.insertRow(modelotabela.getRowCount(), new Object[]{ //pega a contagem atual da linha (getRowCount) e insere uma nova(insertRow)
                            Descricao.getText(),
                            Unidade.getText(),
                            Qtde.getText(),
                            V_Unit.getText(),
                            Subtotal.getText()});

count2++; //incrementa contador
                Con1.Desconecta();

} catch (SQLException e) {
                e.printStackTrace();
            }
        }

Você sequer tentou fazer sem o Default?
Não se engane. Usar o Default é ir pelo caminho mais difícil. Ele trará diversos problemas que nem sequer existirão se você fizer do jeito certo.

Ser admin. de redes não é desculpa para ser um desenvolvedor desleixado. Se é esse o caso, o que você está fazendo atuando com um sistema de notas fiscais? Essa desculpa pode até aliviar sua consciência, mas certamente não vai ajudar em nada quem for manter a porquice do Default depois.

Bom dia Sr. Vini Godoy, me assusta sua indignação com este recurso. Respondendo sua pergunta, eu tentei sim fazer sem o Default.
Em vez de retrucar suas ofensas (o que me deixa espantado, afinal, pelo que me consta vc é um moderador do fórum), prefiro agradecer dizendo que seus comentários foram muito construtivos e muito ajudaram a resolver o problema.
É de moderadores e comentários assim que os estudantes, profissionais e entusiastas do desenvolvimento java estão precisando. Continue assim.

Muito obrigado por tudo!
Abraço

Não é uma ofensa, é um cutucão. O DefaultTableModel foi criado pela Sun para servir de exemplo.
Ele realmente gera muitos transtornos, quebra modelos de software e torna o trabalho com JTable muito mais difícil, sujeito a erros e ineficiente do que deveria ser.

Fazendo um paralelo com redes: Você pode distribuir senhas de root para todos os seus usuários. Vai ser fácil e, aparentemente, num primeiro momento, resolve diversos problemas de conexão e acesso.

Agora, o que você me diria se, num fórum de redes, eu insistisse com você que estou dando a senha de root para todos os meus usuários, usando como desculpa o fato de ser um “programador e não um administrador de rede” e dizendo que esse “recurso” resolveu meu problema? Especialmente, depois de eu alegar que sabia que esse não era o jeito certo e já havia lido em diversos lugares que isso não deveria ser feito? Mesmo alegando inexperiência, não é desculpa para se fazer errado, é?

Aproveitando a deixa, pesquise também sobre PreparedStatement. O seu código está sujeito a SQL Injection, o que pode comprometer a segurança de todo o seu banco de dados.

Por exemplo, considere que algum usuário mal intecionado coloque a seguinte descrição de produto:

'); DROP TABLE Produtos; --

O PreparedStatement também resolve outros problemas, como evitar que seu programa dê erro caso o usuário use apóstrofe na descrição do produto, abstrair para você formatos de datas e permitir a inserção de dados do tipo BLOB. Ele também envia os dados de maneira mais otimizada pela rede, pois pode faze-lo de forma binária.

Ahhh, era esse o nível que eu esperava deste fórum. Muito obrigado. Espero que não tenha se chateado comigo. Agora com todas essas explicações TÉCNICAS me senti mais motivado a estudar o modo correto de fazer. Obrigado também pela dica do PreparedStatement, vou pesquisar.

Abraço!

[quote=crononsp]Ahhh, era esse o nível que eu esperava deste fórum. Muito obrigado. Espero que não tenha se chateado comigo. Agora com todas essas explicações TÉCNICAS me senti mais motivado a estudar o modo correto de fazer. Obrigado também pela dica do PreparedStatement, vou pesquisar.
[/quote]

Nem um pouco chateado. :slight_smile:
Não havia dado explicações técnicas pois você havia argumentado que já as havia lido, mas ainda assim optou por ignora-las.
Nesse caso, apelei mesmo para o cutucão provocativo. :wink:

Espero que não fique chateado comigo também.