[Resolvido] Interface de Programas com NetBeans

[color=blue]Olá, sou iniciante em Java e estou estudando por mim mesmo pelo Java How to Program (Java Como Programar) está tudo indo bem, mas gostaria de saber como utilizar a parte de criação de programas visuais - aquela que você arrasta um jButton por exemplo para dentro do Form- ao invés de ter de importar a classe… e ter de escrever o para criar aquele botão.
Será que existe alguma coisas que explique como usar isso no NetBeans.[/color]

Olha, camarada, arrastar e soltar botões e componentes não precisa de tutorial.
A questão é que, independente de arrastar componentes, você ainda precisa saber como programar a ação que o tal elemento deve realizar.
Suponha uma calculadora, um JButton para cada número, operação matemática básica ( +, -, *, /) e, ainda, para igual e limpar.
Como você fará para que, ao clicar em cada botão, a calculadora represente o número digitado ou efetue a ação solicitada?

Sem contar que o código gerado pelo NB é sujo, poluído, com muita coisa que você não precisa.

Mas, se quer mesmo aprender, crie um novo projeto e brinque com ele, arraste todos os componentes um a um e veja como eles reagem.
Na internet tem muita coisa sobre todos os elementos swing.

[color=blue]Obrigado achei no site do Java o ótimo tutorial que ensina como usar as GUI[/color]
Link: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&twu=1&u=http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/TOC.html&usg=ALkJrhg-axpYSBMpknIynOJS1isBi-SavQ

Bom dia a todos.

Para arrastar componentes, primeiramente a palheta de componentes tem que estar visível, e para que isto aconteça, você tem que iniciar o seu projeto como “Java Desktop Application” como na figura abaixo, indo no menu File ou Arquivo e clicando em New Project ou Novo Projeto.

Logo, a palheta de componentes aparecerá na barra de ferramentas do lado direito, é só clicar nela, e ela se expande, conforme figura abaixo:

É só arrastar os componentes desejados para dentro do JPanel ao lado que já vem com o Menu, que mais tarde voce poderá modificar até o menu.

Se fosse você e seguiria primeiro a dica do nosso amigo Drsmachado, aprenda primeiro a lidar com a linguagem do modo que o pessoal costuma chamar de programar na unha, isto é, nos tempos em que não havia IDEs como NetBeans e Eclipse, toda a linguagem era feita dentro de um bloco de notas, e ai voce já viu, que teria mesmo que entender toda o conceito da sintaxe da linguagem, eis que o bloco de notas não te oferecia o recurso de apontar os erros de sintaxe dentro do editor de texto.

E qual é a vantagem disto :?: :?: :?:

O Drsmachado já te deu a dica, que é você escrever código limpo, sem muita sujeira, além do que não basta só arrastar os componentes, você terá que configurá-los por muita das vezes utilizando o código, então é melhor já ir trabalhando com o código com uma sintaxe mais limpa, sem produzir muitos bytecodes na hora da compilação, para interpretar .

Voce pode programar na unha, mesmo dentro do NetBeans, a único diferença do bloco de notas, ele que o NetBeans só não te oferecerá o recurso da IDE gráfica, porém todos os outros recursos de criar classes e pacotes, além de ter o dicionário léxico e semântica, apontando os erros de sintaxe, permite voce criar os pacotes e ainda por cima, permite você compilar todo o teu projeto, sem precisar usar o prompt do DOS. Neste caso eu costumo chamar esse tipo de desenvolvimento dentro do NetBeans de “programar na munheca”, que é melhor do que “programar na unha”. Para optar por programar na munheca dentro do NetBeans, basta no momento de iniciar um novo projeto, escolher o “Java Application” que é primeira opção de projeto, conforme é mostrado na primeira figura.

Um abraço e um feliz Natal e um próspero ano novo.

Outro ponto é que, em geral, as empresas preferem o Eclipse ao NB.
Embora o Eclipse possua plugins para trabalhar com interface gráfica, normalmente se programa na mão.