[RESOLVIDO] JFormattedTextField

Olá,eu estou fazendo um calculador de dívidas,para isso usei JTextFields(OBS:Eu sei que existe o glorioso JTable mas prefiro usar este)
os nomes são: a3,b3,c3,d3,e3
Por aí tudo bem mas eu notei que mesmo convertendo os números contidos dentro dos JTextFields como double,se eu colocar:
num.num em algum JTextField
O eclipse acusa erro
Pesquisei muito sobre isto e achei alguns tópicos sobre o JFormattedTextField o qual provavelmente é a solução para meus problemas aceitando o (".") e também o (","),mas no entanto quero mais informações que me ajudem,pois eu não encontrei muita coisa a respeito do meu problema,o qual é:aceitar o ponto e a vírgula,aliás eu não sei nem como mexer com o JFormattedTextField,poderiam me ajudar?
Obrigado!

Primeiramente precisará decidir se usará o ponto ou a vírgula como separador de decimal.
Depois, se tbm quiser suportar separador de milhar, ai as opções ficam em usar DecimalFormat ou JFormattedTextField. Ambos vão ter uma máscara para fazer o parse do valor.

Ok,eu pretendo usar o seperador decimal de vírgula.Poderia me ensinar como eu posso fazer isto?Obrigado

Deixa eu ver se eu entendi
No DecimalFormat aonde você coloca os #### é tecnicamente o local onde os números/carácteres adentram,então no meu caso iria ser: ###,### ???
Eu estou sem meu pc e não posso testar

No decimalFormat, pra locale PT, virgula é ponto e vice-versa

Ok,deu tyudo bem,mas como faço para o valor do JTextField aceitar o DecimalFormat?Eu já coloquei o DecimalFormatSymbols e tudo mais ,agora eu só quero que o valor do JTextField aceite o DecimalFormat(nesse caso o jtextfield.getText() ) :+1:

E pq tá usando DecimalFormatSymbols? N lestes minha ultima resposta?
Precisa ler e compreender o tópico, sair copiando td n vai resolve

Achei que seria necessário,mas irei tirar

Porém eu compreendi,mas não entendi como aplicar no JTextField para se alguém digitar um número com vírgula o Eclipse compreender que se trata de um número do tipo double,eu já pesquisei varios tópicos,o problema é que eles têm outros objetivos,assim não consigo compreender completamente

Contando este tópico que você resolveu,ele tinha outro objetivo completamente diferente do meu,não estou dizendo que só estou aqui pra copiar códigos,só quero absorver para aperfeiçoar meu projeto :+1:t2:

Poisé, o objetivo n importa, lá tem tudo q vc precisa saber pra fazer.
DecimalFormat é o recurso q vai resolver seu problema, pode pesquisar sobre isso em qualquer lugar pra “absorver” ou esperar aqui alguém que lhe dê o código q resolva seu problema.

Eu dei uma pesquisada,fiz uns testes e deduzi que eu não preciso de nenhum dos dois,pois eles só colocam uma virgula automática,eu quero só que o JTextField aceite virgula exemplo:
3,5
Mas o Eclipse acusa erro,oque fazer quando alguém quiser fazer um calculo com número com vírgula?Não irá dar certo,na verdade estava tentando métodos feitos por mim mas nenhum chegou a realmente resolver meu problema :cry:

Sendo assim, na verdade o JTextField aceita virgula sem vc fazer nada, é só pressionar a tecla q ela aparece no campo…

Não é isto,colocar você coloca,mas o eclipse acusa erro,quero fazer um calculador de dívidas,algumas contas não tem números exatos,entendeu?

Isto realmente enche a cabeça,já tentei muitos métodos e realmente nada esta funcionando mas provavelmente não é nada muito difícil,eu que sou leigo em java e não consigo resolver estes problemas simples

Resolvi,estava passando o jtextfield.getText() para int com o Integer.parseint()
Assim o eclipse acusava erro
Para você que esta com dúvida e quer fazer cálculo com números decimais pelo JTextField troque o Integer.parseInt() para Double.parseDouble(),a única coisa ruim é que ele não detecta vírgula,só ponto então usem

.replace(’,’,’.’)

Isso faz com oque a vírgula seja detectada como um ponto,então os dois podem ser usados:
Código completo de um JTextField:

JTextField exemplo = new JTextField();
double x = Double.parseDouble(exemplo.getText().replace(’,’,’.’));