[RESOLVIDO] JSF - Managed Beans

Olá pessoal,

Sobre o framework JSF, eu posso criar os Managed Beans de duas formas:
[list]A primeira é utilizando o arquivo XML, informando qual é o nome do “bean”, classe e escopo. Depois coloco minhas propriedades.[/list]
[list]A segunda maneira é utilizando anotações.[/list]

Estava utilizando anotações, então instalei o JBoss Developer Studio e fui utilizar os recursos de criar um Managed Bean utilizando o arquivo faces-config.xml, onde ele utiliza a primeira opção (declara pelo XML).

Queria saber se para a aplicação isto tem alguma diferença? Ou seja, tem alguma vantagem ou desvantagem de utilizar XML ou Anotações para declarar meus Managed Beans?

Cara não sei se tem alguma diferença/vantagem significante… Na minha opnião prefiro os XML, por acreditar que essa separação possibilita uma melhor organização do projeto, e facilita na gerencia do código, mas a galera mais experiente vai dar suas exceletes opniões…

Boa tarde,

Eu gosto de configurar o MB via xml, pois centraliza as configurações. Quanto a configuração via anotação, você vai precisar compilar o código sempre que precisar modificar.
Um outro ponto, é que se você utiliza o eclipse Indigo (talvez já tenham corrigido esse problema - não sei), não vai conseguir utilizar o Ctrl+space para ver os metodos do MB caso esse esteja configurado via anotação.

Espero ter ajudado. :slight_smile:

Abraços

Eu sempre achei que o código ficaria mais organizado utilizando anotações, pois você não tem aquele XML enorme apenas com as definições dos beans.
No Hibernate por exemplo, o pessoal utilizava (não sei como está hoje) XML para definir a entidade, mas eu acho muito mais simples e fácil para manutenção nas versões atuais utilizar as anotações.
Pensei que no JSF seria a mesma coisa…

Pois eh… ai que esta o negócio, o ponto chave da discussão.

Tem alguns pontos fortes e alguns pontos fracos de cada um, vc usar via anotação fica cada configuração relacionado(a) à sua classe, e tals porém precisa de compilar sempre o código e pode perder Ctrl+space no Eclipse,

usando XML vc evita compilação porém aumenta o número de arquivos nos seus projetos…

Em fim… vai da necessidade de cada um, mas ainda fico do lado dos XML’s pois acho que fica mais organizado além de deixar o código mais “limpo”

Agora utilizando JSF + EJB + CDI.
Não vejo mais porque utilizar os XMLs e não vejo melhor organização.
Acho que realmente vai da aplicação, ou seja, do que se está utilizando.