Gente estou pensando seriamente em estudar desenvolvimento web em java (embora ainda esteja estudando POO, na faculdade), na realidade estou em dúvida entre java e PHP, mas estou em duvidosa com relação a até que ponto eu esterei dependendo da JVM na máquina do cliente. Por conta disso desativei o java no meu browser e tentei acessar os sites citados aqui (http://www.guj.com.br/java/246744-exemplos-de-sites-feitos-com-java) e só tive problema ao tentar “logar” no banco do Brasil, também lê a respeito do assunto e achei muita coisa relacionada a Applet. Isto significa que eu só dependerei da jvm do cliente se eu usar applets na construção do site? E se isso for verdade tem como eu construir um site em java sem usar Applets?
Se você usar applets o cliente deverá instalar o java.
Mas se não usar, o cliente não precisa do java, já que quem roda a aplicação é o servidor onde a sua aplicação estará instalada.
PHP tem um grande campo de oportunidades também.
[quote=romarcio]Se você usar applets o cliente deverá instalar o java.
Mas se não usar, o cliente não precisa do java, já que quem roda a aplicação é o servidor onde a sua aplicação estará instalada.
PHP tem um grande campo de oportunidades também. [/quote]
Tem como eu construir um site todo em java sem usar applets ou é algo muito irreal?
É claro, e não tem nada de sobre natural nisso.
Na verdade acho que 99% ou mais dos sites em Java não usam Applets.
[quote=Bruna Lima][quote=romarcio]Se você usar applets o cliente deverá instalar o java.
PHP tem um grande campo de oportunidades também. [/quote]
Tem como eu construir um site todo em java sem usar applets ou é algo muito irreal?[/quote]
Pense da seguinte maneira. Um site no cliente roda html/css/javascript, independente da linguagem que ele for feito no servidor. O useja, se usar ASP, ASP.NET, PHP, Java, o que quer que seja no servidor, o cliente precisará apenas de um browser pois o conteúdo que ele receberá é este.
Já applet é uma aplicação totalmente independente que rodará no cliente, para proporcionar recursos a mais do que o html/css/javascript. Applet não é a unica forma de se fazer isso, é possível fazer ActiveX, usar Flash, usar Silverlight e até mesmo criar plugins diretamente nos navegadores, até mesmo em código nativo! Com isso sua aplicação no cliente deixará de ser apenas um site (html/css/javascript). Se esse for o caso, é necessário usar applet ou qualquer outra dessas coisas. Vantagem de usar applet ? Você não precisa aprender 2 tecnlogias (por exemplo java para o server site e flash para o client side)… mas eu ainda acho que se existe essa necessidade realmente, o flash é muito mais difundido hoje e acaba valendo mais a pena, a não ser que a necessidade especifica seja mais facil implementar em java e não tenha a limitação de não poder ter a jvm no cliente.
Muita gente acha que java é uma tecnologia morta, exatamente por cauda das applets! Acham que se apagam o jvm e continuam usando normalmente a web, java não serve para nada… e não tem idéia do que é o server side!
Ah… e antes que me esqueça… com HTML5 é possível ter muito mais do que um “simples site” sem precisar recorrer a outras ferramentas (applet/Silverlight/flash/etc), mas é uma tecnologia que ainda esta engatinhando…
A propósito, considero que a tecnologia “applet” está morta e enterrada hoje em dia.
É que para ela funcionar adequadamente, você precisa que o usuário faça muita intervenção manual no browser (do tipo “instalar o plugin”, “habilitar o plugin”, “baixar a versão mais nova do plugin se o browser for automaticamente atualizado e ele passar a desabilitar automaticamente o plugin”, etc.) e isso só dá para fazer direitinho se a applet for usada apenas em um ambiente interno na empresa, porque aí o departamento de redes é que se encarregaria de fazer isso funcionar.
Mas pela minha experiência pessoal, vejo que isso também não funciona direito, devido ao fato que o departamento de suporte a redes nas empresas normalmente não tem tempo para ficar se atualizando e correndo atrás disso.
Só a considere se o problema a ser resolvido não puder ser resolvido de outra maneira. Por exemplo, em ambiente corporativo acaba sendo mais efetivo ter uma aplicação 100% Web ou 100% desktop (talvez JNLP, mas não applet). Devido aos inúmeros problemas de segurança que apareceram recentemente no Java, se eu estivesse encarregado do setor de segurança de rede de uma empresa, vetaria qualquer solução que dependesse de uma applet para funcionar.
[quote=entanglement]A propósito, considero que a tecnologia “applet” está morta e enterrada hoje em dia.
É que para ela funcionar adequadamente, você precisa que o usuário faça muita intervenção manual no browser (do tipo “instalar o plugin”, “habilitar o plugin”, “baixar a versão mais nova do plugin se o browser for automaticamente atualizado e ele passar a desabilitar automaticamente o plugin”, etc.) e isso só dá para fazer direitinho se a applet for usada apenas em um ambiente interno na empresa, porque aí o departamento de redes é que se encarregaria de fazer isso funcionar.
Mas pela minha experiência pessoal, vejo que isso também não funciona direito, devido ao fato que o departamento de suporte a redes nas empresas normalmente não tem tempo para ficar se atualizando e correndo atrás disso.
Só a considere se o problema a ser resolvido não puder ser resolvido de outra maneira. Por exemplo, em ambiente corporativo acaba sendo mais efetivo ter uma aplicação 100% Web ou 100% desktop (talvez JNLP, mas não applet). Devido aos inúmeros problemas de segurança que apareceram recentemente no Java, se eu estivesse encarregado do setor de segurança de rede de uma empresa, vetaria qualquer solução que dependesse de uma applet para funcionar.[/quote]
Assino embaixo! Construir qualquer solução nova em applet nos dias de hoje é “tiro no pé”… mas o pior é que tem gente que ainda insiste em fazer isso…
Nossa garotos muuuuuiiiiito obrigada , depois de todas essa ótimas explicações tenho certeza que vou investir no java web, beijo gente