(RESOLVIDO)mapeamento no hibernate

bom dia pessoal… bom antes de tudo agradeço pra quem me ajudar ai…

bom, vou direto ao assunto, estou criando um sistema que entre outras coisas vai intermediar compra/venda entre parceiros, sendo assim estou usando o hibernate aqui para criar as minhas tabelas. Tenho uma tb_parceiro e uma tb_venda, sendo que a tb_parceiro tem um id_parceiro e a tb_venda tem um comprador e um vendedor. Considerando que a um parceiro pode ter muitas compras e muitas vendas, mais que a venda ou a compra é para um unico parceiro, acredito que seja um para muitos (um parceiro para muitas compras, um parceiro para muitas vendas).
no código deixei deste jeito:

[code]
@Entity
@Table(name=“TB_PARCEIRO”)
public class Parceiro {

@Id
@Column(name="ID_PARCEIRO", nullable=false)
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE)
private int parceiroId;
    ...

@OneToMany(mappedBy="comprador", cascade=CascadeType.ALL, fetch=FetchType.LAZY)
private Collection<Venda> vendasComprador;

@OneToMany(mappedBy="vendedor", cascade=CascadeType.ALL, fetch=FetchType.LAZY)
private Collection<Venda> vendasVendedor;[/code]

e

[code]@Entity
@Table(name="TB_VENDA")
public class Venda {

@ManyToOne(fetch=FetchType.EAGER, cascade=CascadeType.ALL)
@JoinColumn(name="ID_PARCEIRO", nullable=false)
private Parceiro comprador;

@JoinColumn(name="ID_PARCEIRO", nullable=false)
private Parceiro vendedor;	
    ...[/code]

está dando a seguinte exceção:

2010-06-04 12:06:38,687 INFO org.hibernate.cfg.annotations.CollectionBinder(3) Mapping collection: net.upaid.cvc.entidades.Parceiro.vendasVendedor -> TB_VENDA
java.lang.ExceptionInInitializerError
Caused by: org.hibernate.MappingException: Repeated column in mapping for entity: net.upaid.cvc.entidades.Venda column: ID_PARCEIRO (should be mapped with insert=“false” update=“false”)
at org.hibernate.mapping.PersistentClass.checkColumnDuplication(PersistentClass.java:605)
at org.hibernate.mapping.PersistentClass.checkPropertyColumnDuplication(PersistentClass.java:627)
at org.hibernate.mapping.PersistentClass.checkColumnDuplication(PersistentClass.java:645)
at org.hibernate.mapping.PersistentClass.validate(PersistentClass.java:420)
at org.hibernate.mapping.RootClass.validate(RootClass.java:192)
at org.hibernate.cfg.Configuration.validate(Configuration.java:1099)
at org.hibernate.cfg.Configuration.buildSessionFactory(Configuration.java:1284)
at net.upaid.cvc.util.HibernateUtils.<clinit>(HibernateUtils.java:18)
Exception in thread “main”

eu mudei os dois insert e updateable como disse la na descrição do erro mais ainda não ficou como eu queria, criou apenas um campo la na tabela referenciando o parceiroId, mas não era bem o que eu queria, eu queria dois (um para comprador e outro para vendedor). Deixei o código como abaixo para funcionar deste jeito que não é bem o que eu quero:

[code]@Entity
@Table(name=“TB_VENDA”)
public class Venda {

@JoinColumn(name="ID_PARCEIRO", nullable=false, insertable=false, updatable=false)

@JoinColumn(name="ID_PARCEIRO", nullable=false, insertable=false, updatable=false)
    ...[/code]

alguém saberia me ajudar com isso?

editando… resolvi, eu tinha colocado no name da joinColumn o nome da coluna na tabela referenciada, na verdade é o nome da coluna na tabela que referencia, (nesse caso a tb_venda)…

resumidamente eu que comi bola…

Repeated column in mapping for entity: net.upaid.cvc.entidades.Venda column: ID_PARCEIRO

ou seja, a coluna ID_PARCEIRO ta se repetindo, o certo seria

[code]
@Entity
@Table(name=“TB_VENDA”)
public class Venda {

//ID_COMPRADOR
@JoinColumn(name=“ID_COMPRADOR”, nullable=false, insertable=false, updatable=false)

//ID_VENDEDOR
@JoinColumn(name=“ID_VENDEDOR”, nullable=false, insertable=false, updatable=false)
…[/code]

1 curtida