[Resolvido]Modificando o viewport de um JScrollPane

Fala galera, seguinte:

Eu to desenvolvendo esse programa aqui, e to enfrentado algumas dificuldades.

A principal é o seguinte: quando a imagem é muito grande ou o zoom tá muito grande, e usuário desloca-se para uma determinada área da figura, ele trabalha naquela área sem problema. Até aí tudo bem. Mas, quando ele troca a imagem, como quando ele cria uma nova ou abre outra já existente, e tenta volta pra primeira figura ele não volta pra parte da imagem que ele tava editando, mas sim pro canto superior esquerdo da imagem, entendem, eu tentei contornar isso com o código abaixo, mas não funciona, pois de alguma forma ele se perde entre uma modificação do conteúdo do view port e outra. Observem o código:

Abaixo, segue o código que tenta salvar o ponto que ele tava editando e recuperar o da outra imagem entre uma troca de imagem pela outra:

[code] /**
* Modifica o foco para imagem na posição indicada
*
* @param posicao
* a posição da imagem da lista desta instância
*/
public void modificaImagemFocada(int posicao) {
if (posicao != this.nbFocada) {
this.nbFocada = posicao;
}
getImagemAtual().setPontoVisivel( jspBase.getViewport().getViewPosition());//Esse método recebe um objeto do tipo point
Imagem imagem = null;
if (this.nbFocada < 0
|| this.nbFocada >= this.getLsImagens().size()) {
if (this.getLsImagens().size() == 0) {
imagem = this.novaImagem();
} else {
this.nbFocada = this.getLsImagens().size() - 1;
imagem = this.getLsImagens().get(this.nbFocada);
}
} else {
imagem = this.getLsImagens().get(this.nbFocada);
}
dmTamanho.setSize(imagem.getTamanho().getWidth()*imagem.getZoom(), imagem
.getTamanho().getHeight()*imagem.getZoom());// é o tamanho da área de desenho sendo modificado
jpArea.revalidate();//é a area de desenho sendo redimensionada
dsDesenhista.defineImagem(imagem);
jpArea.repaint();

jspBase.revalidate();// é o scroll pane onde está a área de desenho sendo revalidado
		SwingUtilities.invokeLater(new Runnable() {

@Override
			public void run() {
				// TODO Auto-generated method stub
				jspBase.getViewport().setViewPosition(getImagemAtual().getPontoVisivel());

}
		});

setStNomeImgAtual(imagem);

aDesfazer.setEnabled(getImagemAtual().getDesfazerRefazer().canUndo());
		aRefazer.setEnabled(getImagemAtual().getDesfazerRefazer().canRedo());

this.atualizaMenu();
	}

[/code]

up!

E então galera, ninguém?

Up!

O método para posicionar o scroll pane está certo. Tente debugar para ver se o getImagemAtual() está retornando o objeto esperado.

Sim está. O problema aparentemente é que mesmo quando eu mando aumentar o jpanel dentro do viewport, o mesmo não aumenta de imediato. Leva um tempo pro viewport aumentar, Já tentei usar o invokeLater() do Swing, mas não foi.

Tentei então usar o Property listenner, e por incrível que pareça, quando o tamanho muda, ele não é disparado. Por outro lado,se eu usar um propertychangelistenner, ele funciona, más não dá pra saber qual propriedade foi modificada(Ou dá?). Então, acho que minha única chance é herdar o JView port e reescreve-lo para atender minhas necessidades. Só que pra isso, eu preciso ver o código fonte dele. Alguém sabe onde eu posso ver o código fonte Swing?? Desde já, agradeço.

Estranho. O processamento pesado deveria “congelar” a tela, mas assim que terminado, o restante do método deveria executar normalmente. De qualquer forma, você deve disparar uma nova thread fora do swing para separar este processamento. E o invokeLater faz o contrário, que é fazer com que seu runnable execute dentro da thread do swing.

Sim, usando o método getPropertyName():

public void propertyChange(PropertyChangeEvent evt) { String propriedade = evt.getPropertyName(); . . . }

Bem, já tinha até deixado de lado, mas finalmente consegui achar o código da Jviewport. Olhando lá. descobri o que o Jcomponent já tem um listenner para redimensionamento. Então o código ficou assim:

JPanel mesa = new JPanel();
		mesa.setLayout(new BoxLayout(mesa, BoxLayout.X_AXIS));
		mesa.add(Box.createHorizontalGlue());
		mesa.add(this.jpArea);
		mesa.add(Box.createHorizontalGlue());
		mesa.setBackground(Color.gray);
		mesa.setPreferredSize(dmTamanho);
		mesa.addComponentListener(new ComponentListener() {

@Override
			public void componentShown(ComponentEvent arg0) {

}

@Override
			public void componentResized(ComponentEvent arg0) {
				jspBase.getViewport().setViewPosition(giGerenciador.getImagemAtual().getPontoVisivel());
			}

@Override
			public void componentMoved(ComponentEvent arg0) {

}

@Override
			public void componentHidden(ComponentEvent arg0) {

}
		});

this.jspBase.setViewportView(mesa);

Pra quem tiver problemas parecidos, eis a solução.