[RESOLVIDO] NUMBER(8) ou VARCHAR2(8)

Em uma tabela, preciso adicionar a coluna CD_ALGUMA_COISA. Este código tem por padrão tamanho máximo de 8 digitos, e vem com zeros à esquerda.

Minha dúvida é:

Qual seria o tipo apropriado para aplicar à esta coluna? Sendo que não vou fazer nenhum tipo de calculo com esses dados.
Haveria algum tipo de impacto considerável no armazenamento ou performance da consulta?

[quote=ul1sses]Em uma tabela, preciso adicionar a coluna CD_ALGUMA_COISA. Este código tem por padrão tamanho máximo de 8 digitos, e vem com zeros à esquerda.

Minha dúvida é:

Qual seria o tipo apropriado para aplicar à esta coluna? Sendo que não vou fazer nenhum tipo de calculo com esses dados.
Haveria algum tipo de impacto considerável no armazenamento ou performance da consulta?[/quote]

Você mesmo já respondeu sua pergunta.
Você irá fazer algum cálculo com esta coluna? Não. Então utilize VARCHAR2-8.
Aplique esta regra, com exceção para campos de auto incremento (IDs) (normalmente chave primária da tabela).

Performance: nenhum problema.
Armazenamento: eu não me preocuparia com isto (exceto quantidade MUITO grande de dados). O VARCHAR2-8 ocupará no máximo 8 bytes em disco. Já o NUMBER(N,p) também tem tamanho variável, sendo que o NUMBER-8 ACHO que ocupa menos espaço em disco que um VARCHAR2-8 (considerando um valor 99999999).