Até onde eu sei, o Java infelizmente não oferece o recurso de uma variável poder consultar o próprio nome. Uma saída seria criar esse atributo em seus objetos e passar o valor adequado no construtor.
não sei se entendi muito bem a sua dúvida, mais você pode sobreescreve o método toString(), e retornar por exemplo “carro” + o valor de algum atributo da sua classe.
public String toString(){
return "carro"+this.cor;
}
Carro carroAmarelo = new Carro();
carroAmarelo .cor = "Amarelo";
System.out.println(carroAmerelo.toString());
[quote=ivesbertoli]Galera, desculpe pela ignorância neste sentido, mas estou precisando fazer com que um objeto consiga saber o nome dele, por exemplo o código abaixo:
Carro carro = new Carro();
preciso de algum método que faça com que o objeto “carro” saiba que o nome dele é “carro”… de maneira automática
outro exemplo
Carro carroAmarelo= new Carro();
neste caso o nome esperado é “carroAmarelo”…[/quote]
não só não é possivel, como seria incorreto ter essa funcionalidade. A variável é onde fica uma referencia ao objeto e diferentes variáveis podem referir-se ao mesmo objeto, e diferentes objetos pode ser referenciados pela mesma variável ( não simultaneamente, é claro)
Portanto, essa feature seria completamente embecil e ilógica se existisse. Se o “nome é do objeto” deve existir uma propriedade “nome” no objeto. São simples assim. Fazer isto não é uma limitação do java ou da OO. É como lógicamente deve ser.
Concordo contigo sergiotaborda, enfim, para o uso que estou propondo aqui vou precisar dessa informação, assim sendo, vou manter a ideia incial de criar um atributo que guarde essa informação.