[Resolvido ]Programas e Sistemas Operacionais sem Linguagens

Olá bom dia a todos , eu estava pensando comigo mesmo todos os programas ou sistema etc[…] precisam de uma linguagem. Mas se tudo é binário no final eu queria saber se é possível programar direto em binário sem usar linguagem sem nada só chegar meter dois fios na minha placa mãe e ligar e desligar da tomada pra ver se eu crio alguma coisa e se eu seguir o padrão anscii eu chego a fazer algo importante ou só algo visual legal.

a questão é isso é possível ? como ?

sempre tive essa curiosidade de saber isso , pois antigamente os primeiros Computadores eram desenvolvidos assim .

e se é possível programar assim por que ninguém faz ? seria bem mais fácil falar com o computador diretamente , por mais embolado se fica-se no desenvolvimento o cara fazia umas citações e no código final removia seria bem bacana.

também quando abro alguns arquivos do windows ou qualquer outro sistema com o Notepad++ aparece umas letras uns textos e se eu mudar lá as coisas escritas certinho muda no programa eu já traduzi um programa em inglês assim certinho. e lá conta com a tabela anscii que tem um padrão de código daria pra fazer uma estrutura bem legal em estilo código.

o windows faz esse código quando os programas não podem rodar em modo MSDOS:

MZNULLNULLNULLÿÿ NULLNULL @NULLNULLNULLNULL 8NULLº ´NULLÍ!¸LÍ!This program cannot be run in DOS mode.

O método acima mostra com os espaços nulos escritos , abaixo como realmente é :

MZ ÿÿ ¸ @ 8 º ´ Í!¸LÍ!This program cannot be run in DOS mode.

um exemplo simples seria este :
Tabela ascii incompleta (Somente para exemplo).

Make       Decimal           Binario          Hex
alt +          0              0000000         00   -- Null – NUL
alt +          1              00000001        01  --Start of Heading – SOH
alt +          2              00000010        02  --Start of Text – STX
alt +          3              00000011        03 --End of Text – ETX

Acima tem o metodo de fazer a o comando agora como ficaria se fosse programado manualmente e ordenadamente :
Exemplo:

SOH
STX Hellow World!!ETX

os espaços vazios seriam os nulos a agora as questões são :
por que ninguém usa esses métodos?
Seria Bem Fácil se fosse organizado ?
Seria universal ?

Claro que pode escrever diretamente, basta você conhecer as instalações suportadas pelo processador para o qual está desenvolvendo.

Sobre programar diretamente na placa, há quase 20 anos meu primeiro programa foi escrito assim.
Havia uma memória RAM e um microcontrolador montado num protoboard.
Utilizávamos jumpers para configurar os bits 0 e 1 e o endereço onde aqueles bits seriam gravados, em seguida pressionavam os um botão e pronto, havia uma instrução gravada em uma posição de memória.

É extremamente trabalhoso, lembro que levei cerca de 5 horas pra apresentar “Ricardo” em um display de 8 caracteres.

3 curtidas

nossa que demais , acho muito interessante isso , mas e se eu não escrever diretamente para um processador mas já fazer um compilado em assembly para facilitar essa parte e fazer para qualquer processador o resto diretamente funcionaria chamando o arquivo assembly e ir criando em cima dele ?

Assembly não é compilado, só é traduzido.
E mesmo assim, você vai precisar conhecer as instruções do processador para o qual estará escrevendo.

Porque dá muito trabalho. mas… muito trabalho mesmo. As linguagens representam uma evolução para o programador. Atraves delas o programador passou a pensar muito mais na logica das coisas que na engenharia binaria computacional em sí. A intenção das linguagens e’ deixa-la cada vez mais proxima do natural da linguagem humana, e esta por sua vez atraves do compilador transformar tudo em 0 e 1 ( linguagem da maquina ). O que você está postando representa um retrocesso, não e’ que está errado pensar em binario, mas o tempo de montagem e complexidade de ficar vendo toda hora sequencias de 0 e 1 e’ pra deixar qualquer um louco.