no google vc acha “how to” pra fazer funcionar em qualquer distro e nada que vc não perca 1 ou 2 minutos pra resolver. funciona e muito bem por sinal
Vou ser sincero com vocês. Nunca sequer mexi com Linux…
:roll:
Linux tem alguma vantagem em relação ao Windows pra desenvolver em Java?
To precisando formatar meu notebook, e acho que vou colocar Win 7 e alguma distro do Linux pra rodar e estudar esse SO.
Sempre vejo desenvolvedores falando tão bem dele…
Tenho utilizado o Arch Linux há mais de 4 anos, versão 64 bits no meu desktop e versão 32 bits no notebook.
A versão do desktop eu nunca formatei, é a mesma desde a instalação de 2008. No notebook formatei uma vez apenas em 2009, pois queria trocar o tipo de filesystem!
Não lembro quando foi a ultima vez que ele travou, e lembro que quando travou, foi questão de analisar os logs e fazer algum ajuste de configuração.
O que acontece que as vezes você atualiza algum pacote “bugado” e precisa “voltar o anterior”… quem conhece o gerenciado de pacotes pacman, vai ver o quanto ele é eficiente.
Eu já usei Slackware, Red Hat, Conectiva, Suse, OpenSuse, Ubuntu, dentre diversos outros. Sou da opnião que não existe um só linux perfeito e dependendo do cenário, tem distros que se encaixam melhor, mas confesso que hoje não troco Arch Linux por nada.
Eu sofri muito com o Ubuntu 8… o 7.04 na minha opnião foi o melhor Ubuntu que usei, mas vejo que a facilidade que ele traz, também traz pontos negativos.
Em relação ao 32 bits e 64 bits, no geral depende muito dos aplicativos que você utiliza. Para trabalhar com Java e Eclipse, confesso que não senti diferenças gritantes entre as 2 versões. O Arch funciona bem com 64 bits pois tem o repositório multilib que permite rodar coisas que só tem para 32 bits.
Até meu filho utiliza o linux para jogos (supertux, supertuxkart, emuladores nintendo 64, snes, mega drive, jogos em flash, etc) e para assistir filmes no youtube (e ele tem somente 5 anos)!
Nunca travou com ele também…
As 2 máquinas são DELL mas não são top de linha!
no google vc acha “how to” pra fazer funcionar em qualquer distro e nada que vc não perca 1 ou 2 minutos pra resolver. funciona e muito bem por sinal[/quote]
Bom o Firefox já vem pré instalado no ubuntu, então é só usar. Chrome tem versão 64 pra baixar. Skype tem um repositório que tu habilita e aí já da pra instalar via apt-get.
Cara sério tu nem vai se tocar que Tá usando 64 ou 32.
Todas as milhares de aplicações que estão no repositório é só instalar de boa. Alguma que tem que baixar por fora, hoje em dia sempre tem uma versão de 64bits.
E se por ventura algum app tosco inventar que precisa de alguma lib 32 tu ainda pode instalar o IA32, que é um conjunto de libs pra rodar coisas 32 na versão 64, mas é raro precisar disso.
Obrigado galera, consegui tirar todas as minhas dúvidas!
Abraços.
mas ai vc tem q dar uns tapinhas pra ficar boa… hehe
independente de distro, linux é linux, sempre haverá meios de fazer o sistema ficar rapido.[/quote]
Verdade. Mas ai to na dúvida.
Talvez instale o Slackware.
Agora o que to achando pior da versão que to usando aqui é a parte gráfica.
Não me adaptei com o novo gnome.
Estou usando o Ubuntu 12.04.
O único problema que tive foi em relação ao Banco de dados Oracle
o qual só é suportado pela versão 11.10 ou anterior…
Sou usuario do Debian squeeze tambem, dos problemas que tu citou compartilho apenas o problema com o flash (no google chrome) e períodos de lentidão (que eu não tinha no lenny), mas no caso da lentidão eu não culpo o sistema, meu PC é lá do inicio do século e acredito que os novos recursos estejam pesando mais do que os do lenny.
Tentei migrar para o Fedora, mas o gnome 3 não rodou aqui nem a pau, ficou extremamente lento. Estou pensando em instalar o Fedora com algum gerenciador gráfico mais leve, mas realmente estou na duvida, estou tão adaptado ao Debian…
Usei o Arch por um bom tempo também, e concordo que o pacman realmente rooxxx!!!
Passei um tempo com Debian, porém com a maturidade do Ubuntu vindo a tona, passei a utiliza-lo. Apesar de ter odiado o Gnome-shell gnome3
Hoje tenho uma versão “enxuta” do ubuntu 12.04 e com o MATE apenas como gerenciador de desktop, e vou te falar, ta finooooo!!
Usuário do Ubuntu 12.04 64bits … mas vou abandona-lo no notebook, mantendo-o apenas no desk.
Vira q meche preciso usar o virtualbox e as vezes trava tudo, só desliga no modo bruto.
Tenho um Dell vostro 3450 com 2 placas de vídeo, placas de vídeo flex ainda não tao 100% no linux.
A zica é com o note dell, ubuntu é um bom S.O. , no quesito de desenvolvimento não tenho do que reclamar.
Vou tentar instalar o fedora 17 , se não rolar tento o debian e se não tiver jeito volto pro ubuntu
Também tenho um note dell, um xps, com vídeo integrado intel e dedicado nvidia. Para resolver a bronca com isso, recomendo esse artigo muito bacana:
http://www.ubuntero.com.br/2012/04/dell-xps-com-intel-e-nvidia/
Comigo deu certo.
Mesmo tendo um note bom, com desempenho, acho o gnome 3, kde 4.8 e unity x.x muito carregados. Então instalei o xubuntu 12.04, que é o ubuntu usando o xfce no lugar desses outros que citei. Cara, é muito tranquilo.
Fica a dica.
O meu vostro3450 é com vídeo integrado intel e dedicado ATI(HD6630M), uma pena que o Bumblebee não serve nesse caso
Estou usando o Ubuntu 12.04, mas também não estou gostando em relação as versões antigas do mesmo.
Está travando, coisa que não costumava acontecer.
Também já usei o Debian, muito bom, só não coloquei ele no meu Note ainda no lugar do Ubuntu 12.04 por preguiça mesmo.
Nossa e eu que achei que era só eu que tava com problema.
O que tenho percebido (depois de ler os posts e muita pesquisa na NET) é que o sistema trava de acordo com o Hardware, então talvez estejamos falando besteira de qual a melhor distribuição para usar.
Seria correto perguntar então qual o esquema de configuração que estão usando, tipo distro + kernel + gerenciador gráfico.
No caso do meu PC tem uma placa de Vídeo da NVidea e o Chipset é destes moderninhos, então pode ser que seja isso tb, igual alguns relataram.
Já utilizei mais de 10 tipos de linux (debian, open suse, madriva, ubuntu, mint, fedora, etc e etc), mas como S.O. principal durante mais de um mês, só o madriva, ubuntu e agora com o lubuntu.
Mas estou pensando seriamente em ir para o arch linux e parar com esse negócio de ficar instalando a cada 6 meses, sem contar que esta última versão do ubuntu (e seus derivados) está travando muito, dando muitos bugs do nada…
[quote=williamlopes]Já utilizei mais de 10 tipos de linux (debian, open suse, madriva, ubuntu, mint, fedora, etc e etc), mas como S.O. principal durante mais de um mês, só o madriva, ubuntu e agora com o lubuntu.
Mas estou pensando seriamente em ir para o arch linux e parar com esse negócio de ficar instalando a cada 6 meses, sem contar que esta última versão do ubuntu (e seus derivados) está travando muito, dando muitos bugs do nada…[/quote]
E com certeza isso funciona bem no Arch (a não ser que precise mudar o filesystem)…
Digo pois meu desktop esta com a mesma instalação desde 2008 e o note desde 2009.
O detalhe é que sempre que for atualizar coisas grandes no Arch você precisa de tempo, pois podem surgir problemas, incompatibilidades e exigir algumas horinhas de ajuste (que na minha opnião é muito melhor do que ficar toda hora reinstalando o sistema inteiro).
Experimenta o Arch que você vai gostar!
O meu também é notebook Dell, o único problema que tenho é que o Ubuntu não reconhece a placa de vídeo Nvidia como a principal, tem até
um projeto Open source para fazer funcionar, mas achei meio gambiarra, como não uso o Ubuntu pra jogar, só pra desenvolver
uso a placa da Intel mesmo. Talvez um dia a Nvidia preste mais atenção na comunidade Linux.