[RESOLVIDO] Quando utilizar um Webservice?

Boa noite galera,
tudo bem?

Sou iniciante na linguagem Java (média de 6 meses … conhecimentos estão em JE22, TomCat, Mysql, Maven e SpringMVC) e estou querendo me “aventurar” no mundo dos webservices. Tenho lido bastante, mas ainda estou com um pouco de dificuldade para responder a pergunta descrita no título, quando preciso utilizar um webservice?

De modo bem amplo, até já consegui compreender. Entendo que em cenários onde terei um website, uma app para Android, um app para iOS e etc … faz sentido construir um webservice que proverá as interações entre as aplicações e o banco de dados. Então, agora sendo bem especifico, em um cenário onde o cliente possui um banco de dados local e quer integrar em uma solução na Nuvem(de maneira bi-direcional), como por exemplo o SalesForce, preciso de um webservice? Porque?

Obrigado.

Abraço.

Um webservice é uma forma de distribuir processamento / remote procedure call

Localmente vc pode fazer “servicos” (classes, componentes, dlls). Mas se vc pode precisar comunicar diferentes componentes que podem ou não estar no mesmo servidor fisico, ou precisa de isolamento/integração de diferentes tecnologias, ai vc tem uma gama de tecnologias ( SOAP, Corba, Rest, EJB, mensagerias, arquivo/batch)

O webservice usa o mecanismo de transporte http(s). Se vc pode acessar com o browser, ta valendo.

Http tem vantagens como os códigos 2xx 3xx e 4xx padronizados, headers, etc. é muito fácil lidar com cache (esse etag mudou? Ô recurso foi modificado desde dia x?), rate limit, mime-type, por exemplo. Fora diferentes formas de autenticação, load balance pode ser trivial, etc. E existem infinidade de bibliotecas pra isso.