Sou programador, sei desenvolver alguns algoritmos e trabalhar com algumas estruturas de dados. Mas eu não sei como se controla um estoque, não entendo de tesouraria, não sei de leis nem como funciona uma academia, etc…
No entanto, estou tentando criar um projeto para efeitos de portifólio e, embora eu saiba fazer um CRUD básico, não sei nem por onde começar para aprender sobre o funcionamento de uma academia (ajudaria se eu fosse dono ou fosse um funcionário!).
Daí tive a ideia de conversar na academia local e pedir ajuda, vou dizer que to na faculdade e que é um trabalho de faculdade. Mas como eu devo fazer essa comunicação? Tem algum tipo de procedimento protocolado já? Eu sei que esta é a fase de ‘levantamento dos requisitos do sistema’, acredito eu. Se alguém puder me ajudar nisso, indicando alguma fonte literária ou dando dicas.
Além disso, e caso eu não tivesse meios de conversar com um empresário, como um programador pode aprender? Me parece tão distante do que o programador efetivamente faz…Lembra o ‘laboratório’ que os atores fazem!
Lembro que já cheguei a baixar alguns pdfs sobre ‘gestão de estoques’, mas comecei perceber que eu tava estudando administração e não acho saudável isso, sou programador, é muito pra ficar estudando… deve haver uma maneira de absorver esses conhecimentos sem precisar me tornar aministrador de empresas ou comericiante ou tesoureiro ou…
Obrigado desde já, a ajuda de vocês será muito bem vinda!