Estou fazendo uma aplicação e me deparei com o seguinte problema enquanto tentava abrir um arquivo .jasper em um jasperViewer:
Resource not found at: arquivo.jasper
Ok, vamos lá, estou já com alguns arquivos .jasper rodando tranquilo na aplicação, eles abrem e mostram o conteúdo tudo certo, porém esse .jasper que está dando problema ele possui 5 subreports dentro dele, então copiei os subreports que compõe esse report e joguei para a mesma pasta que todos os reports estão:
Galera consegui resolver o problema, @dlemos me jogou uma luz, porém fiz de um jeito que acredito que não seja a melhor maneira de realizar isso, segue o meu código:
e na source do jaspersoft: <subreportExpression><![CDATA[new File ($P{path},"imageReport.jasper")]]></subreportExpression>
depois disso defino o tipo do paramatro Path para java.io.File.
agora olha a G A M B I. Ele funciona de boa rodando no Netbeans pq ele pega o arquivo (.jasper) pelo caminho onde o projeto está sem ser o .JAR, então ele funciona de boa. O problema é quando você executa o .JAR, ele não consegue acessar (ou não conseguir achar um jeito) os arquivos dentro dele, então o que eu fiz, dentro do dist criei uma pasta src/SGBD/relatorios/arquivo.jasper, legal funfou dboameuamigo, PORÉM meus arquivos .jasper agora estão “soltos” na pasta dist, o que pra mim não é uma solução nada interessante.