Olá povo, uma pequena duvida em relação a utilização de Exceptions.
Por exemplo eu devo usar apenas qnd elas são exceções verificadas, ou mesmo que seja uma RuntimeException eu devo prefirir usa-lá ao invéns de um simples teste condicional?!
Olá povo, uma pequena duvida em relação a utilização de Exceptions.
Por exemplo eu devo usar apenas qnd elas são exceções verificadas, ou mesmo que seja uma RuntimeException eu devo prefirir usa-lá ao invéns de um simples teste condicional?!
Que teste condicional substituiria o uso de uma RuntimeException?
Dê uma lida nos seguintes artigos:
Não sei se estou falando bobeira, mas por exemplo, em uma classe ContaCorrente que tenha um método saque(int valor), eu devo fazer um if (valor > 0) executa o saque else valor invalido, ou tratar um valor menor que zero com uma excessão.
ps. vou dar uma lida nos links que vc postou, obrigado!!
Eu geralmente prefiro fazer o if, e evitar que o método dispare a exceção. Deixa o código mais legível e o fluxo mais claro.
O que eu não entendendo é quando devo usar o tratamento de excessões de RuntimeException, sendo que não sou obrigado a isso.
Seria algo como vai do que cada programador achar melhor para seu programa?
Em várias ocasiões:
Te agradeço ViniGodoy, mas acho que só vou realmente entender qnd tiver alguma experiência prática com Java.
:?: então por que colocou resolvido :?:
Pq acho que não vou conseguir entender isso na teoria, sei la, estudar Java está se tornando um pouco frustante!!
desanima não
no começo é sempre difícil mas depois vicia programar Java
Valew cara!!