[RESOLVIDO] Serializable

Estou tendo problemas com serialização/de-serealização de objetos.

Faço a serialização do objeto tipo pessoa em um projeto e a de-serealização em outro.
A serealização ocorre tudo bem, mas na de-serealização ocorre a exception: java.lang.ClassNotFoundException: licao12aux.Pessoa.

Pelo que entendi, ele não encontra o pacote licao12aux, e ele realmente não existe. Mas ele existe no projeto em que fiz a serialização.
Enfim, são 2 projetos diferentes com nomes dos pacotes diferentes, mas ambos possuem a classe Pessoa.

Minha pergunta é: Para utilizar serialização/de-serealização de objetos tenho que sempre usar os nomes de meus pacotes iguais?

Classe Pessoa usada nos 2 projetos:

public class Pessoa implements Serializable {

private int codigo;
    private String nome;

public Pessoa() {
    }

public Pessoa(int codigo, String nome) {
        this.codigo = codigo;
        this.nome = nome;
    }

...

A rigor o .class deve ser absolutamente igual, para evitar problemas. Isso quer dizer não somente que o pacote e nome da classe tem de bater, mas também todas as coisas das quais ele depende, por exemplo as definições das superclasses. E isso só é possível compilando a mesma classe no mesmo ambiente. (É por isso que a serialização é um recurso legal mas você tem de tomar cuidado, porque exige que muitas coisas sejam iguais, no ponto em que os dados são serializados e no ponto em que os dados são desserializados.

Entendi entanglement.

É um recurso muito legal mesmo, mas dado essa tamanha exigência, principalmente pelo ambiente (Windows/Linux) já não é algo tão atraente.

Valeu pela ajuda !

Serialização é uma coisa muito boa, mas você tem de tomar esse cuidado. Não é “tamanha exigência”; é questão de organização.