[Resolvido] session.load() não carrega id do objeto

Oi pessoal!
Quero carregar um objeto a partir do email mas só vêm o email e o nome, o resto não vêm:
O método é este:

public Contato carregaContato(Contato contato) {
		/*Criteria crit = session.createCriteria(Contato.class)
		.add(Restrictions.ilike("email", contato.getEmail(), MatchMode.EXACT));
		return (Contato) crit.uniqueResult();*/
		return (Contato) session.load(Contato.class, contato.getEmail());	
	}

Tentei usando a Criteria que está comentada no código e acontece o mesmo, no breakpoint mostra isto:

A id é gerada pelo banco, deveria trazer todos os dados do objeto não? O.o
Abraço!

Será que não carrega pq o email esta vindo da view e não de um objeto persistido? Ainda não encontrei uma explicação para isso e aparentemente a Criteria está certa, estou usando a mesma em outra pesquisa, só que com dados enviados pelo form.
Abraço!

Não descobri o motivo de não carregar todos os atributos do objeto para o Controller, então mudei de estratégia e resolvi, ao invés de carregar pro Controller o objeto contato, trabalhei com ele na própria DAO.
No Controller verifico se o contato já existe através do seu email:

if(contatoDAO.existeContato(contato)) {				
			contatoDAO.adicionaMensagem(contato,mensagem); 
		} else {
		mensagem.setContato(contato);
		contatoDAO.adiciona(contato, mensagem);
		}	

Se ele existir cai no método de adicionar mensagem, senão adiciona o novo contato no banco com a sua mensagem.
No DAO gravo uma nova mensagem do contato desta forma:

public void adicionaMensagem(Contato contato, Mensagem mensagem) {
		Contato c = this.carregaContato(contato);
		Transaction tx = session.beginTransaction();
		mensagem.setContato(c);
		session.save(mensagem);
		session.merge(c);
		tx.commit();		
	}

Olha lá o método carregaContato() que não estava carregando a id do contato pro Controller lá! Funcionou dentro da DAO, mas pra mandar o objeto pro Controller ele não manda a id do contato. ¬¬
Agora sim, tenho um contato com várias mensagens, se ele voltar a mandar outra mensagem, não será cadastrado novamente, apenas a mensagem será cadastrada.
Enfim, se alguém quiser dar algum palpite a respeito do que foi exposto será de grande valia.
Abraço!