[RESOLVIDO]Sobre carreira!

Não sei se estou postando no lugar certo, mas como estou frequentando mais este forum do guj vou postar aqui mesmo =).

No momento só estou estudando Java para passar no exame SCJP! Umas 8 horas por dia… Devo fazer minha prova no começo de julho!

Aí o que eu tinha planejado para o segundo semestre desse ano era entrar em um curso superior, andei dando uma olhada e vi que tem muiiiiiiiita gente fazendo curso de tecnológicos! Cursos de menor duração mas que aparentemente o MEC reconhece como superior, você podendo fazer uma pós gradução depois e tals… Aí to com essa dúvida, o que vocês acham?

Bacharel ou Tecnólogo?

Vlws =)

Desses cursos tecnológicos aí, poucos são aceitos como curso superior no momento de se matricular em uma pós graduação lato-sensu. Depende principalmente de sua carga horária.

A maioria das faculdades de renome os rejeita.

Bom dia…

Eu acho que tanto faz… já que hoje o mercado exige “Curso superior em T.I. e afins…”

Claro que existem instituições de ensino péssimas, para qualquer caso…

Um curso tecnológico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) do Centro Paula Souza (UNESP) é muito bem visto no mercado (e muito valorizado)… e é aceito em qualquer curso de pós graduação, mestrado e doutorado público ou privado do país (pode pesquisar nas próprias instituições)… No final das contas, são todos cursos superiores e tem equivalência igual…

“Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).” Veja mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnólogo

Uma coisa te garanto, não é a faculdade que faz um bom profissional… Existem faculdades particulares péssimas, tanto para o caso de bacharelado quanto para o de tecnólogo. Mas se quiser fazer uma faculdade de tecnologia, faça na FATEC (o ingresso e a formação são muito difíceis, porém o reconhecimento é certo, pode pesquisar aonde quiser…).

Abraço,

Visite o Blog do Perereca: http://www.blogdoperereca.blogspot.com

Tudo depende do que você quer. para a sua vida.

Muitos mestrados não aceitão pessoas que fizeram tecnologos…

Você terá um diploma de superior mais rápido.

Há um MITO no mercado de que pessoas que tem bacharelado tem mais chance de chegar a uma gerencia.

Os Cursos de Tecnologos não são reconhecidos fora do pais como curso superior.

Os tecnologos na sua maioria são mais objetivos, se vc faz um Tecnologo de Desenvolvimento de sistema por exemplo você verá apenas o Desenvolvimento e vera na prática, no bacharelado você vai “aprender de tudo um pouco e nada direito”, você irá sair com uma visão maior do mercado e da tecnologia e irá descobrir o que uma “pesquisa” não acessar o google. porem se você por conta própria não escolher uma área e se aprofundar nela, você será mais um que não aprendeu nada na faculdade.

Ou seja, tudo depende do que vc realmente quer para a sua carreira.

Desculpa meu amigo rodrigo.ferreira mas eu vou postar uma opinião diferente da sua.

[quote]
Claro que existem instituições de ensino péssimas, para qualquer caso… [/quote]

Na Minha opinião, lógico que não estudei em todas as faculdade para falar isso, mas é o que vejo em alguns colegas de trabalhos.

Não existe instituições de ensino péssimas, existe Alunos Péssimos e Alunos que não souberam escolher o curso.

Por isso acho que nosso amigo Murl fez muito bem em vir a um forum tirar suas duvidas antes de ingressar na faculdade.

Att.

Bem o que eu realmente quero é seguir a área de desenvolvimento de jogos… Pretendo fazer pós, mestrado, quem sabe um doutorado…
E eu moro em Brasília! =P
FATEC não é uma opção…

Vlws!

edit: aproveitar que estou aqui e perguntar se alguem conhece algum link do mec ou de algum canto que mostre os cursos que são autorizados pelo MEC, tanto tecnologicos quanto bacharel!

Faço das palavras do rodrigo.ferreira as minhas…

Não é a Faculdade e sim suas atitudes (Empenho e dedicação) que farão de você um profissional diferenciado no mercado de trabalho…

Visite: http://www.blogdoperereca.blogspot.com

Técnologo em Informatica para Gestão de Negócios pela Fatec de Mococa-SP

[quote=rodrigo.ferreira]Bom dia…

Eu acho que tanto faz… já que hoje o mercado exige “Curso superior em T.I. e afins…”

Claro que existem instituições de ensino péssimas, para qualquer caso…

Um curso tecnológico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) do Centro Paula Souza (UNESP) é muito bem visto no mercado (e muito valorizado)… e é aceito em qualquer curso de pós graduação, mestrado e doutorado público ou privado do país (pode pesquisar nas próprias instituições)… No final das contas, são todos cursos superiores e tem equivalência igual…

“Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).” Veja mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnólogo

Uma coisa te garanto, não é a faculdade que faz um bom profissional… Existem faculdades particulares péssimas, tanto para o caso de bacharelado quanto para o de tecnólogo. Mas se quiser fazer uma faculdade de tecnologia, faça na FATEC (o ingresso e a formação são muito difíceis, porém o reconhecimento é certo, pode pesquisar aonde quiser…).

Abraço,

Visite o Blog do Perereca: http://www.blogdoperereca.blogspot.com

[/quote]

O curso de Tecnologia em Informática da Unicamp também é muito bom.

www.ceset.unicamp.br

Abraço.

Um dos melhores textos que já li sobre o assunto. Falado por um cara cuja reputação é incontestável:

http://www.akitaonrails.com/2009/04/17/off-topic-devo-fazer-faculdade

Agora, sobre os cursos de tecnólogo, posso dizer que a maioria das universidades federais não os consideram como pré-requisitos válidos pros seus cursos de pós graduação. No próprio fórum de “Discussões Gerais” há relatos de pessoas que se formaram na FATEC e não conseguiram se matricular em cursos da UFRJ, UNB, dentre outras grandes, por questões de carga horária mínina cursada em um curso de graduação.

Eu tomaria muito cuidado com essas escolhas e não me preocuparia em apenas ter um diploma pra cursar uma pós graduação.

Putz, gostei do post desse cara que o brrodo passou!

Ele fala algumas coisas interessantes!

Vlw ai!

Olha, interessantíssimo!!!

o texto do cara é bom mesmo!

é como ja falaram, veja mais a qualidade do curso e aceitacao dele para outros apos concluir. A essencia de um curso está ai. e nao no tempo de duração. Bem, eu nao faria um curso de tecnologo, acho muito rapido, muita coisa deve ficar perdida. Apesar que ja sabemos e discutimos aqui no guj que ao sair da faculdade o aluno nao aprender como devia e nem todos estao preparados para o mercado, porem 4 anos em um curso de bacharel nao sao 4 dias, nem 4 meses. Claro quem faz o curso é o aluno. Ele q tem que saber aproveitar a estrutura da faculdade, os professores e estudar a receita é essa, seja para tecnologo ou bacharel.

Entao analise bem antes de tomar uma decisao, para nao perder tempo e gastar energia a toa. ASsim se pretende trabalhar em alguma empresa estude ela, veja qual a visao e vagas de emprego oferecidas e consequentemente os requisitos. eu fiz isso a uns 2 anos quando decidir que queria trabalhar na ibm como programador jr.

flw! abraço

eu tenho uma opinião talvez meio polemica em relação a esse “quem faz a facudade é o aluno”.

penso eu que se a pessoa ser dedicada, uma uniEsquina da vida como estão dizendo ai não ajuda em nada, ele vai estar bem na frente do nivel mediocre de 90% da sala (ou mais) e vai acabar não aproveitando nada ja que as aulas mostram conteudo introdutório (na enorme maioria desse conteudo) para essa pessoa dedicada aos estudos, considerando que ela estuda por conta propria.

Penso que em uma faculdade das consideradas “boas”, o que é meio relativo, pra mim o termo correto seria “exigentes”, exigiria mais dos alunos, mantendo assim um nivel bem mais alto, quem ficar largado no bar, não estuda, fica pra tras… e por merecimento, enquanto que quem for esforçado, estudar bastante, vai passar, e quem se formar muito provavelmente vai ter um nivel bem acima. O problema é que certas facudades deixam o aluno determinar o nivel do curso ao invez dela mesma definir esse nivel e, tentar colocar um nivel no minimo que seja razoavelmente alto e assim o aluno se acomoda, é claro. Isso chega a ser comum, infelizmente.

[quote=maior_abandonado]eu tenho uma opinião talvez meio polemica em relação a esse “quem faz a facudade é o aluno”.

penso eu que se a pessoa ser dedicada, uma uniEsquina da vida como estão dizendo ai não ajuda em nada, ele vai estar bem na frente do nivel mediocre de 90% da sala (ou mais) e vai acabar não aproveitando nada ja que as aulas mostram conteudo introdutório (na enorme maioria desse conteudo) para essa pessoa dedicada aos estudos, considerando que ela estuda por conta propria.

Penso que em uma faculdade das consideradas “boas”, o que é meio relativo, pra mim o termo correto seria “exigentes”, exigiria mais dos alunos, mantendo assim um nivel bem mais alto, quem ficar largado no bar, não estuda, fica pra tras… e por merecimento, enquanto que quem for esforçado, estudar bastante, vai passar, e quem se formar muito provavelmente vai ter um nivel bem acima. O problema é que certas facudades deixam o aluno determinar o nivel do curso ao invez dela mesma definir esse nivel e, tentar colocar um nivel no minimo que seja razoavelmente alto e assim o aluno se acomoda, é claro. Isso chega a ser comum, infelizmente.[/quote]

entao vc acabou chegando “quem faz a facudade é o aluno” exatamente nesse ponto. Ja que as faculdades deixa o aluno definir o nivel do curso. Um exemplo classico, tem faculdades que existem celulas registradas pelos proprios alunos para exigirem o direito deles perante a faculdade, exemplo promover olimpiadas, compra de livros, discussao sobre o curso, projetos etc. concerteza as faculdades que contam com isso ativo, os alunos so tem a ganhar e consequentemente a faculdade, agora o outro cenário sao as faculdades que fornecem em termo de estrutura(nao so fisica) todo apoio para o aluno, porem eles nao se interessam, estao ali apenas para o diploma. Falo isso por ter tido experiencia nos dois cenários e cases de sucesso, mostrado em programas como pequenas empresas e grandes negocios, que os alunos que fazem a diferença em projetos academico.

Enfim, a questão é humana e ser humano é complexo, nao dar para entender, se nao tem reclama, se tem nao quer usar.

Consulte o Guia dos Estudantes você vai poder conhecer as faculdades e cursos, seja graduação, tecnológo, pós e etc…

[quote=LPJava][quote=maior_abandonado]eu tenho uma opinião talvez meio polemica em relação a esse “quem faz a facudade é o aluno”.

Penso que em uma faculdade das consideradas “boas”, o que é meio relativo, pra mim o termo correto seria “exigentes”, exigiria mais dos alunos, mantendo assim um nivel bem mais alto, quem ficar largado no bar, não estuda, fica pra tras… e por merecimento, enquanto que quem for esforçado, estudar bastante, vai passar, e quem se formar muito provavelmente vai ter um nivel bem acima. O problema é que certas facudades deixam o aluno determinar o nivel do curso ao invez dela mesma definir esse nivel e, tentar colocar um nivel no minimo que seja razoavelmente alto e assim o aluno se acomoda, é claro. Isso chega a ser comum, infelizmente.[/quote]

entao vc acabou chegando “quem faz a facudade é o aluno” exatamente nesse ponto. Ja que as faculdades deixa o aluno definir o nivel do curso. Um exemplo classico, tem faculdades que existem celulas registradas pelos proprios alunos para exigirem o direito deles perante a faculdade, exemplo promover olimpiadas, compra de livros, discussao sobre o curso, projetos etc. concerteza as faculdades que contam com isso ativo, os alunos so tem a ganhar e consequentemente a faculdade, agora o outro cenário sao as faculdades que fornecem em termo de estrutura(nao so fisica) todo apoio para o aluno, porem eles nao se interessam, estao ali apenas para o diploma. Falo isso por ter tido experiencia nos dois cenários e cases de sucesso, mostrado em programas como pequenas empresas e grandes negocios, que os alunos que fazem a diferença em projetos academico.

Enfim, a questão é humana e ser humano é complexo, nao dar para entender, se nao tem reclama, se tem nao quer usar. [/quote]

tomando como base o final do meu ultimo paragrafo, quem faz a facudade é o conjunto dos alunos, não necessáriamente o aluno, sozinho, só um, como no caso desse dedicado, e esse plural faz muita diferença, considerando que as pessoas (grande maioria) acabam se acomodando, não adianta nada ir uma pessoa esforçada, dedicada em estuda pra uma facudade dessa, porque a facudade não vai ajuda em nada, ainda vai desmotivar a pessoa… como eu tinha dito no primeiro paragrafo.

o profissional atual deve ser auto-motivador. A motivacao vai aparecer sempre, nao tem para onde fugir dela, claro que em uma faculdade como citada ela vem mais cedo.
A questao toda é que o aluno nao pode ver a faculdade como solucao para a carreira dele.