[quote=LPJava][quote=maior_abandonado]eu tenho uma opinião talvez meio polemica em relação a esse “quem faz a facudade é o aluno”.
penso eu que se a pessoa ser dedicada, uma uniEsquina da vida como estão dizendo ai não ajuda em nada, ele vai estar bem na frente do nivel mediocre de 90% da sala (ou mais) e vai acabar não aproveitando nada ja que as aulas mostram conteudo introdutório (na enorme maioria desse conteudo) para essa pessoa dedicada aos estudos, considerando que ela estuda por conta propria.
Penso que em uma faculdade das consideradas “boas”, o que é meio relativo, pra mim o termo correto seria “exigentes”, exigiria mais dos alunos, mantendo assim um nivel bem mais alto, quem ficar largado no bar, não estuda, fica pra tras… e por merecimento, enquanto que quem for esforçado, estudar bastante, vai passar, e quem se formar muito provavelmente vai ter um nivel bem acima. O problema é que certas facudades deixam o aluno determinar o nivel do curso ao invez dela mesma definir esse nivel e, tentar colocar um nivel no minimo que seja razoavelmente alto e assim o aluno se acomoda, é claro. Isso chega a ser comum, infelizmente.[/quote]
entao vc acabou chegando “quem faz a facudade é o aluno” exatamente nesse ponto. Ja que as faculdades deixa o aluno definir o nivel do curso. Um exemplo classico, tem faculdades que existem celulas registradas pelos proprios alunos para exigirem o direito deles perante a faculdade, exemplo promover olimpiadas, compra de livros, discussao sobre o curso, projetos etc. concerteza as faculdades que contam com isso ativo, os alunos so tem a ganhar e consequentemente a faculdade, agora o outro cenário sao as faculdades que fornecem em termo de estrutura(nao so fisica) todo apoio para o aluno, porem eles nao se interessam, estao ali apenas para o diploma. Falo isso por ter tido experiencia nos dois cenários e cases de sucesso, mostrado em programas como pequenas empresas e grandes negocios, que os alunos que fazem a diferença em projetos academico.
Enfim, a questão é humana e ser humano é complexo, nao dar para entender, se nao tem reclama, se tem nao quer usar. [/quote]
tomando como base o final do meu ultimo paragrafo, quem faz a facudade é o conjunto dos alunos, não necessáriamente o aluno, sozinho, só um, como no caso desse dedicado, e esse plural faz muita diferença, considerando que as pessoas (grande maioria) acabam se acomodando, não adianta nada ir uma pessoa esforçada, dedicada em estuda pra uma facudade dessa, porque a facudade não vai ajuda em nada, ainda vai desmotivar a pessoa… como eu tinha dito no primeiro paragrafo.