[RESOLVIDO] Solução para desenvolver um sistema

Quero desenvolver um sistema para uma indústria frigorífica, a finalidade não convém. mas vamos a um exemplo - dentro do frigorífico necessita de um dispositivo mobile para agilidade.
Pensava da seguinte forma… desenvolver uma aplicação desktop em java (completa) com todas as ferramentas, gerenciamento de administrador, formulários e emissão de relatórios, e uma versão android, só com a possibilidade de login, emitir relatório e preencher os formulários diários e conectar a aplicação DESKTOP / MOBILE a um servidor com banco de dados centralizado. Até aí tudo certo.

Agora: penso que fazer este desenvolvimento web seja mais ágil e para dar uma futura manutenção seja mais viável, porque seria apenas uma aplicação (html css js e o php) sendo um site/sistema responsivo (tendo maior controle)
Agora que vai o pulo do gato, o que vocês pensam a respeito disso?
Desenvolver uma aplicação em java desktop/ e um app android e centralizar em um bando de dados (os dispositivos estarão conectados via roteador)
ou… uma versão web (sem muito esforço) eu sei que alguém irá dizer que é viável fazer uma versão no netbeans e só ir lá e modificar para web.

Tudo depende. Depende do porte da empresa que vai utilizar, depende de quantos contribuidores usariam, depende das máquinas, depende do humor do programador, da luz do Sol, do nível da maré…

Mas você pode estudar alguns frameworks JavaScript que te ajudariam com isso.

1 curtida

Porte grande, mais de 12 usuários simultaneamente. Tenho um ótimo humor.
download

Como provavelmente vocês tem alguma experiência com dev., perguntei para saber quais seria as vantagens e desvantagens do que supracitei

só WEB
APK+JAVADESKTOP
ou
WEB+JAVADESKTOP.

Você pode fazer assim: HTML e PHP, e no final de cada cadastro você salva no banco. Como você citou o Java, poderia fazer um dashboard, só recebendo os dados e ir gerenciando.

APP seria um trabalho a mais, fora que se for usar o celular dos colaboradores, pode ter IOS, Android… Com a WEB você passa a rede local e só faz eles acessarem o site.

Eu usaria somente Web e Java

1 curtida

Eu fugiria completamente de uma aplicação desktop, ainda mais para esse fim.
Não que uma aplicação cloud fosse necessária, mas, eu já pensaria numa arquitetura que privilegiasse micro serviços ou permitisse a fácil conversão para isso, pois pode não ser viável criar serviços isolados nesse momento.
Por fim, eu iria de spring boot + angular 6 para a parte administrativa e a parte mobile eu iria de react native ou kotlin (não manjo nenhuma das duas, mas iria).

Em termos de desenvolvimento e manutenção, é o mais simples, exceto se você necessitar de uma solução mais específica para o aparelho mobile e/ou não for bom com responsive layout.

Eu esqueceria desktop, sem falar que você ainda precisaria subir algum tipo de web service rest para a comunicação com os dispositivos móveis.

Se vai de web, vai só de web, então.

1 curtida

Eu faço Ciência da Computação, estudando linguagem Java, só que é o básico e é mais voltado para desktop, como desenvolver GUI e etc…, então surge perguntas como: fazer a aplicação usando netbeans ou eclipse?

Cara, isso é uma pergunta que só você pode responder. Se você se sente mais confortável no Eclipse, usa o Eclipse. Se você se sente mais confortável usando o Netbeans, usa o Netbeans.

Tem diferenças grandes entre os dois, por exemplo: no Eclipse é Windows Builder (senão me engano), você precisa baixar a parte pra poder criar uma Janela Gráfica. No Netbeans você já faz ali no JFrame…

Vai onde você se sente mais confiante pra programar em Java.

1 curtida

Valeu!:grinning:

Se trata desse: https://nativebase.io/?

Fuja disso e use o IntelliJ!

Você tem que usar o você se sente mais confortável, mas o mercado usa mais Eclipse.

Tem um pessoal que diz que o IntelliJ é a melhor IDE (eu nunca usei, mas cogito testar), então da uma olhada também.

Pra GUI o NetBeans é melhor, mas não se prenda a GUI, faça o que tiver que fazer na faculdade e invista em Web/Mobile

1 curtida

Fui nessa ideia e baixei e instalei o IntelliJ. Me arrependi. Como não estava acostumado com a IDE, perdi muito tempo. Ainda tenho problemas com o Android Studio.

Ah, fala isso não. acho o Netbeans uma bela porcaria.
Mais fácil instalar o plugin do WindowBuilder ou fazer na mão mesmo.

1 curtida

Eu mesmo hahaha

O IntelliJ é muito bacana, eu sofri na primeira semana que sai do Eclipse para ele, mas hoje não me arrependo não.

2, fiquei totalmente perdido na IDE, mas os Softwares da JetBrains parecem ser bem promissores, um outro motivo que me fez desistir do IntelliJ foi o desempenho do meu PC, mas ele parece ser bem prático, acho que pra quem utiliza o Eclipse já consegue ter uma noçãozinha maior do que quem utiliza o Netbeans (meu caso)…

Faz uma década (ou mais) que não uso NB.

O Netbeans é uma porcaria mesmo, mas o GUI é mais completo, apenas o GUI.

Eu vou testar depois, mas to vendo que se eu tiver problema no inicio é normal kk

Eu nunca usei o NB e tô muito bem, obrigado.

Pra gerar GUI é só usar o GluonFX, ora.

1 curtida

GluonFX? Esse eu não conhecia

Eu tinha dito GUI, mas me referia ao Swing propriamente dito