Olá Pessoal.
Depois de muito tempo sem postar nada, apareço eu por aqui de novo.
O meu problema é o seguinte, tenho um relatorio no iReport que busca dados de duas tabelas em um banco access, tbTitulos e tbSacado. minha consulta SQL fica assim:
SELECT
tbSacado.`NomeSac` AS tbSacado_NomeSac,
tbSacado.`FoneSac` AS tbSacado_FoneSac,
tbTitulos.`DtVecto` AS tbTitulos_DtVecto,
tbTitulos.`SeuNum` AS tbTitulos_SeuNum,
tbSacado.`CodSacado` AS tbSacado_CodSacado,
tbTitulos.`ValorTitulo` AS tbTitulos_ValorTitulo,
tbTitulos.`NossoNumero` AS tbTitulos_NossoNumero
FROM
`tbTitulos` tbTitulos,
`tbSacado` tbSacado
WHERE
tbTitulos.`CodSac` = tbSacado.`CodSacado`
AND tbTitulos.`CodOcorRetorno` = '02'
AND tbSacado.`CodGrupo` = ' 210'
ORDER BY tbSacado.`NomeSac`
O que eu quero é que ele some todos os valores do campo valor do titulo de cada cliente, separando por cliente, para cada cliente ele deve somar os valores do campo valorTitulo(representa os titulos em atrazo).
A saida do relatorio é a seguinte:
Alguém pode me ajudar?
Você terá que criar agrupamentos. No seu caso para o Sacado.
Quando você cria um agrupamento, automaticamente se cria duas bandas, (ex: sacadoheader e sacadofooter) dentro de sacadoheader você coloca os dados do sacado, dentro da aba padrão detail você inseri os titulos, e na sacadofooter você ira colocar as somas.
Para fazer as somas, você ira ter que criar variaveis do tipo de calculo soma, resetando no grupo sacado.
Espero ter sido útil.
[quote=Fabiano Abreu]Você terá que criar agrupamentos. No seu caso para o Sacado.
Quando você cria um agrupamento, automaticamente se cria duas bandas, (ex: sacadoheader e sacadofooter) dentro de sacadoheader você coloca os dados do sacado, dentro da aba padrão detail você inseri os titulos, e na sacadofooter você ira colocar as somas.
Para fazer as somas, você ira ter que criar variaveis do tipo de calculo soma, resetando no grupo sacado.
Espero ter sido útil.[/quote]
Mas quando crio a variavel no ireport nao sei onde colocar a indicação do que ele tem que somar.
o que colocar nos campos increment type, increment group, Variable expression …?
Increment type e Increment group você pode deixar em branco e Variable expression é o campo que você ira somar.
Qualquer dúvida posta ai…
Abraços.
[quote=Fabiano Abreu]Increment type e Increment group você pode deixar em branco e Variable expression é o campo que você ira somar.
Qualquer dúvida posta ai…
Abraços.[/quote]
Funcionou, é bem simples;
Ficou assim:
1 - criei a variavel com o nome SOMA;
2 - criei um campo de texto e coloquei no footer do sacado;
3 - Em variable Class do campo de texto alterei para BigDecimal(o mesmo tipo que a variavel);
4 - as propridades da variavel ficaram assim:
Variable Class: BigDecimal;
Calculation: Sum;
Reset Type: Group;
Reset Group: tbSacado_NomeSac(um campo da minha tabela)
Variable Expression: o campo que voce vai somar.
5 - no campo de texto eu coloquei pra ele exibir a variavel e tudo blz!
Muito obrigado, você me ajudou muito.
Fico feliz por ter ajudado.
Abraços.