[RESOLVIDO] - Unity - Mudar cor do tema e Editar o Código

Olá!

Pessoal, acabei de instalar o Unity, vou começar com os estudos! Mas de cara, uma coisa que me incomoda bastante, é o tema, não gosto do dark, alguém sabe como deixar ele claro? Já pesquisei sobre, e ninguém falou de forma clara. Ficam falando que é pra alterar arquivos… enfim. Alguém?

Com a Unity aberta em um projeto, vá no menu “Edit”, e selecione “Preferences”. Nessa tela, selecione “General” do lado esquerdo, e haverá uma opção chamada “Editor Theme”, onde você pode alterar entre o tema claro e o escuro.

Note que essa opção é recente na Unity (acho que de 2019 pra frente). Por isso muitos tutoriais falam em alterar arquivos.

Abraço.

1 curtida

Maravilha! Mt Obg! Sim, 2019.

Se me permite, eu só programei em JAVA, mas a linguagem utilizada pela Unity é C#. Eu nunca programei em C#, daí fui ver sobre ela e todos dizem (e de fato é) que a semelhança eh mt grande entre ela e Java. Então blz, vamos seguir adiante, mas logo de cara, ao me deparar com a ferramente onde programamos o código, aki só abre o Visual Studio, mas vi no youtube um cara usando o MonoDevelop-Unity. Ele disse que ambos fazem a mesma coisa, são idênticos, mas a dificuldade que encontrei foi o fato de que no Visual Studio os termos como private, public, Input, GetKey, KeyCode, AddForce… não ficam com a cor diferenciada dos nomes das variáveis que a gente cria/declara entre outros. Não tem sugestões de, quando a gente tá no meio da digitação de um código, ele não sugere o restante, ou seja, se vc começa a digitar KeyCode, no meio da digitação dessa palavra, por exemplo KeyC… ele não sugere o restante da digitação pra completar o termo KeyCode. Isso é terrível pra quem está iniciando, pois só quem manja a tempo é que sabe digitar os termos completo sem erros.

Já no MonoDevelop-Unity, quando eu estava vendo no youtube, as variáveis são coloridas, facilitando assim a distinção das coisas, isso já é um bom começo, coisa que não tem no Visual Studio. A não ser que tenha essas coisas e eu por ser nova não saiba como configurá-las.

A pergunta é como faço pra usar o MonoDevelop-Unity em vez do Visual Studio? Quando eu clico no Scripts do Assets e vou editar o código, ele não dá opção pra escolher entre o MonoDevelop-Unity ou Visual Studio. Como faço pra configurar pra só usar o MonoDevelop-Unity?

Desde já mt obg!

Pela sua descrição, acho que seu Visual Studio não está gerenciando seu projeto corretamente. Já vi isso acontecer no Visual Studio 2019. Após testar com o 2017 e depois reinstalar o 2019, passou a funcionar.

Você também parece estar se perdendo nos termos, então um pequeno resumo:

  • as cores de palavras reservadas (private, public, for, …) chama-se syntax highlight (destaque de sintaxe). Qualquer editor/IDE moderno possui esse recurso, inclusive o Visual Studio. Se seu Visual Studio não está exibindo, há algum problema com a instalação dele ou com o jeito como seu projeto (solution, no VS) está sendo interpretado.
  • o recurso de completar enquanto digita geralmente chama-se code completion, e também está presente em qualquer editor/IDE moderno. Novamente, se seu VS não está fazendo, é provavelmente um problema na instalação dele ou configuração da solução.

Não existe MonoDevelop-Unity, é só MonoDevelop, uma IDE (assim como o Visual Studio) que a Unity suporta.

Baixe e instale o MonoDevelop, vá nas mesmas preferências que citei acima, mas em vez de “General”, vá na aba “External Tools”. Na opção “External Script Editor”, selecione o MonoDevelop. Se ele não aparecer na lista, selecione “Browse…” e depois selecione o executável do MonoDevelop que deve estar em arquivos de programas ou similar. Não me pergunte se funciona bem com as versões mais novas da Unity, pois não sei. A Unity não tem mais suporte oficial ao MonoDevelop, e pode ser que as coisas (como code completion) não funcionem bem.

Abraço.

1 curtida

Boa noite!

Rapaz… Vi nesse link https://answers.unity.com/questions/1520926/how-to-download-monodevelop-and-use-it-in-unity.html, o cara chamou de Monodevelop-Unity como eu falei, mas enfim. PRA USAR O Monodevelop NO Unity, esse cara falou isso:

Infelizmente, o Unity parou de oferecer suporte ao Monodevelop-Unity na versão 2018.1.0. No entanto, você ainda pode usar o Monodevelop-Unity baixando o instalador do Unity da versão 2017.4.7 neste link: https://unity3d.com/get-unity/download/archive, escolhendo a instalação personalizada e selecionando a instalação apenas do Monodevelop. Depois de instalado em seu PC, você pode selecioná-lo como o editor de script em qualquer versão do Unity.

Nem o Visual Studio, nem o MonoDevelop estavam abrindo aki no meu PC. Perdi mt tempo instalando/desinstalando e configurando no Unity pra usar o MonoDevelopt, sem sucesso. Fiz o que esse cara falou, mas não funcionou pra versão 2021. Então baixei e instalei a versão UnityDownloadAssistant-2017.4.40f1 e o MonoDevelop funcionou.

Respondendo à

Não, não funciona nas versões mais atuais. O MonoDevelor só funciona até a versão 2017, não funciona na 2021 não.

Fiz como vc falou, @TerraSkilll e funcionou certinho! Mt obg!!