[RESOLVIDO] util.Date e sql.Date

Olá pessoal, sou super nova aqui no forúm, mas estou com um dúvia muito cruel. Eu coloquei aqui no Java Básico, porque eu acho que é uma dúvida básica mesmo… Vamo lá:

Eu tenho um objeto BEAN que dentre outros atributos tem um Date (util.Date), desse mesmo objeto tenho o DAO e eu uso o setDate pra mandar esse dado pro banco de dados. O problema é que eu tenho um JFormattedTextField para o usuário digitar a data como DD/MM/yyyy. Eu não consigo pegar essa informação do JFTF transformá-la em util.Date e depois mandá-la pro DAO.

Não sei se me expressei bem…

Alguém pode me ajudar?

um objeto java.sql.Date é um objeto java.util.Date

Retirado da API padrão:

package java.sql;

public class Date extends java.util.Date {

se seu problema é criar um java.sql.Date apartir de um java.util.Date vc pode usar o operador new da classe java.sql.Date e passar seu java.util.Date como parametro:

java.util.Date data = new java.util.Date();
java.sql.Date dataSql = new java.sql.Date(data);

se seu problema é converter, vc pode usar SimpleDateFormat.

Olá Felagund, obrigada pela resposta, mas o problema vai um pouco além de transformações. Já que eu preciso fazer isso a partir de dado do JFTF… não sei se você me entendeu, ou eu que não entendi :shock:

Só uma correção:

o java.sql.Date recebe um long como parâmetro e não um java.util.Date

java.util.Date data = new java.util.Date();  
java.sql.Date dataSql = new java.sql.Date(data.getTime());

thiago.correa era isso mesmo. Muito obrigada. No caso da transformação era isso mesmo.

Agora, vcs saberiam como eu faço pra preencher o meu JFTF com a data que vem do ResultSet?

Tenta assim:

[code]
public Date getDataFormatted(final String dataSt) throws Exception {
//data eh recebida assim: 26/07/2010
Date data = null;
try {
DateFormat dateFormat = new SimpleDateFormat(“yyyy/MM/dd”);

//transformar em 2010-07-26
        String dataTemp = dataSt;

data = dateFormat.parse(dataTemp);
    } catch (Exception e) {
        e.printStackTrace();
    }

return data;
}[/code]

romarcio valew funcionou aqui! Mas eu tentei assim:

public static Date TransformaData(JFormattedTextField objJFTF) throws ParseException{ String strData = objJFTF.getText(); Date objDate = new SimpleDateFormat("yyyy/MM/dd").parse(strData); return objDate; }

Obrigada pessoal!

[quote=LarissaNepomuceno]romarcio valew funcionou aqui! Mas eu tentei assim:

public static Date TransformaData(JFormattedTextField objJFTF) throws ParseException{ String strData = objJFTF.getText(); Date objDate = new SimpleDateFormat("yyyy/MM/dd").parse(strData); return objDate; }

Obrigada pessoal![/quote]

De nada, quando tiver dúvida posta ai, sem problemas :wink: