Boa noite a todos, esse é meu primeiro tópico no forum, decidi faze-lo após uma longa procura na internet a respeito deste assunto, encontrei bastante coisa mas nada que pudesse explicar detalhadamente para um iniciante como fazer uso de tal recurso.
Para um trabalho na faculdade preciso projetar um programa qualquer usando os principios de OO e sem banco de dados.
Meu projeto conciste em basicamente 4 classes, Jogador, Equipe, ListaJogador e Partida, ainda não terminei de desnvolve-las pois preciso antes descobrir se existe solução para minha dúvida.
Na minha classe main são criadas a lista de Jogadores (arraylist) que esta dentro de outra classe e os própios jogadores em seguida tento adicionar os jogadores a esta lista, mas não obtive sucesso, após adicionar os jogadores, eu gostaria de utilizar essa arraylist para fazer consultas dentro da classe equipe e selecionar os jogadores que fazem parte da equipe, segue os codigos simplificados:
Classe do Jogador
public class Jogador {
private String nome;
private String equipe;
public Jogador(String nome, String equipe) {
this.nome= nome;
this.equipe = equipe;
alocarNalista();
}
public void alocarNalista() {
// aqui seria para alocar o jogador na lista automaticamente assim que ele for criado (mas não consegui).
}
Classe da lista, não sei se é necessário fazer uma classe para esta lista.
[code]
public class ListaJogador {
private ArrayList listaJogador;
public ListaJogador(){
ArrayList<Jogador> listaJogador = new ArrayList<Jogador>();
}
public void adicionarJogador(Jogador c){
listaJogador.add(c);
}
[/code]
Classe da equipe, no qual seleciono os jogadores da mesma equipe
public class Equipe {
private String nome;
public Equipe(String nome){
this.nome = nome;
}
public Jogador procurarPorTime (String equipe){
for(int x = 0; x < aqui entraria uma referencia a lista.size() ; x++){
if (jogador.getEquipe().equals(equipe)) {
return jogador;
}
}
return null;
}
}
e por fim uma classe aonde crio tudo
new ListaJogador();
Jogador j1 = new Jogador("Kaka", "Real Madrid");
ListaJogador.adicionarJogador(j1);
// na verdade como viram eu queria q fosse adicionado na lista por um metodo dentro da classe do jogador q fosse ativada quando ele fosse criado
Jogador j2 = new Jogador("Neymar", "Santos");
ListaJogador.adicionarJogador(j2);
new Equipe("Real Madrid");
new Equipe("Santos");
Como podem ver ainda estou bem confuso em relação a tudo isso, pelo eclipse mostra muitos erros e sempre pede para eu deixar a lista static, resumindo o que eu tenho duvido é como criar a lista e manipula-la em diferentes classes.
Obrigado