[RESOLVIDO] Verificação do tipo de leitura

Olá! Sou iniciante em java e estou com um problema.

Estou criando um gerador de senha aleatória e em uma das etapas o usuário entra com o tamanho da senha que deseja gerar. Criei o método a seguir para fazer a leitura, porém se ele digita uma letra, por exemplo, o programa dá errou pois estou tentando ler um inteiro e não foi esse o tipo lido.

private static int readLength() {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);
        return scanner.nextInt();
    }

Eu pensei em fazer a leitura de uma string ao invés de inteiro, que aí abrangeria qualquer coisa que o usuário digitar, e trabalhar na verificação da string antes de continuar. Se for uma boa ideia, como recomendam essa verificação? E se não for, o que acham que seria prático fazer? Não me parece ser um problema para ter que criar um novo método ou classe só pra tratar isso, mas como sou iniciante, queria essa opinião de vocês.

PS: existe algum instanceof para primitivos?

Obrigado!

Pensei na seguinte solução:

import java.util.Scanner;

public class Programa {
  private static final Scanner scan = new Scanner(System.in);

  public static void main(String... args) {
    final int length = readLength();
    System.out.println("Vc escolheu " + length);
    scan.close();
  }

  private static int readLength() {
    try {
      System.out.print("Insira um número: ");
      return Integer.parseInt(scan.nextLine());
    } catch (final NumberFormatException e) {
      System.out.println("Número inválido!");
      return readLength();
    }
  }
}

Sempre que o usuario inserir qualquer coisa que não seja um número, ele chama novamente o método readLength().

Não. Segundo a especificação, os operandos do operador instanceof deve ser um Reference Type, ou seja, não pode ser um tipo primitivo.

Fonte: https://docs.oracle.com/javase/specs/jls/se15/html/jls-15.html#jls-15.20.2

Mas como os tipos primitivos tem limites bem definidos, vc poderia fazer algo assim: