Ao tentar remover a foto na tabela Foto sou impedido, já que a mesma ainda é referênciada na tabela Imovel, conforme a imagem:
Estou tentando resolver a questão com o seguinte código:
public void remove(Long idImovel, Long idFoto) {
Foto foto = fotoDAO.carrega(idFoto);
Imovel imovel = imovelDAO.carrega(idImovel);
if(idFoto == imovel.getAvatar().getIdFoto()) { // criei esta condição pra deletar o avatar
imovel.setAvatar(null); //aqui seto a referência em null para poder excluir o registro da foto mais abaixo
imovelDAO.atualiza(imovel); // atualizo o imovel com avatar == null
}
imagens.remove(foto);
fotoDAO.remove(foto);
}
Mas continuo impedido mesmo setando em “null” a coluna avatar, alguém sabe como posso resolver isso? Ou talvez com alguma anotação ou parâmetro diretamente na classe?
Abraço!
Ao tentar remover a foto na tabela Foto sou impedido, já que a mesma ainda é referênciada na tabela Imovel, conforme a imagem:
Estou tentando resolver a questão com o seguinte código:
if(idFoto == imovel.getAvatar().getIdFoto()) { // criei esta condição pra deletar o avatar
imovel.setAvatar(null); //aqui seto a referência em null para poder excluir o registro da foto mais abaixo
}
imagens.remove(foto);
fotoDAO.remove(foto);
}
Mas continuo impedido mesmo setando em “null” a coluna avatar, alguém sabe como posso resolver isso? Ou talvez com alguma anotação ou parâmetro diretamente na classe?
Abraço!
[/quote]
Rapaz eu costumo resolver esse tipo de problema adicionando uma coluna ao dado chamada ativo do tipo boolean, aí em vez de excluir esses campos com referência eu opto por marcar ele como ativo = false :idea:
Opa! Obrigado pela dicas pessoal, mas o problema não é remover imovel e em cascata a foto.
O lance é que tenho uma galeria de fotos, consigo remover todas menos a que está referenciada na tabela imovel, ou seja, preciso deletar a foto avatar sem deletar o imovel em cascata, eu tinha tentado uma anotação aqui e aconteceu isso, deletei a foto avatar e o imóvel foi pro espaço. Preciso remover a foto sem remover o imovel, setando a coluna avatar em null.
A dica de adicionar campo boolean eu tinha feito antes, mas fica inviável, pois preciso da id da foto que é avatar para poder carreá-la junto com o imóvel.
Tõ pesquisando aqui o que posso fazer a respeito, se tiverem outra idéia é só falar.
Valeu!!!
[quote=Guevara]Opa! Obrigado pela dicas pessoal, mas o problema não é remover imovel e em cascata a foto.
O lance é que tenho uma galeria de fotos, consigo remover todas menos a que está referenciada na tabela imovel, ou seja, preciso deletar a foto avatar sem deletar o imovel em cascata, eu tinha tentado uma anotação aqui e aconteceu isso, deletei a foto avatar e o imóvel foi pro espaço. Preciso remover a foto sem remover o imovel, setando a coluna avatar em null.
A dica de adicionar campo boolean eu tinha feito antes, mas fica inviável, pois preciso da id da foto que é avatar para poder carreá-la junto com o imóvel.
Tõ pesquisando aqui o que posso fazer a respeito, se tiverem outra idéia é só falar.
Valeu!!![/quote]
Mostre como está o relacionamento de imagens para foto…
Talvez seja necessário vc atualizar o objeto imagens tb…
@OneToMany(targetEntity=Foto.class, mappedBy = "imovel",orphanRemoval=true)
public List<Foto> fotos;
@OneToOne(targetEntity=Foto.class)
private Foto avatar;
// gets e sets
E na classe Foto está assim:
@ManyToOne
private Imovel imovel;
// gets e sets
O problema está sendo em remover a foto que é avatar, pq na tabela Imovel existe uma coluna imovel.avatar.idFoto,ou seja, é remover o registro de foto e atualizar essa coluna pra null, mas sem deletar o imóvel.
Abraço!
Este trecho de código está errado, vc deveria remover da lista antes de fazer o merge…
}
imagens.remove(foto);
fotoDAO.remove(foto)
Ficaria assim
imovel.getImagens().remove(foto);
}
fotoDAO.remove(foto)
Caso tenha tentado assim, poste a exception para vermos o que ocorre…
A minha classe Imagens é para armazenar e deletar as imagens da pasta, a classe Foto é onde salvo os dados da foto no banco, nome, id, url. O pior é que a condição if() é verdadeira:
url: http://localhost:8080/imobiliaria/foto/remove/83/264
Onde 83 é a id do imovel e 264 é a id da foto.
if(idFoto == imovel.getAvatar().getIdFoto()) { // condição verdadeira 264 é igual a 264
Foto avatar = null; // inicializo avatar com null
imovel.setAvatar(avatar); // seto avatar com null
imovelDAO.atualiza(imovel); // atualizo o imovel com o avatar ja zerado, teoricamente já posso deletar o registro da foto na tabela Foto
}
imagens.remove(foto); // removo a foto da pasta
fotoDAO.remove(foto); // aqui dá o pau, o avatar não foi zerado lá no if()
Stacktrace:
root cause
java.sql.BatchUpdateException: Entrada em lote 0 delete from Foto where id_foto='264' foi abortada. Chame getNextException para ver a causa.
org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement$BatchResultHandler.handleError(AbstractJdbc2Statement.java:2569)
org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.processResults(QueryExecutorImpl.java:1796)
org.postgresql.core.v3.QueryExecutorImpl.execute(QueryExecutorImpl.java:407)
org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement.executeBatch(AbstractJdbc2Statement.java:2708)
org.hibernate.jdbc.BatchingBatcher.doExecuteBatch(BatchingBatcher.java:70)
org.hibernate.jdbc.AbstractBatcher.executeBatch(AbstractBatcher.java:268)
org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:263)
org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:184)
org.hibernate.event.def.AbstractFlushingEventListener.performExecutions(AbstractFlushingEventListener.java:321)
org.hibernate.event.def.DefaultFlushEventListener.onFlush(DefaultFlushEventListener.java:51)
org.hibernate.impl.SessionImpl.flush(SessionImpl.java:1206)
org.hibernate.impl.SessionImpl.managedFlush(SessionImpl.java:375)
org.hibernate.transaction.JDBCTransaction.commit(JDBCTransaction.java:137)
br.com.imobiliaria.dao.FotoDAO.remove(FotoDAO.java:38)
br.com.imobiliaria.controller.FotoController.remove(FotoController.java:111)
sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:39)
sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
Não entendi o pq não está zerando a coluna avatar na tabela Imovel, já dei um clean no tomcat e tb não surtiu efeito.
hehehe, quebrando a cabeça a gente aprende, tinha esquecido do equals(), de repente deu aquele estalo no cérebro, foi tiro e queda.
Já alterei o tópico como [Resolvido].
Abraço!!
Poxa, eu gostaria de fazer exatamente o OPOSTO do tópico,
possuo uma tablea UNCIONARIO que possui uma chave estrangeira para USUARIO, gostaria de deletar o USUARIO ao mandar excluir o ogbeto do tipo USUARIO que mando ao
FuncionarioDAO.excluir();
no meu caso o funcionario é excluido, mas o usuario permanece, como proceder pessoal ?
[quote=cssiner]Poxa, eu gostaria de fazer exatamente o OPOSTO do tópico,
possuo uma tablea UNCIONARIO que possui uma chave estrangeira para USUARIO, gostaria de deletar o USUARIO ao mandar excluir o ogbeto do tipo USUARIO que mando ao
FuncionarioDAO.excluir();
no meu caso o funcionario é excluido, mas o usuario permanece, como proceder pessoal ?
[/quote]