[Respondido] QuadCurve2D - dúvidas geometria?

Olá à todos.

Venho mais uma vez pedir uma luz no fim do túnel. Estou desenvolvendo uma Applet, que irá receber os valores (A, B e C), usados na equação do 2º grau (ax² + bx + c), e a partir dái, desenhar a respectiva parábola. Resolver a equação do 2º grau já foi, entretando, na hora de desenhar a parábola, procurei um método para tal desenho e encontrei o QuadCurve2D.

Pesquisei sobre ele, e até onde consegui entender, o método recebe 3 parâmetros, os 2 pontos (x¹ e x², as raízes da equação), e um ponto que representa um valor um pouco abaixo do vértice da parábola, o qual acredito ter que ser encontrado, usando tangente.

Sinceramente, não me recordo de como resolver esses problemas de seno, cosseno e tangente. Resumindo, o que eu quero esclarecer é: “preciso realmente re-aprender tangente, para resolver este meu problema??”

Se sim, me desejem sorte, se não, quais outros meios posso usar?? Desde já, obrigado.

Att, Filipe.

QuadCurve2D é usado para desenhar curvas de Bézier quadráticas:

Para o seu caso, que é muito mais simples, é melhor você fazer o seguinte: calcule alguns pontos de sua parábola (quanto mais, melhor), e desenhe várias linhas que unam esses pontos com drawPolyline.

Creio que encontrei a solução:

A distância entre as raízes da equação e o ponto imaginário, que irá definir a curva da parábola, é exatamente o dobro da distância entre as raízes da equação e seu respectivo vértice real.

Meio confuso explicar assim, mas funciona, e me livrei do fantasma da tangente.

Obrigado à todos.