Restlet 1.1.0, lightweight REST framework

Foi lançada a versão 1.1.0 do Restlet, um framework REST.

Algumas features:

* Broader and deeper HTTP support with features such as partial downloads, resumable uploads or content integrity validation.
* Best support for the WADL specification in the industry, allowing an automatic and always in sync documentation of your REST APIs. WADL documents can be generated in XML or converted on the fly to * HTML using the popular stylesheet from Yahoo!
* One of the first and most complete implementations of the new JAX-RS 1.0 specification provided for those preferring an annotation-oriented approach.
* New Restlet-GWT module provided, porting the client-side of the Restlet API to the popular Google * * Web Toolkit 1.5 JavaScript platform, allowing you to invoke RESTful applications right from your Web browser.
* New extensions for easier integration with the JAXB 2.1, JiBX 1.1, Spring 2.5, OAuth, OSGi, Oracle XDB and SSL technologies.
* Improved support for Atom Syndication XML format and for Atom Publishing Protocol. Both formatting and parsing are now available.
* New POP3 connector based on JavaMail to access RESTfully to remote mail boxes.
* New Grizzly HTTP server connector, first to fully leverage the NIO support in the Restlet API, leading to new levels of scalability and performance.
* New internal HTTP client and server connectors to simplify development phases (zero configuration necessary) and allow very small footprint deployments.

Fonte: TheServerSide.com

esta versão garantiu mais compatibilidade e suporte a comunicação com alguns outros projetos, e eu destacaria, dentre as existentes + novas, o suporte ao Grizzly.

recomendo vocês darem uma olhada na apresentação do javaone sobre o projeto do java.net, seguindo sua definição formal:

é interessante como o nome do Grizzly vêm associado com o nome de NIO para ser chamativo que o está usando mesmo e não uma implementação padrão do I/O java.io. Ele dispõe também de implementação “facilitada” para os protocolos TCP/UDP.

no site do projeto Grizzly acho que tem tudo e mais um bocadão de coisas. tem também esta outra apresentação legal somente a respeito do projeto.

ao falar em REST sei que pouca gente conhece, bem como não compreende para que danado isto serve, e quem quiser entender em 15 minutos basta assistir este vídeo que tinha guardado em meus bookmarks que me ajudou a compreender melhor algumas características e benfícios.

queria aproveitar aqui porque vi, mas não lembro bem, que existem alguns movimentos SOA vs WOA. isto se aplica a que nível ? se sim, de que forma ? achei que SOA fosse um termo bem mais amplo, conforme definição do open group!

Na última vez que usei o Restlet, era a versão 1.0.7, e achei seu método de uso um tanto estranho, pois não havia anotações ou XML própria, e tudo era feito via código Java. Por causa disso, me surpreende o fato de agora implementar a JAX-RS 1.0, cuja especificação é fortemente baseada em annotations.

Sempre preferi Jersey a Restlet, mas essa nova versão me fez ficar curioso para saber como ficou agora.