Não posso te ajudar nisso, já que estou aqui no RJ.
Parece que minha intuição em relação a média esta se concretizando.
Eu aposto em algo entre 24 e 28.
Calculando com as notas postadas até agora temos:
fsquadro 19
bzanchet 31
boaglio 25
bani 28
ehrhardt 30
abgrj 38
amiga abgrj 26
amigo bani 38
wonder 30
----
265
Média=>265/9=29,44
Mas eu acredito que a media real vai ser abaixo disto, uma vez que as notas devem ser em geral menores do que as que foram postadas aqui.
Além disso, o pessoal que postou a nota aí no fórum me parece ser mais capaz do que a média.
POSCOMP não é vestibular e e não acho que exista “nota de corte” definitiva. Um bom currículos, cartas de recomendação, etc são mais importantes que a POSCOMP.
POSCOMP não é vestibular e e não acho que exista “nota de corte” definitiva. Um bom currículos, cartas de recomendação, etc são mais importantes que a POSCOMP.[/quote]
É, eu sei que essas coisas são importantes, mas começo a me perguntar qual é o peso de importância de cada um no processo.
Pelo que tenho lido por aí, o Poscomp está se tornando cada vez mais solicitado e recomendado e a maioria das grandes universidades estão fazendo uso dele.
O pior é que eles não definem para o público qual é o peso de cada um.
POSCOMP não é vestibular e e não acho que exista “nota de corte” definitiva. Um bom currículos, cartas de recomendação, etc são mais importantes que a POSCOMP.[/quote]
Mas não tenha dúvidas que uma boa nota no POSCOMP ajuda na hora de pegar bolsa, minha nota ano passado não foi excepcional, resultado peguei bolsa somente agora no segundo semestre com o reajuste das notas.
Mas não tenha dúvidas que uma boa nota no POSCOMP ajuda na hora de pegar bolsa, minha nota ano passado não foi excepcional, resultado peguei bolsa somente agora no segundo semestre com o reajuste das notas.
{}´s [/quote]
Você faz na USP Vinicius?
Qual foi sua nota no poscomp ano passado?
Não, faço na UFSCar (achei mais conveniente para minha área de pesquisa). Não fiz a inscrição no ICMC -USP aqui de São Carlos.
Conheço um colega que entrou lá ano passado, se eu não me engano ele ficou 3 pontos abaixo da média nacional, mas durante a graduação teve bolsa FAPESP e, acho que alguns artigos publicados. O POSCOMP, tem um bom peso, se eu bem me lembro eu fiquei com 22 ano passado, a média nacional foi 20.
Mas enfim, resumindo, eu não tinha bolsa FAPESP porque havia outras obrigações que eu não podia negligenciar, mas eu acho que se a pessoa já estava envolvida com pesquisa na graduação isso ajuda muito a ser visto com bons olhos durante a entrevista.
Claro que também não adianta chegar na hora da entrevista, mesmo tendo uma ótima nota no POSCOMP, pesquisado e publicado durante a gradução e não saber nem a área de pesquisa que pretende atuar, e o interesse dos professores participantes da entrevista.
É isso, boa sorte pessoal.
[quote=Java Vinicius Machine]Não, faço na UFSCar (achei mais conveniente para minha área de pesquisa). Não fiz a inscrição no ICMC -USP aqui de São Carlos.
Conheço um colega que entrou lá ano passado, se eu não me engano ele ficou 3 pontos abaixo da média nacional, mas durante a graduação teve bolsa FAPESP e, acho que alguns artigos publicados. O POSCOMP, tem um bom peso, se eu bem me lembro eu fiquei com 22 ano passado, a média nacional foi 20.
Mas enfim, resumindo, eu não tinha bolsa FAPESP porque havia outras obrigações que eu não podia negligenciar, mas eu acho que se a pessoa já estava envolvida com pesquisa na graduação isso ajuda muito a ser visto com bons olhos durante a entrevista.
Claro que também não adianta chegar na hora da entrevista, mesmo tendo uma ótima nota no POSCOMP, pesquisado e publicado durante a gradução e não saber nem a área de pesquisa que pretende atuar, e o interesse dos professores participantes da entrevista.
É isso, boa sorte pessoal.
Fiz o poscomp pela primeira vez e acertei 22… acho que não vai dar…
Parabéns vcs foram bem!!
Mel[/quote]
Ir bem é meio relativo em se tratando do Poscomp. Por exemplo, eu fiz 38 mas se não conseguir uma bolsa não terei ido bem, mesmo conseguindo uma vaga.
Por enquanto é só esperar.
Dei uma olhada no programa da prova em http://www.icmc.usp.br/~posgrad/index.php?id=69 e acho que para um engenheiro estrutural como eu ou para um matemático, a prova de matemática seria bem fácil (pelo menos no meu tempo). Porém as outras 50 questões sobre Fundamentos de Computação (20 questões) e Tecnologia da Computação achei bem puxado.
Em compensação imagino que para alguém formado em área mais ligada à informática álgebra linear ou Cálculo Diferencial e Integral devem ter sido o terror.
Acho que por isto a média dos últimos anos foi baixa. Acho muito difícil um recém formado que tenha cursado uma única faculdade acertar todas as 70 questões. Mas eu já conheci gente que estudava engenharia pela manhã na POLI e ciência da computação à noite. Este encara esta prova com muito mais facilidade.
[quote=abgrj]Recalculando a média com a nota da mel.
Enquanto a media real não sai, a gente especula…rsrsrs
Eu aposto em 28.
Quem dá mais? rsrs
[/quote]
Segundo o site do SBC até um dia antes da data limite de inscrição existiam 5200 inscritos.
Com essa amostra minúscula de 10 valores, eu não aposto nada!
Certo. E perto de casa porque um dos caras que sei que faz isto mora perto da Vila Mariana. Ir para a USP todo dia já é um enorme sacrifício. Se a segunda faculdade fosse longe também seria impossível.
O cara é como muitos daqui que começaram com informática antes dos 15 anos. Portanto a faculdade à noite ele leva mais fácil. E sempre foi CDF. Com uma boa base e sabendo estudar, a Poli não assusta tanto.
Na verdade conheço vários que fizeram 2 faculdades ao mesmo tempo. O mais incrível foi um que fez odontologia e direito.
Conheço um que fez Poli e ESPM. Bem esperto este cara!
[quote=boaglio][quote=abgrj]Recalculando a média com a nota da mel.
Enquanto a media real não sai, a gente especula…rsrsrs
Eu aposto em 28.
Quem dá mais? rsrs
[/quote]
Segundo o site do SBC até um dia antes da data limite de inscrição existiam 5200 inscritos.
Com essa amostra minúscula de 10 valores, eu não aposto nada! [/quote]
É verdade. Há muito poucos dados aqui para se concluir alguma coisa.
A média em 28 pontos é apenas um sentimento meu.
Se alguém tiver mais notas para fornecer seria legal.
Dei uma olhada no programa da prova em http://www.icmc.usp.br/~posgrad/index.php?id=69 e acho que para um engenheiro estrutural como eu ou para um matemático, a prova de matemática seria bem fácil (pelo menos no meu tempo). Porém as outras 50 questões sobre Fundamentos de Computação (20 questões) e Tecnologia da Computação achei bem puxado.
Em compensação imagino que para alguém formado em área mais ligada à informática álgebra linear ou Cálculo Diferencial e Integral devem ter sido o terror.
Acho que por isto a média dos últimos anos foi baixa. Acho muito difícil um recém formado que tenha cursado uma única faculdade acertar todas as 70 questões. Mas eu já conheci gente que estudava engenharia pela manhã na POLI e ciência da computação à noite. Este encara esta prova com muito mais facilidade.
[]s
Luca[/quote]
Tudo bem Luca?
Apenas uma correção. O que você disse vale para cursos de informática de faculdades particulares em geral (se diz que nelas não se vê muita matemática), mas para cursos de universidades públicas (pelo menos aqui no RJ, eu fiz UERJ) tem muita matemática (quase metade do curso na UERJ).