Retornando Estudos em java!

Pessoal ja to a um ano sem mexer com java, irei recomeçar meus estudos agora pensei em primeiro começar fazendo exercicios e estudando o livro da Person. “Java Como Programar 8° Edição”. Porem o livro para quem conhece é um pouco extenso. Gostaria de algumas dicas para seguir um roteiro de estudo bem definido.

Meu objetivo é depois disso começar a estudar para tirar as certificações que me interessam que são as: SCJP E SCWCD.

Cara também estou com esse mesmo objetivo.

Também fiquei um bom tempo sem mexer com java e recomecei usando o livro Use a cabeça Java - 2ª ed. da editora alta books, recomendo começar por ele mesmo sabendo alguma coisa de java, eu também não sou leigo, mas a visão é outra e comparando ao livro do deitel (também tenho ele mas pra sair do primeiro capítulo sem dormir foi punk, rsrsrs) que não deixa de ser um ótimo livro, porém o use a cabeça além de ser menor, proporciona um aprendizado mais dinâmico e divertido (minha opinião).

Após esse, já estou com o livro Certificação Sun para programador Java 6 - Guia de estudo, dos mesmos autores do Use a cabeça, editora alta books também.

Bem, essa é a rotina que pretendo fazer, logo quero também realizar alguns simulados pra fortalecer os conhecimentos e quem sabe conseguir o certificado.

Fica a dica, espero ter ajudado.

muito obrigado, por ter compartilhado um pouco da sua jornada nos estudos !
to aqui com o livro do Deitel agora !!!. Enquanto não aparece um guia , vou seguindo ele mesmo…

Como te falei é um ótimo livro, mas aconselho você ler em pé pra não cair no sono, pois o conteúdo é muuuito longo. rsrsrs, boa sorte.

O roteiro de um livro já é um excelente guia, já ensinam na ordem e progressivamente.

Quanto ao livro A ou B, é algo muito pessoal…pra mim, o que deu sono foi o Use a Cabeça, pois achei muito infantil.
Adoro mesmo o Deitel justamente por ser longo, por ter muitos capítulos, muitos exercícios, muitos códigos e esmiuçar muito as explicações e detalhes.
Embora já tenha estudado ele, até hoje uso como referência.

Não tenha medo de livro longo…se é longo, provavalmente tem mais informações, o que é ótimo.
Até porque se pretendem levar a sério a programação, vai ser necessário sempre ler artigos e fórums, pro resto da vida…não importa quão bom é um programador, diaramente é necessário recorrer a pesquisas e leituras.

Como eu disse, é algo pessoal…então começa estudando, não tenha pressa nem medo de muita informação, se gostar dele continue…outro excelente hábito é vir aqui no fórum acompanhar as dúvidas e respostas.

Concordo em partes com seu ponto de vista jarlisson principalmente no que diz respeito ao livro ser pessoal e formas de adaptação.

Não quero de maneira alguma começar uma guerra santa aqui no fórum, somos todos adultos e cada um tem sua crítica, mas discordo em dois pontos quando você diz:

[quote=jarlisson]
Não tenha medo de livro longo…se é longo, provavalmente tem mais informações, o que é ótimo.[/quote]

Nem sempre livros muito longos são garantia de muitas informações aproveitáveis.

E não é ótimo quando o estudante é iniciante na tecnologia (mesmo que não totalmente), pois pode confundí-lo ainda mais devido ao excesso de informações e acabar frustrando-o/desanimando-o nos estudos.

Realmente fui irônico ao me referir do livro do Deitel, justamente por ter passado essa dificuldade no início e estou me adaptando muito melhor com Use a cabeça.

Agora uma coisa que todos temos de concordar é que há livros pra todos os gostos e formas de aprendizado, cabe ao estudante identificar o que melhor lhe agrada.

Espero ter ajudado.

Sim, nem todo livro longo quer dizer que tenha muita informação, foi exatamente por isso que coloquei o ‘provavelmente’ em negrito.
Mas, como sempre, é uma questão pessoal…pra mim, qualquer informação sobre a linguagem é bem vinda.

Acho o livro bem diferente principalmente por ter muitas informações.
Embora eu não vá usar diretamente para programar, só o fato de saber a informação ou de entender como algo funciona (como o JVM ou Garbage Collector), acho bem válido…complicado dizer o que é uma ‘informação aproveitável’.

Sou de acordo com o Rodrigo Strauss [http://www.1bit.com.br/]:
“…quanto mais você sabe o que está acontecendo quando você chama uma função (qualquer uma), melhor programador você é.”

Acabei não respondendo a pergunta principal do tópico:
Roteiro:

• 1 livro base (Deitel)
  • Material voltado especificamente pra certificação (livros, provas antigas)

E enquanto ocorrer esses estudos:

• Acessar fórums
  • Paciência, nada de pressa e ler o máximo possível

Boa sorte!

Olá a todos

também estou retomando meus estudos mas agora com muito mais foco. Agora vai kkkkk!!!

Bom. Quanto a indicação de livros, também não tenho a intenção de gerar controvérsias mas tenho uma forte preferência pelo Deitel, pois como foi dito antes ele tem muitos exemplos, exercícios e cobre uma boa parte do que um programador deve saber a princípio.

Não acho os livros do Head First infantis mas pra quem está com foco na leitura e ver como se faz na prática o Deitel com certeza está na frente.

Acho o Head First muito bom para dois casos: se você for totalmente leigo ou se você prefere um livro mais descontraído ou alternativo. Enfim, Deitel e Head First são ótimos livros mas cada um tem seu público.

Bom estudo para todos!!!

Opa, ai sim hein, rsrsrs.

O bom que estamos conseguindo manter a moral e os bons costumes, kkkkkkkkkk

Mas falando sério, os dois livros são bons e no meu caso, a dinâmica que o Use a cabeça proporiona está me fazendo manter o foco, recomendo aos demais que fiquem espertos apenas com a tradução, pois costuma traduzir tudo, até mesmo array como matriz, thread como segmentos (e já dizia o saudoso Tião Macalé: ih… nojento, tcham! kkk) isso já na segunda edição, coisa que com o Deitel realmente não encontrei (não li ele inteiro ainda).

Quando estava começando (lá em 2002, rs) os dois livros que eu li para aprender java foram o Core Java volumes 1 e 2.

jeankbn o livro use a cabeça java 2ed é otimo, só acho que tem alguns erros de tradução. O do Deitel é referencia em Java, aborda praticamente tudo de java, estou entrando no capitulo 8 do livro de certificação da Kathy e estou gostando, ele é cansativo como o do Deitel.

Uma opção mais rápida e interresante é assistir videos no youtube, como os da Universidade XTI do Java 7.

Tambem existem várias apostilas sendo que a que tem maior nome é a da Caelum que por sinal é otima tambem.

Pessoalmente ia nos videos do youtube que é bem mais didatico que ficar lendo, mas se vc tem tempo de ler recomendo mais o da Kathy que já vai direto ao que vc pretende, que é a certificação.

recomendo tbem as apostilas da Caelum… são muito boas e bem explicativas!

http://www.caelum.com.br/apostilas/

Boa Sorte!