Revista Mundo Java agora é Mundo J

Preferia a revista antiga, mas tudo bem contanto que o conteúdo continue bom.

Abraços
Wanderson 8)

h4lls, concordo totalmente com voce! Imagine um iniciante em TI folheando revistas em uma banca de jornal…rsrs…MundoJ??? O titulo MundoJava era auto-explicativo e qualquer leitor já saberia o que esperar do conteudo da revista! O design do site esta HORRIVELLLLLL…estranho mesmo! Desagradavel de navegar…quando voce clica em edicao atual desce uma lista de conteudos cuja unica separacao e uma borda de tabela…ta parecendo um blog!

A arte do site ficou HORRIVEL…

Muito ruim mesmo

Sempre apresentando resistência ao que estamos habituado. Espero apenas que o conteúdo continue apresentando a mesma qualidade.

Olá Pessoal!

Queria convidar a vocês a lerem o editorial da próxima edição em http://www.mundoj.com.br/mj/cartaleitoresmj.shtml

Acho que vocês vão entender que na verdade não estamos mudando drasticamente o conteúdo e sim concretizando uma tendência que já estava acontecendo nas edições anteriores. Não se sintam abandonados que a revista ainda continuará trazendo o mesmo tipo de conteúdo relacionado a Java que trazia anteriormente!

Talvez alguns ainda fiquem saudosos em relação ao nome MundoJava, mas tenho certeza que em breve terão o mesmo apreço pelo nome MundoJ. O site ainda é novo e certamente ainda vamos trabalhar nele para que ele fique o mais amigável possível para os leitores.

Espero que gostem da nova edição!

Por outro lado, imagine desenvolvedores de Ruby ou interessados em desenvolvimento ágil… O que acontecia é muitos deles não reconheciam que a revista também oferecia conteúdo para eles por possuir “Java” no nome.

Admito que essas questões são bem complicadas! Como gostaria que renomear as coisas fosse igual refatorar código… :slight_smile:

Tem algumas coisas legais de se fazer em momentos como este.

Poderiam fazer um concurso aqui no GUJ mesmo para a escolha do nome da revista, colocava uma votação o nome de maior pontuação era Eleito e pronto.
Outra coisa também, não sei se já fazem isso, se ainda não fizerem seria legal. Avaliar de Alguma forma quem se destaca no GUJ e possibilitar a esta pessoa fazer algum artigo para o revista, tipo um TOP 5 do GUJ.

Talvez um nome legal para a revista seria: CROSS JAVA, se a ideia for abordar assuntos além do Java.

Opinião lançanda, pedras á vontade…rsrs…

Valew.

Olá

Guerra, você tem toneladas de razão.

O Java por si só está esgotando a capacidade de se reinventar e é cada vez mais raro aparecer inovações para o Java.

Enquanto isso fora do Java as coisas seguem efervecentes com novidades a cada dia. Como assinante fico muito feliz de ver a revista atenta ao que se passa no mundo e com a abertura de horizontes.

Quanto ao design do site ou conteúdo e capa da revista de uma edição em particular acho que será sempre assim. Algumas vezes acerta com o nosso gosto ou com a nossa necessidade e outras não. O que importa é que acerte na maioria das vezes e isto vem acontecendo desde o início da revista.

[]s
Luca

realmente o desing do site ta meio estranho… mas pelo conteudo… deve ser interessante… espero que não tenha centenas de capitulos sobre SOA… que nem as outras mundo java… acho que deveriam fazer uma revista Mundo SOA.

Também preferia Mundo Java. Gosto de material focado no que eu quero procurar, se quisesse saber de outra tecnologia procuraria em material especializado em outra.

Mas é questão de gosto. heheheh

Mas o que acho pior é que com o tanto de “profetas do caos” pregando o “Java vai morrer”, “Java parou no tempo”, etc, uma mudança dessas só contribui pra aumentar a especulação.

Na verdade sempre deixei aqui aberto o convite aos usuários do GUJ de contribuírem com artigos! Se você tem uma idéia interessante, entre em contato com a gente!

Essa questão do nome foi realmente complicada. Ao mesmo tempo que queríamos oficializar a mudança, também não queríamos romper bruscamente com o nosso passado. Dessa forma, MundoJ foi um nome que lembra o nome anterior e dá essa idéia de renovação, tirando explicitamente “Java” do nome.

Olá

Nada para o mundo. Não reconhecer o que está acontecendo lá fora não impede as coisas acontecerem.

[]s
Luca

O nome da revista reflete o crescimento da plataforma Java e da JVM, que cada vez aborda mais linguagens, lugares e dispositivos, além de ficar intimamente ligada as metodologias.

Sobre o layout do site, acho que eles vão se acertando aos poucos, e toda crítica é valiosa. Vamos ver os artigos e ver se a qualidade continua a mesma.

Essa mudança pra mim é ótima!

Pois o motivo de eu ter parado de assinar era a quantidade de “tutoriais” que a revista tinha, agora ela pode abordar conceitos de tecnologia em geral como NoSQL, Cloud Computing, SOA BPEL, SCALA, Ruby e etc, que são assuntos atualmente muito mais lidos por nós que jah temos um tempinho de estrada, e claro, isso não quer dizer que não teremos artigos sobre Java.

[quote=asaudate][quote=thiagobaptista]Me chamo Thiago Baptista, sou Desenvolvedor Java e leitor dessa revista há bastante tempo. Sempre gostei muito da qualidade dela, vários artigos me trouxeram conhecimentos que eu botei em prática na hora. Gostava também da arte da revista, simples e muito elegante.

Fiquei profundamente decepcionado com essas mudanças. A começar pela arte, que ficou uma bosta. Po, essa fontezinha retrô de filme de ficção científica dos anos 80!

E depois, essa mudança de foco. Como desenvolvedor Java que tinha na revista uma referência de artigos, avaliações de tecnologias e uma forma de ficar à par das novidades de nossa plataforma, me senti abandonado. Não tenho nada contra abordar temas mais gerais, como metodologias, arquiteturas e processos. Mas se eu compro uma revista chamada “Mundo Java”, é porque quero uma avaliação desse tipo de tema sob a ótica… da plataforma Java!!!

E já que é assim, cabe perguntar se essa editora fará a mesma coisa com a outra revista que tem, específica para plataforma .NET. A “Mundo .NET” vai virar o que? “Mundo PONTO”??

Fiquei muito decepcionado. Ia esse mês assinar a revista, mas pelo jeito não vou fazer isso. A revista que eu ia assinar acabou…[/quote]

Já eu gostei das mudanças. Não tanto pelo layout, mas pela renovação do conteúdo. Uma parcela de meu crescimento como desenvolvedor Java deu-se através da leitura de revistas como a Mundo Java e a Java Magazine. No entanto, a certo ponto perdemos o interesse por revistas como essas, já que elas não representam nada de “novo”. À medida que alcançamos senioridade, ficamos mais preocupados com conceitos mais abstratos, como metodologias de desenvolvimento, governança, etc., e menos preocupados com a codificação em si.

Eu tinha perdido o interesse pelas revistas citadas, mas pretendo comprar a “Mundo J” para checar essas mudanças, e, caso seja interessante, talvez até assine.

[]´s[/quote]

++

Guerra, como muitos disseram, o “J” como sufixo não cabe mais. Entendo que a MundoJava é uma marca, mas não acredito que há tanto investimento que não possa ser transferido para uma outra, já que tem fóruns apoiando e a própria comunidade.

Hoje a revista está mais para “MundoDev” agora o nome, talvez fosse interessante abrir mesmo um concurso como o AgileBrazil o fez para logotipia.

Quanto ao Design do site, além de ter ficado péssimo (como disseram) o código é ruim também, cheio de “Tabelas” com JavaScript Behaviour de DreamWeaver…zuado … :twisted:

Aliás, isso me lembra um vídeo muito bom: [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=V-cyaXVmNUQ&feature=related[/youtube]

Corram para as colinas!!

Nossa quanta choradeira por causa de um nome, é fato que a revista sempre abordou outros assuntos que nao java, como SOA, Agile, Ruby até Scala, ninguem nunca reclamou disso, agora porque mudaram o nome para refletir o que de fato ja acontece, parece que o mundo parou. :shock:

Como sempre o medo da mudança.

Sobre design pra mim nao fede nem cheira, estou interessado no conteúdo, nao vou desfilar no SPFW com a revista debaixo do braço. :evil:

Por isso, novamente insisto que me sinto abandonado pela revista. Se o desenvolvedor Ruby, C#, Python ou o que for estiver interessado em conteúdo que seja de valia para eles também, acredito que eles o procurariam em revistas especializadas na plataforma deles.

Eu, como desenvolvedor Java, não procuro matérias sobre SOA e REST e metodologias ágeis numa revista de Ruby. Porque entendo que, pela lógica, se há uma matéria sobre agilidade numa revista de Ruby, esse tema será abordado na ótica dessa linguagem; citando exemplos e casos de outros desenvolvedores Ruby, listando códigos de exemplo em Ruby etc.

Agora, concordo totalmente com o asaudate quando ele diz que esse tipo de matéria é bastante rica para nosso crescimento profissional. Aliás, uma das sessões que eu sempre gostei bastante na Mundo Java era a “Provocação Digital”. Não sou contra esse tipo de matéria, muito pelo contrário. Mas se os editores identificaram que esse tipo de tema está emergindo para além de uma ou outra plataforma, então por que não pensaram em cria uma NOVA revista, voltada não para uma determinada linguagem e sim para esse tipo de discussão?

A impressão que dá é que os editores só fizeram isso porque as vendas da Mundo Java estavam caindo, e eles viram na estratégia de “abrir a revista” para outros desenvolvedores uma forma de compensar essa perda de dinheiro.

Mais uma vez pergunto: a mesma “mudança de ares” vai acontecer com a revista Mundo .NET?? Se não, por quê?

E por fim, a arte do site nem me interessa muito. A arte da capa e da logo da revista é que achei uma porcaria. Parece que refletem graficamente a mudança de paradigma da revista…

O medo da mudança realmente é um grande problema, principalmente na nossa profissão.

Mas tem uma coisa pior que isso: aceitar mudanças sem questionar, ainda que você discorde.