Revista Mundo Java agora é Mundo J

[quote=thiagobaptista]
Por isso, novamente insisto que me sinto abandonado pela revista. Se o desenvolvedor Ruby, C#, Python ou o que for estiver interessado em conteúdo que seja de valia para eles também, acredito que eles o procurariam em revistas especializadas na plataforma deles.

Eu, como desenvolvedor Java, não procuro matérias sobre SOA e REST e metodologias ágeis numa revista de Ruby. Porque entendo que, pela lógica, se há uma matéria sobre agilidade numa revista de Ruby, esse tema será abordado na ótica dessa linguagem; citando exemplos e casos de outros desenvolvedores Ruby, listando códigos de exemplo em Ruby etc.

Agora, concordo totalmente com o asaudate quando ele diz que esse tipo de matéria é bastante rica para nosso crescimento profissional. Aliás, uma das sessões que eu sempre gostei bastante na Mundo Java era a “Provocação Digital”. Não sou contra esse tipo de matéria, muito pelo contrário. Mas se os editores identificaram que esse tipo de tema está emergindo para além de uma ou outra plataforma, então por que não pensaram em cria uma NOVA revista, voltada não para uma determinada linguagem e sim para esse tipo de discussão?

A impressão que dá é que os editores só fizeram isso porque as vendas da Mundo Java estavam caindo, e eles viram na estratégia de “abrir a revista” para outros desenvolvedores uma forma de compensar essa perda de dinheiro.

Mais uma vez pergunto: a mesma “mudança de ares” vai acontecer com a revista Mundo .NET?? Se não, por quê?

E por fim, a arte do site nem me interessa muito. A arte da capa e da logo da revista é que achei uma porcaria. Parece que refletem graficamente a mudança de paradigma da revista…[/quote]

Na verdade a mudança foi motivada por uma mudança nos próprios leitores da revista. Procure por tópicos no GUJ sobre edições anteriores, que você verá que esse tipo de assunto é procurado pelo mesmo público. Eu vou nos eventos e as “figurinhas” são sempre as mesmas! Como editor da revista consigo ver que você está com uma idéia errada do que significa essa mudança. Talvez acompanhando as próximas edições você entenderá melhor… Acredito que não leu o texto do link que postei anteriormente explicando a mudança, então vou colocar o conteúdo aqui na íntegra:

Indo Além da Plataforma Java

[i]Nossa revista, já há um bom tempo, vem abordando diversos temas que também são do interesse de qualquer desenvolvedor e que não são diretamente relacionados com Java. Dentre esses assuntos estão temas relacionados com design de software, arquitetura de aplicações e metodologias de desenvolvimento. Na parte de arquitetura, podemos dar destaque a arquitetura orientada a serviços (SOA) cuja adoção vem sendo almejada por diversas empresas. Em metodologias de desenvolvimento
o destaque é para os métodos ágeis, que vem tendo uma adoção crescente na indústria brasileira. Até mesmo assuntos relacionados com outras linguagens que executam na máquina virtual tem aparecido com frequência na revista.

A linha editorial da revista é trazer uma abordagem prática desses variados assuntos, porém sem deixar de lado os importantes conceitos relacionados. Essa união de teoria e prática faz com que os artigos abordem os temas de forma completa, construindo na cabeça do leitor uma compreensão sobre o tema e a concretizando a partir de exemplos práticos. Esses exemplos criam um ponto de partida mais simples para que o leitor possa colocar os conceitos apresentados na prática de forma mais rápida. Essa característica dos artigos faz com que muitos professores os adotem como material didático em sala de aula.

Em uma discussão recente em um fórum de discussões, alguém citou que os artigos apresentados na revista são sobre temas avançados. O fato dos artigos serem sobre temas avançados, não significa que são apenas para desenvolvedores experientes. Certamente é possível ter artigos avançados que vão construindo os conhecimento desde o início de forma a torná-lo acessível para os mais iniciantes. Sendo assim, ter artigos sobre temas avançados não significa ter artigos somente para desenvolvedores experientes. Cada artigo da revista almeja apresentar seu conteúdo de forma a torná-lo acessível para os iniciantes, porém de forma mais
profunda, agregando valor também aos mais experientes.

Dentro dessa visão, concretizamos essa linha editorial, que já vinha sendo apresentada nas últimas edições, mudando o nome da revista para para MundoJ. Isso não significa que a revista não terá mais artigos sobre APIs e frameworks da plataforma Java. Esse tipo de artigo ainda estará presente na revista, porém uma quantidade maior de temas relacionados a desenvolvimento de software também serão abordados. Isso também não significa que a revista terá artigos sobre qualquer tipo de linguagem. Seremos fieis a nossa origem e manteremos a plataforma Java, com todas as linguagens que executam na JVM, como a plataforma utilizada para os artigos da revista. A temática principal dos artigos é que poderá ser mais abrangente, porém os exemplos se manterão fieis a plataforma inicial da revista.

É com essa perspectiva que essa revista que já participa a vários anos da comunidade de desenvolvimento de software dá mais um passo em direção ao futuro. A mudança de nome só vem a concretizar essa postura que já vinha sendo demonstrada a algumas edições. Com tudo isso, o nosso leitor só tem a ganhar, podendo ter acesso através da revista a uma quantidade maior e mais ampla de temas na área de desenvolvimento de software. Anunciem aos quatro ventos: a revista evoluiu para MundoJ!![/i]

[quote=thiagobaptista][quote=fredferrao]
Como sempre o medo da mudança.
[/quote]

O medo da mudança realmente é um grande problema, principalmente na nossa profissão.

Mas tem uma coisa pior que isso: aceitar mudanças sem questionar, ainda que você discorde.[/quote]

Alguns chamam de: “Novos desafios”

Mas enfim, não sei porque esta se sentindo tão abandonado, como esta BEM escrito aqui: http://mundoj.com.br/mj/cartaleitoresmj.shtml , com destaque para:

Olha eu acho isso uma maravilha, pois veremos outras tecnologias e como usa-las e seus exemplos em Java. Quer melhor que isso??

Analisando o que foi dito pelo Eduardo na carta aos leitores e analisando também os temas dos artigos da edição 42, a revista está apenas oficializando algo que já faz de algumas edições para cá: maior abrangência no conteúdo, capturando a atenção também de arquitetos, analistas/desenvolvedores de outras linguagens que compõem a Plataforma Java, engenheiros de software, etc…

Pelo visto, a mudança do nome da revista é apenas para que os profissionais de TI não associem mais o conteúdo da revista APENAS com tecnologias/frameworks para a LINGUAGEM JAVA, já que, como disse antes, de um bom tempo pra cá a revista vêm sendo muito mais abrangente do que isso. Até a JM possui uma seção exclusiva para Agile, como podem ver de umas 10 edições para cá.

Acho que a revista deve estar mais interessante agora que nao esta presa mais a um assunto tao batido. Parabens aos responsaveis por essa decisao!

[quote=marcosalex]
Mas o que acho pior é que com o tanto de “profetas do caos” pregando o “Java vai morrer”, “Java parou no tempo”, etc, uma mudança dessas só contribui pra aumentar a especulação.[/quote]

Isso é um fato sim, mas nao vejo motivos pra desespero so porque sua linguagem preferida parou no tempo.

Eu acho que é válida a mudança. Me interesso muito mais em ler uma revista que fale sobre conceito e experiências em desenvolvimento de software do que uma que seja apenas um monte de ‘receitas de bolo’ encadernadas sobre tecnologia X. E se tratando de temas de desenvolvimento de software, na maioria dos casos eles são generalizados e não são específicas do Java.
NA MINHA OPINIÃO tutoriais do tipo “Utilize JSF 2.0 com JPA e Spring” e coisas do gênero fazem muito mais sentido em um blog ou em uma wiki do que em uma revista. Pois na minha visão revista é algo para se ler quando não está na frente do PC. E artigos técnicos demais são chatos de ler de longe do PC, pois são coisas que devem ser testadas enquanto se lê o artigo para um melhor entendimento. Acho que uma revista deve se focar em “explicar o que é uma tecnologia”(diferente de ensinar uma tecnologia), falar sobre conceitos, tendências e experiências prévias com algumas tecnologia ou metodologia. Se eu quiser saber como se utiliza algo, procuro a documentação. Mas reforço novamente que é MINHA OPINIÃO.

O nome da revista eu acho que ficou realmente melhor, pois como falado pelo Guerra traz mais sentido pois deixa a revista com um conteúdo mais abrangente, porém o layout do site realmente está horrível.

Guerr@, por favor não me leve a mal. Se faço críticas é justamente porque sou um leitor assíduo da revista Mundo Java, e um grande fã de seu conteúdo de ótima qualidade (o seu artigo sobre Padrões de Projetos Java EE em formato de “História Interativa” aliás foi sensacional).

Confesso que fico mais tranquilo após ler esse editorial. Mas não deixo de ficar com uma pulguinha bem pequena atrás da orelha, com relação a essa questão de “abrir” a revista a desenvolvedores de outras plataformas. Não que eu seja um sectário daqueles que acha que desenvolvedor Java não chega nem perto de um ambiente .NET, pelo contrário (eu mesmo sendo um desenvolvedor PHP e projeto-de-rubista)!

Mas é que eu não vejo (insisto!) a mesma preocupação de “abertura” na revista Mundo .NET. Isso talvez nos leve a uma discussão ainda maior, sobre a estabilidade de nossa plataforma - por que essa necessidade de “abertura”, de “novos desafios” que nós sentimos (e levou às mudanças na revista), e por que não há esse sentimento nos desenvolvedores de outras plataformas?

Fica minha sugestão então de vocês pensarem em uma revista exclusiva para debates como arquiteturas e metodologias.

\//

“Seremos fieis a nossa origem e manteremos a plataforma Java, com todas as linguagens que executam na JVM, como a plataforma utilizada para os artigos da revista. A temática principal dos artigos é que poderá ser mais abrangente, porém os exemplos se manterão fieis a plataforma inicial da revista.”

Texto tirado da carta aos leitores.

O nome pra mim não vai influenciar em muito, da na mesma. Não recebi minha edição ainda, mas pelo índice o conteúdo deve estar bom, como de costume.

Agora, o layout do site, realmente, acho que vale uma revisão. Além de visualmente não me agradar (letras brancas em fundo preto? sei lá, me incomoda, mas sei que é apenas por conta da capa da edição atual), acho que a organização das funcionalidades está equivocada. A “área de assinantes” por exemplo, está lá em baixo, preciso até rolar a página pra ver o link. Da uma impressão que os assinantes são relegados a segundo plano. Sei que não foi essa a intenção, mas vcs tem de pensar melhor nisso na hora da diagramação.

[]'s

[quote=Guerr@][quote=joao.junior]
Outra coisa também, não sei se já fazem isso, se ainda não fizerem seria legal. Avaliar de Alguma forma quem se destaca no GUJ e possibilitar a esta pessoa fazer algum artigo para o revista, tipo um TOP 5 do GUJ.
[/quote]

Na verdade sempre deixei aqui aberto o convite aos usuários do GUJ de contribuírem com artigos! Se você tem uma idéia interessante, entre em contato com a gente![/quote]

Muito legal isso.
Não é o meu caso, contribuir com artigos para a Revista. Mas muitos usuários do fórum possuem blogs pessoais(de bom conteudo), seria legal uma seleção de artigos interessantes, um espaço na revista para Divulgar/Valorizar os conteudos destes blogs, se o blogueiro quiser é claro.

O pessoal que reclama dessa nova folosofia da revista parece que gosta de ficar pra trás, mesmo que seja só por orgulho.
Atualmente é mais fácil apresentar um novo paradigma usando por exemplo ruby do que esperar isso chegar para linguagem Java, ou seja, em algum momento isso vai rolar mas porque esperar até lá?

A capa e design do site não precisam durar mais que uma edição… então não faz sentido condenar a revista se baseando nisso.
Eu sugiro na próxima edição fazer umas tres capas e botar pra votação, pra acabar com essa picuinha :slight_smile:

cada um faz a sua roda girar do jeito que quiser, mas fico com o povo que prefere o nome antigo (muito mais peh no chao) ao novo, a arte ta mais pra Manga (quadrinhos japoneses) …

Olá Pessoal!

Agradeço a todos pelas sugestões em relação ao design, a linha editorial e ao novo nome da revista! Serão todos levados em consideração!

Uma coisa que gostaria de ressaltar é o novo slogan da revista: “A revista para quem gosta de desenvolver software”. Eu gosto muito de programar e desenvolver software! Tenho prazer em aprender coisas novas e em poder colocar elas em prática! Acho que a maioria que comprava a MundoJava e comprará a MundoJ compartilha também esse prazer. Posso ver isso pelos comentários de vocês, as vezes até brigando e discutindo para que a revista fique da forma que acreditam ser a melhor.

É essa a MundoJ: feita por quem gosta de desenvolver software para quem gosta de desenvolver software!

Quando estiverem com o novo numero em maos, aguardo o feedback também sobre o conteúdo.

Espero que o conteúdo continue com a qualidade de antigamente pq o visual [do site] já foi pra tonga…

Acredito que sejam dois mercados distintos: os que procuram uma revista especializada e os que procuram um conteúdo geral. A revista mudou o foco, logo, está mudando seu público. Claro que existe uma interseção, e é do direito dos detentores fazer essa opção.

Felizmente existem opções tanto pra quem gosta de uma linha quanto pra quem gosta de outra :lol:

Vou começar a assinar a Java Magazine

[quote=serathiuk]Eu acho que é válida a mudança. Me interesso muito mais em ler uma revista que fale sobre conceito e experiências em desenvolvimento de software do que uma que seja apenas um monte de ‘receitas de bolo’ encadernadas sobre tecnologia X. E se tratando de temas de desenvolvimento de software, na maioria dos casos eles são generalizados e não são específicas do Java.
[/quote]

Falou tudo.

[quote=serathiuk]
… tutoriais do tipo “Utilize JSF 2.0 com JPA e Spring” e coisas do gênero fazem muito mais sentido em um blog ou em uma wiki do que em uma revista. [/quote]

dependendo do tema, eu até gosto de ver esse tipo de conteúdo nas revistas de Java, porém, infelizmente, com poucas novidades, não tem muito o que falar, logo, não é estranho ver capas de revistas com temas mais do que batidos como Hibernate, persistência utilizando Mysql, etc…

O conteúdo está bem bacana. Sabe: os editores de revistas sobre desenvolvimento de software brasileiros na minha opinião são heróis.

A questão do nome eu imagino que deve ter sido realmente bastante complicada. Por um lado, vocês tem de manter a identidade com o que era a revista, do outro, tem de mostrar o novo caminho que ela vai seguir. É realmente uma quimera: de qualquer maneira haverá gente descontente com a história. E com relação à questão estética, bem: o que eu quero da revista? Algo meramente bonitinho ou algo com conteúdo? O que fica na minha memória? A fonte usada num artigo ou o seu conteúdo? Entre os dois, opto pela segunda opção.

(a questão estética importa? Claro que sim. Mas é fundamental? Não. E sinceramente, é neste tipo de discussão que costumo separar as crianças dos adultos)

Parabéns pela mudança e pelo trabalho que desenvolvem. O Brasil realmante precisa (e deveria agradecer) de gente como vocês.

Bom, ainda bem que a Java Magazine não mudou para J Magazine, pois iria parecer com outra revista no mercado (G Magazine) huhauhauauha. Já pensou as pessoas confundindo e comprando uma pensando que é outra?

O que importa mesmo é o conteúdo, mas fica melhor quando vem numa “embalagem” bonita. Logo as coisas se acertam. Agora o pessoal exagera muito nesses assuntos… Isso me lembra aquele livro: “Quem mexeu no meu queijo?” ou ainda um ditado antigo: “Se mudar a cor da grama o burro morre de fome.”

Olá

Realmente naum gostei dessa alteração tb.
Porem, quero ver o conteudo desse mes, pois sou assinante da revista.
O que importa é o conteudo e naum aparencia. Mas se o conteudo ficar igual a aparencia do site, ai naum da.
A revista é uma grande aliada minha, ja que estou começando a desenvolver em java.
Espero que essa mudança naum altere na qualidade e o foco da informações da revista, e sim apenas o nome e o layout da página.

Apenas um alerta para o Guerr@.

NA PARTE DO ASSINANTE, NAUM ESTAUM FUNCIONANDO A PARTE DE ALTERAR CADASTRO E ALTERAR SENHA

Entrei lá e estou precisando fazer atualização no cadastro e na senha tb.

Abraços