[size=“18”]Revista SQL Magazine - Edição 22 - Nas bancas de todo Brasil
Confira aqui o resumo desta Edição[/size]
Desenvolvendo projetos com ferramentas livres para UML - Parte II
Marcio Junior Vieira
Orientação a objetos não é apenas uma necessidade nos novos projetos, é muito mais, é obrigação. Boas práticas, reutilização e persistência de objetos é uma das premissas para o sucesso de um projeto. Mas aliar a persistência de objetos com banco de dados relacionais torna-se complicado por conta da diferença de modelos. Neste artigo você irá aprender a produzir scripts SQL e código fonte a partir de um projeto básico, fazendo alguns ajustes nos diagramas de classes, com o objetivo de adequá-los ao modelo relacional.
Persistência de objetos no Cachè
Valdete Maria Gonçalves de Almeida,
Alessandreia Marta de Oliveira Julio,
Marco Antônio Pereira Araújo
Tratar persistência de objetos com banco de dados relacionais não é tarefa fácil, como visto no primeiro artigo desta edição.Neste artigo, temos uma agradável surpresa: trabalhar com persistência de objetos num banco de dados objeto-relacional, o Cachè.
O Caché utiliza conceitos de orientação a objetos, tais como herança, polimorfismo, encapsulamento e associação entre as classes. Além disso, trabalha com a abordagem relacional e possui uma estrutura de armazenamento chamada de ?Globais? que propicia o armazenamento de todos os tipos de dados, incluindo streams binárias e imagens gráficas.
Como acessar um servidor Oracle a partir de um servidor SQL Server 2000
Cristiano R. Matheus
Imagine um cenário onde a troca de informações entre dois SGDBs distintos é vital! Agora imagine o Oracle acessando diretamente SQL Server, integrando duas soluções distintas de forma transparente.
Cristiano demonstra a facilidade desta ação com exemplos práticos e dicas valiosas.
Dicas de performance com o ADO.Net
Renato Haddad
A performance é um fator predominante para o sucesso de um projeto. Mestre Haddad demonstra as melhores práticas de performance com ADO.Net, os métodos mais adequados para cada situação, entre outras dicas práticas.
Integrando PHP com SQL Server 2000
Manoel Pimentel
Neste artigo desenvolvedores PHP são presenteados com dicas preciosas de trabalho com SQL Server 2000. O PHP é uma poderosa linguagem para desenvolvimento de aplicações e-business, rodando em diversas plataformas esuporte à dezenas de SGDBS. O melhor de tudo é que as técnicas são apresentadas por meio de uma aplicação real, desenvolvida passo-a-passo e com excelente explicação das técnicas empregadas.
Backups com SQL Server 2000 Parte II - Executando Backups
Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro inicia o artigo com um dos pensamentos mais interessantes sobre a segurança das informações: “Nos dias de hoje muito tem se falado sobre sistemas redundantes, espelhamento, storages, cluster, RAIDs, e por aí afora. O foco principal de toda essa discussão se resume no seguinte: em quanto tempo você consegue retornar à operação em caso de falha no servidor de banco de dados?”.
Com uma linguagem clara e objetiva, Paulo demonstra todos os tipos de backup bem como sua implementação, comprovando a força do SQL 2000 neste quesito.
Manutenção da disponibilidade em banco de dados Oracle 9i - ParteII
Allyson A. Brito
Com continuação primorosa, este artigo apresenta o Recovery Manager (RMAN). O RMAN possui inúmeras características interessantes, otimizando o trabalho de BACKUPs alinhando disponibilidade e performance das informações. Um bom exemplo de uso é o backup incremental em nível de bloco, que consiste na cópia apenas dos blocos alterados desde o último backup. O RMAN copia apenas o conteúdo dos blocos de dados dos datafiles economizando com isto tempo e espaço de armazenamento.
Homologação de modelos de dados Avaliando a qualidade na raiz do projeto
Carlos Caldo
Entramos na era da qualidade, onde empresas buscam excelência em seus projetos. Carlos Caldo, de maneira irreverente e com interessantes analogias nos mostra por que é fundamental definir um processo formal para avaliação e homologação de modelos de dados nas empresas. Sem este instrumento não existirá a garantia de qualidade dos modelos elaborados e, conseqüentemente, o projeto poderá sofrer conseqüências desagradáveis.
[b]DevMedia Group - Marketing
www.devmedia.com.br
21-22839012
21-22032831
[/b]