[rfps] --> Java2Palm

Então né :smiley:
Alguém aqui desenvolve p/ a plafaforma Palm usando Java?

Gostaria de saber qual plataforma usar, se J2ME ou há outra… que ferramenta usar (de preferência IDE/GUI).

Em Que emulador posso testar a aplicação …

bem, algumas informações serão bem vindas

um abraço

Se é algo para rodar apenas em PalmOS (ou Windows CE) eu recomendo o SuperWaba.
É bem mais completo, leve e rápido do que J2ME para Palm.

Uso o midp4palm da Sun, não é tão rapido quando o superwabba, mas pelo menos usa APIs padrão e a UI é infinitamente mais bonita.

Fora que se precisar de performance pode-se muito bem comprar 1 VM com JIT por uns 40$, com SuperWabba não existe essa opção.

Quanto aos aspectos estéticos… bom… nenhuma das duas é muito bonita :roll:

Mas a do SuperWaba é bem configurável, e inclusive no emulador para ela dá para customizar bastante a aparência do próprio Palm para obter um resultado mais realístico (ex.: dá para carregar o esquema de fontes do Clié).

Além disso existe a questão da licença… no caso do MIDP é algo um poquinho “obscura” a parte relativa a redistribuição, enquanto no SuperWaba acho que não há nenhum tipo de restrição.

Mas claro que esa questão de API padrão é bem importante, e a tendência é tornar-se ainda mais importante conforme for integrando mais J2ME com J2SE e J2EE. E por MIDP já estar bem difundido na área de celulares deve existir uma base maior de aplicações.

A única coisa que eu realmente tenho a reclamar é do MIDP for Palm ainda ser a especificação 1.0. Espero que saia logo na versão 2.0.

Acho que o MIDP 2.0 nunca vai sair para palm. Pq se acontecer vai ser depois do Personal Profile e ai ninguem vai se importar muito com o 2.0.

legal, legal…
eu já havia visto alguma coisa sobre o superwaba. Bem, não me agradou muito ter que usar outras bibliotecas que não eram as padrões da sun. Agora esse, midp4palm, eu não havia visto ainda.

Se entendi bem, ele gera código nativo p/ qquer plataforma palm? isso incluindo Pocket PC, PalmOS … até handhelds?

Este,midp4palm, é uma ide? posso consegui-lo no site da sun mesmo?

e p/ simulação, ele mesmo tem um simulador?

muito obrigado + uma vez

ricardo

só complementando a questão acima, preciso ter o J2ME instalado p/ que o MIDP funcione ou ele sozinho “se basta”.

tenho o j2sdk 1.4.1 instalado no meu pc, isso da algum problema?

MIDP é Java, ele não gera código nativo.
Você vai lá no site da Sun em http://java.sun.com/products/midp4palm/ e baixa e o JRE (máquina virtual e APIs), para poder rodar as aplicações no seu Palm - apenas PalmOS, não é muito multiplataforma.
Para programá-las, você usa o Wireless Toolkit mesmo, que está disponível em http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/
Não existe nenhum tipo de incompatibilidade com o J2SE.

Mas já aviso novamente: é grande e lento. Dependendo do seu Palm, esteja preparado para ocupar toda a memória e gastar as baterias rapidinho.

bem, com base no que vc esta afirmando.

“para poder rodar as aplicações no seu Palm - apenas PalmOS, não é muito multiplataforma”

Ele não gera códigos multiplataforma, apenas desenvolverei aplicação p/ PalmOS? Bem, como vc disse…

“Mas já aviso novamente: é grande e lento. Dependendo do seu Palm, esteja preparado para ocupar toda a memória e gastar as baterias rapidinho.”

Bem, gosto muito do java, + pelo que vc esta afirmando, não seria uma boa saida usar java p/ desenvolver p/ a Plataforma PALM? A saída basicamente seria usar outra ferramenta, nada de java!

Eu desenvolvo algumas coisinhas usando PocketStudio, possui um compilador pascal muito bom que gera código nativo p/ PalmOS e os códigos são pequenos e rápidos.

Pelo que vc esta me dizendo, java esta longe de ser uma solução “aceitável” para Palm!

Bem, não quero que os “puritanos” de plantão venham me condenando por falar que “java não serve p/ Palm”. Apenas quero justamente saber disso, se é uma boa saída desenvolver em java p/ Palm.

Bem, um abraço a todos, que puder me dar mais informações eu agradeço.

Cordialmente:

Não é que não seja multiplataforma. Você compila seu código para bytecode e aí roda em qualquer lugar que exista JVM para ele.
A Sun disponibiliza no site dela apenas para PalmOS, e o código gerado também é compatível com qualquer celular que possua o suporte a MIDP. Se alguém algum dia inventar uma JVM com suporte a CLDC e MIDP para outro sistema operacional, seu código vai rodar nele também.

Sobre ser grande e lento, para você ter uma idéia, esse kit para Palm consome 586K. Se o púbico alvo de sua aplicação for pessoas com modelos de Palms mais novos, com pelo menos 8Mb, acho que a pessoa não vai se importar (eu não me importo), mas muita gente ainda tem Palm de 2Mb ou 4Mb, aí uma simples JVM gastar 0,5Mb é considerado muito. Quanto a performance, também vai depender do Palm, alguns são bem mais rápidos do que outros.

Na minha opinião só vale a pena desenvolver utilizando MIDP se você quer que sua aplicação rode tanto em PalmOS quando em celulares, lembrando até que segundo estudos até 2005 vai ter mais celulares com handheld integrado do que apenas handhelds. E esses costumam usar aquele Symbian OS, não PalmOS.

Mas se você quer só para PalmOS/WindowsCE, ainda achos Superwaba melhor. Que no fundo é Java também, apesar de não ser oficialmente suportado pela Sun.

Lembrando, também, que tem uma CACETADA de JVMs MIDP pra SymbianOS (Nokia, SonyEricsson, etc), e que em alguns modelos mais porrada do Symbian, vc não precisa nem usar a MIDP, vc pode usar o Personal Profile, que é bem mais robusto (tem até Swing, se nao me engano :))