[rfps] --> Tô completamente perdido na certificação!

Olá colegas…

Trabalho com desenvolvimento em Delphi há alguns anos e juntamente com um colega, estou querendo obter a certificação java. Mas tenho algumas dúvidas.

Tenho visto aqui uma série de “denominações da certificação”, parece até sopa de letrinha rs… :smiley:

Tracei um cronograma de agora até 12 de outubro p/ obter a certificação, até pretendo estudar, são ± 4 meses e apesar de não ser ignorante em java 100%, tb não quero levar um “tapa na cara” com o resultado da prova.

Bem a questão 1 é:
Quais as certificações que a SUN oferece? por qual certificação devo procurar?

Bem, tenho até agora usado como guia de referência p/ estudar p/ a a certificação o conteúdo dos sites:
www.programadorjava.com
www.jspbrasil.com.br

são básicos + tem me ajudado.

Onde mais posso encontrar referências p/ me ajudar, quais vc’s estão usando p/ estudar, quais simulados …

Bem, um abraço a todos, e espero em outubro fazer parte deste grupo de certificados.

t+ Ricardo

A prova não é brincadeira, se voce acha que é so conhecer a API do java, e saber usar Try, catch e lançar exceções… VOCE NAO VAI PASSAR.

sites como voce mencionou (jspbrasil e tal) são bons pra conhecer novas ideias e ajudar no dia a dia, mas nao tem NADA A VER com a prova de certificação.

no site da SUN, você encontra a explicação da prova, e alguns simulados.
mas em resumo, você deve começar pela prova de PROGRAMADOR: SCJP (Sun Certificated JAVA PROGRAMMER), tambem chamado de
exame 310-035

Compre um livro sobre o assunto se vc realmente quer passar… e estude, estude muito… nesse link tem os livros:
www.livrariacultura.com.br

simulados:
www.javaranch.com
www.jdiscuss.com

quando eu achar a minha lista completas de links eu posto aqui, t+ :slight_smile:
e boa sorte.

Meu caro,

As certificações de Plataforma Java da Sun são dividas basicamente em três categorias, a saber :

  1. Programmer
  2. Developer
  3. Architect

Programmer : Sun Certified Java Programmer (1.2 & 1.4)
Ênfase é dada à especificação da linguagem e APIS básicas que todo programador deve conhecer. Conceitos de OO (Encapsulamento, herança, polimorfismo e um pouco de design de classes).
Para se certificar o candidato deve ser aprovado num exame que é ministrado em centros PROMETRIC.
O Programmer é o pedreiro;

Developer : Sun Certified Java Developer
Ênfase é dada ao desenvolvimento de soluções utilizando-se conceitos avançados da API, interfaces gráficas (Swing), Sockets, etc
Além de ter como pré-requisito a certificação de Programmer, você deve ser aprovado num projeto OO.
O Developer é o mestre de obras;

Architect : Sun Certified Enterprise Architect For J2EE Technology
Ênfase é dada à questões de arquitetura e modelagem OO.
Segunrança, internacionalização, protocolos, connectors, design patterns, tecnologias relacionadas ao server side e integração ao legado.
Você deve ser aprovado num exame de múltipla escolha, desenvolver um projeto OO e ser aprovado num exame dissertativo sobre o projeto que desenvolveu.
Essa certificação não tem como pré-req qualquer outra.
O Architect é o arquiteto !

Existem também certificações que complementam a certificação de Programmer :

  1. Sun Certified Web Component Developer For J2EE Technology
    Componentes da camada WEB / apresentação : API JSP/Servlets

  2. Sun Certified Sun One Developer
    Plataforma SUN One Studio

  3. Sun Certified Businnes Component Developer
    Componentes da camada de negócios : EJBs

Informações detalhadas podem ser obtidas no site da própria SUN :
http://training.sun.com/US/certification/java/index.html

Contudo, que antes de tentar obter qualquer certificação, adquira uma base sólida da tecnologia. Algumas boas referências são oa “Core Java” e “Thinking in Java”. O site da SUN (tutoriais e blueprints), além de muita prática é claro.

[ ] ´ s

quark up ( 1 + 1 + 1 = 1 )

Prefira os livros Core Java I e II

Rapaz,

A minha recomendação para voce é, sem a menor dúvida, o livro :

Java 2 Sun Certified Programmer & Developer, da autora
Kathy Sierra, editora Osborne.

É um excelente livro, explica tudo de uma maneira bastante clara,
dá ênfase aos cuidados extras que precisamos ter, dá dicas
de como nos preparar, como estudar, etc, etc. Um tesouro,
na minha opinião, eu estou lendo e adorando.

Mas preste atenção, procure pela versão do livro que já esteja
atualizado para a prova do JDK 1.4,
ISBN 0-07-222684-6

Bons estudos e boa sorte
Maxsen

Se puder, faça como eu. Compre os dois volumes do Core Java, o Java Como Programar do Deitel, o livro da Kathy Sierra citado acima. Eu arrumei tambem a apostila oficial do curso SL- 275 da Sun, leia os tutorias da Sun, a especificação, enfim, se puder adquirir toda e qualquer fonte de informação, adquira, vc vai usar sempre, não só pra certificação pode ter certeza mas pra qualquer coisa que queira fazer utilizando a tecnologia java

O que vc’s me dizem deste livro?

se for este: ISBN 8534608954 , o livro é muito bom…
… se você estiver desenvolvendo applets (java 1.1) no M$ Visual J++ :roll: :wink:

esta sugestão, apesar de cara ($$$ :evil: $$$) é a melhor :smiley:

este também é um conselho precioso, tem muitas livrarias que vendem o livro antigo, que é no mínimo “tosco” se comparado ao citado, como se fosse o novo.

Eu acho muito bom o livro Core Java, mas só tenho o primeiro volume. Hoje fui comprar o segundo, mas notei que não sai edição nova desde 2001!
Espero que pelo menos quando sair o Java 1.5 escrevam uma nova edição…

Eu acho os Core´s Java I & II muito bons, linguagem fácil, bom português. Ótimo pra quem está aprendendo.

eu pessoalmente nao gostei muito do Core nao, sabia?
Tenho o I aki em casa, e me dou mais bem com o Deitel. hehehe

Sera que o livro “A linguagem de programação Java” é bom, pelo menos para estudar? ela se assemelha ao Core Java e ao Java Como Programar?

Ressucitou o tópico lá de 2003…

pra que isso?
Ainda me prestei a ler todo tópico com uma pulga atras da orelha o.O