Robo

Um amigo meu tem a idéia de construir um braço mecanico que move as peças sobre um tabuleiro de xadrez como projeto final de curso.
Ele está programando tudo em Assembly.

Tem como ela usar J2ME? Se sim como ela pode adquirir o chip p/ instalar na “mão” dele??

[quote=“YellowBike”]Um amigo meu…
Ele está programando tudo em Assembly.

Tem como ela usar J2ME? Se sim como ela pode adquirir o chip p/ instalar na “mão” dele??[/quote]

Primeiro, você deve resolver o conflito de sexo do seu amigo…ou é homem ou é mulher. :lol:

Segundo, recomendaria você ir na banca de jornal pois existem várias revistas de eletrônica e mecatrônica onde nos projetos é usado chips programáveis. No caso do braço mecânico, acho que seria mais fácil você encontrar algo nas revistas sobre mecatrônica.

Se fosse para eu escolher um tipo de chip Java para esse caso, seria JavaCard, não J2ME.
Mas de qualquer forma acho que nenhum dos dois servem.

Bani, mas o custo e a dificuldade de se encontrar tal chip + leitora, não torna esta escolha proibitiva ?

Na minha opnião, ele pode usar J2ME sim, pois acredito que é mais viável para ele economicamente, além de ser mais fácil desenvolver, já que a comunicade J2ME não só no Brasil como no mundo é grande.

Aqui no Brasil, e no próprio GUJ, bem raramente vemos alguém postando alguma questão sobre JavaCard; acredito que isto acontece pela próprio uso que ainda se faz da tecnologia, são poucos os que enxergam algum uso prático, existe escaces de material sobre o assunto, cases de sucesso mostrando a viabilidade da tecnologia,etc…coisa que o J2ME hoje em dia já tem.

O Bruno de Souza, no recente Code-Blood, abordou dispostivos pequenos que tinham uma JVM que podia rodar aplicações e citou uma tal de placa TINI (Tiny InterNet Interface) que tinha um chip que rodava J2ME (ou partes dele).

Em um número antigo da Java Magazine, existe uma matéria que fala sobre controlar robos feitos com o Lego Mindstorms programando o mesmo em Java.

Acho que o Yellowbike pode pesquisar por uma destas linhas para ver se dá pé o que deseja fazer.

Bom, eu nunca vi um chip com J2ME para vender e não tenho a mínima idéia de como ele faria para gravar sua aplicação nesse chip. Por isso, mesmo em termos de custo, acredito que JavaCard seja mais barato. Na minha visão JavaCard é muito mais um “mercado de massa” nesse caso do que o J2ME.

Mas como eu disse anteriormente, na verdade acho que nenhum dos dois serve. Não tem nada nas JVMs de J2ME atuais para fazer funcionar um robô, e J2ME não aceita chamadas nativas por questões de segurança.

Bani,

Como se programa em JavaCard?

Achei que era com J2ME…

Obrigado!

JavaCard costumava ser tipo um profile de J2ME, mas na época do JavaOne ano passado meio que resolveram que seria algo separado.

Sobre como programar… tem lá a API dele (bem pequenininha)… você escreve o programinha e grava no cartão… normal…