Rodar comando diariamente sem aplicação estar aberta

Meus caros, boa noite!

Gostaria de saber se é possível em Java ou no MySQL, executar um comando diariamente mesmo sem o programa estar aberto.
Tenho uma aplicação desktop em java.
Preciso conferir se uma data já foi ultrapassada todos os dias para depois estar enviando um email de alerta.
Exemplo:
Tenho a data 05/06/2017 cadastrada em um registro no banco. Preciso ver todos os dias se já foi ultrapassada essa data. Rodando hoje, ela estaria ultrapassada e alteraria o status de outra chave para EM ATRASO.
Depois iria enviar um email para alguém com alguma informação.

Tem como fazer isso, ou só é possível com a aplicação aberta mesmo?

Você pode agendar trabalhos no sistema operacional, e isso vai mudar de SO pra SO. Esse job invocaria teu programa, e você faz o que tiver de fazer.

Eu desconheço uma maneira de fazer isso com Java e também gostaria de saber se existe. Acho muito difícil que haja.

EDIT: Dei uma pesquisada aqui e encontrei isso: What is the best solution to perform scheduled tasks in Java, whatever the OS?

O cara faz um if else para definir o sistema operacional, e a partir disso agenda o trabalho de acordo. Tem cheiro de gambiarra, mas não acho que seja problemático porque não é todo dia que surge um SO novo adotado em massa para você ter que adicionar mais uma cláusula na tua condição.

Obrigado pela atenção Lucas!
Eu também acho que seja praticamente impossível, já que o sistema fica fechado.
Mas como é feita essa verificação nos outros sistemas?

Fica uma instancia do programa aberta sempre no servidor usando Quartz?

Ele fez assim, no cliente:

// Pra descobrir o sistema operacional
final String osName = System.getProperty("os.name");
if (osName == null) {
    L.e("Unable to retrieve OS!");
} else if ("Mac OS X".equals(osName)) {
    currentOS = SupportedOS.MAC_OS;
} else if (osName.contains("Windows")) {
    currentOS = SupportedOS.WINDOWS;
} else {
    L.e("Unsupported OS: "+osName);
}

// Para agendar o job
switch (currentOS) {
        case MAC_OS:
            final String cron = new SimpleDateFormat("mm HH d M '*' ").format(when.getTime()) + alarmCL;

commandLine = new String[] {
                    "/bin/sh", "-c",
                    "crontab -l | (cat; echo \"" + cron + "\") | crontab"
            };
            child = Runtime.getRuntime().exec(commandLine);
            break;

case WINDOWS:
            commandLine = new String[] {
                    "schtasks",
                    "/Create",
                    "/ST "+when.get(Calendar.HOUR_OF_DAY) + ":" + when.get(Calendar.MINUTE),
                    "/SC ONCE",
                    "/SD "+new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").format(when.getTime()), // careful with locale here! dd/MM/yyyy or MM/dd/yyyy? I'm French! :)
                    "/TR \""+alarmCL+"\"",
                    "/TN \""+getAlarmName(alarmId)+"\"",
                    "/F",
            };
            L.d("create command: "+Util.join(commandLine, " "));
            child = Runtime.getRuntime().exec(commandLine);
            break;
        }
1 curtida

Entendo, mas digo em outros sistemas, sem gambiarra.
É necessário a aplicação ficar sempre aberta no servidor né?

Reli tua pergunta e entendi diferente agora. Eu achei que você queria necessariamente executar uma tarefa no cliente diariamente. Como você tem a data no servidor (no banco de dados), pode agendar esse job no servidor mesmo.

Cria um job que chama um programa que consulta o banco e manda um email pra quem for necessário baseado na data.

Pode usar o cron mesmo, é algo bem simples. O sistema vai invocar a JVM com teu programa, e dali você faz o que precisar. Quando o programa terminar, a instância da JVM morre e só é invocada novamente no outro dia.

Que bacana Lucas!
É exatamente isso que precisava!
Tem algum material pra me indicar pra ler sobre isso?

Cara, eu aprendi num livro que eu tenho aqui, chamado “Your UNIX/Linux: The Ultimate Guide - 3rd Edition”, do Sumitabha Das. Eu tentei achar esse livro em PDF na época, há quase 2 anos, e ainda não tinha nenhum. Talvez tenha a segunda edição, que deve ser bem parecido. É extremamente didático, só precisei ler o que ele diz pra aprender a usar.

Mas tipo, o cron é um negócio bem comum no Linux, então deve ter bastante material bom pela Internet. Com certeza esse livro não é o único recurso bom. Como de costume, os melhores materiais estão em inglês:

Achei em português esses aqui:

No caso, quando disse Quartz me referi à uma biblioteca do Java que agenda tarefas.
Gostaria de ter o material sobre os Jobs no banco de dados.
Algo que o banco pudesse invocar todos os dias para verificar essa data e alterar o valor de outra chave.

Entendi, não sabia que o Quartz era uma biblioteca Java. Ele agenda o job no sistema operacional ou no próprio programa Java (como um Timer ou ScheduledExecutorService)?

Acho que também tem algo parecido em bancos de dados, porque isso é uma parada extremamente útil para fazer backups, por exemplo. Mas nunca estudei nada do gênero, não tenho o que recomendar.

Pelo que sei, ele agenda no próprio Java.
Mas o que necessito é estilo backup mesmo. Seria uma tarefa agendada diariamente.

Pelo que vejo, apenas com o programa aberto constantemente no servidor irei conseguir fazer isso.

Exatamente, se o job é agendado dentro do Java, o programa deve estar rodando para o job ser chamado. Inclusive, não sei se o Quartz lida com isso, mas se você reiniciar o programa, perde os jobs já agendados.

É complicado…

Vou ver se encontro alternativa para não precisar deixar o programa rodando.
Caso encontrar, posto aqui.
Obrigado Lucas!